Influenciador digital: o que faz, como ganhar dinheiro e fortalecer sua marca pessoal

Digital Influencer - blogueira fazendo vídeo com pet

A carreira de influenciador digital é uma das mais promissoras da atualidade, principalmente para aqueles que gostam de se manter conectados às redes sociais e interagir com o público.

Você atua ou pensa em trabalhar como influenciador digital? Então você chegou ao lugar certo!

Nesse conteúdo, vamos falar sobre a carreira dos influenciadores digitais, incluindo o que faz um digital influencer, quanto ganha e como se tornar um profissional nessa área.

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O que faz um influenciador digital?

Um influenciador é um profissional do meio digital que tem o poder de afetar as decisões de terceiros em função da sua autoridade e conhecimento em determinado assunto ou em função do relacionamento com seu público.

Nos últimos anos, vimos as redes sociais crescerem rapidamente em importância. Em todo o mundo, bilhões de pessoas utilizam as redes sociais para se conectar com familiares, amigos e marcas.

Vivendo nesse universo digital, os influenciadores usam as redes sociais para orientá-los em suas tomadas de decisão.

Os influenciadores digitais são pessoas que construíram uma reputação por seu conhecimento e experiência em um tópico específico e que, diante disso, acumularam uma grande quantidade de seguidores interessados em consumir seus conteúdos.

As marcas amam os digital influencers que atuam nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube e Tik Tok.

Por esses canais elas sabem que eles podem utilizar o seu poder de influência para criar tendências e incentivar as pessoas a uma ação de compra.

Com esse poder de influência, as marcas remuneram os influenciadores para guiar o seu público até uma conversão de compra, sendo possível ganhar muito dinheiro dessa forma.

Além disso é possível por exemplo, ser afiliado em plataformas como a Hotmart, Eduzz, Monetizze e outras, divulgando os produtos digitais de infoprodutores e ganhando uma porcentagem na venda desse infoproduto.

Vale destacar que ao contrário do que muitos pensam, um influenciador não é alguém que passa todo o seu tempo nas redes sociais, tirando selfies e tentando parecer importante.

Os influenciadores digitais devem influenciar genuinamente o comportamento de seus seguidores.

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O que é preciso para ser um influenciador digital?

O trabalho do influenciador digital e o marketing de influência funciona e pode garantir uma excelente renda mensal e um padrão de vida acima da média da sociedade. 

Por sinal, essa é a razão pela qual parece que todo mundo quer montar um negócio digital e se tornar um influenciador de mídia social nos dias de hoje.

Este tipo de marketing continua crescendo de forma significativa em todo o mundo, afinal, as redes sociais já contam com cerca de 4 bilhões de usuários de redes sociais em todo o mundo.

Com um alcance tão grande, os influenciadores digitais podem mover e direcionar parcelas significativas desse grupo a tomar decisões, como a compra de um produto.

A boa notícia, é que qualquer um pode se tornar um influenciador de mídia social, desde que para isso, utilize a estratégia certa. Na sequência, separamos um passo a passo para auxiliar você, confira!

1. Escolha um nicho 

Seu primeiro passo é escolher um nicho específico. Essa etapa é obrigatória e, sem ela, você terá dificuldade em construir um público de pessoas engajadas e interessadas em sua mensagem.

Cada influenciador de marketing que você vê no YouTube, Instagram, Twitter, TikTok, etc. tem um nicho.

2.Escolha sua plataforma principal

Como um influenciador de mídia social, existem vários canais diferentes que você pode usar, incluindo:

  • YouTube;
  • Instagram;
  • Facebook;
  • Twitter;
  • Tik Tok;
  • Dentre outros.

Antes de começar sua campanha para se tornar um influenciador de mídia social, você precisa marcar sua presença na rede social que escolher e concentrar nela, a maior parte de seu conteúdo.

3.Desenvolva um calendário de conteúdo

Como um influencer de mídia social, você deve criar consistentemente um conteúdo valioso que seu público (e mecanismos de busca / algoritmos de mídia social) irão adorar.

As pessoas valorizam o comprometimento e a consistência nos influenciadores sociais. Você precisa aparecer todos os dias com uma mensagem consistente e produzir conteúdo útil que seja relevante para o seu público.

4.Envolva seu público

Este é um grande problema porque se você não se envolver de forma consistente com seu público nas mídias sociais, eles provavelmente perderão o interesse em seu negócio e marca.

Seu conteúdo é uma parte importante de sua estratégia de marketing de influenciador, mas sem engajamento, não importa o quão bom ou perspicaz o conteúdo seja.

Plataformas de mídia social como Facebook, Instagram e YouTube querem que as pessoas se envolvam com seu conteúdo. 

Sendo assim, envie às plataformas um forte sinal de que você está postando coisas que seu público realmente deseja ver e o algoritmo apresentará o seu conteúdo a mais pessoas potencialmente interessadas.

5.Facilite o contato das marcas com você

Outra dica importante para ajudá-lo a crescer como um influenciador de mídia social é tornar muito fácil para as marcas encontrarem e entrarem em contato com você.

Insira algum meio de contato na página inicial das suas redes sociais, como um e-mail, por exemplo, facilitando que anunciantes entrem em contato com você.

Quanto ganha um influenciador digital?

Podemos encontrar no mercado, influenciadores que faturam milhões, enquanto outros que faturam muito menos.

A remuneração na profissão é bastante variável, em função de diversos fatores como popularidade (número de seguidores) e nicho de atuação.

O influenciador é um empreendedor nato e como outro qualquer, não possui uma remuneração fixa e pode ganhar muito mais que um profissional CLT, por exemplo.

Na prática, tudo vai depender do seu próprio esforço, capacidade de gerar negócios e poder de influência nas redes sociais. 

Um influenciador digital pode ganhar dinheiro de diversas formas, dentre as quais, podemos destacar:

  • Divulgando produtos digitais, como afiliado;
  • Por meio da sua participação em campanhas de publicidade;
  • Através de parcerias com marcas;
  • Produzindo e vendendo seus próprios cursos e e-books;
  • Participando como coprodutor em lançamentos digitais;
  • Promovendo seus próprios produtos;
  • Participando em eventos diversos.

É importante saber que um digital influencer que atua como pessoa física, ou seja, sem abrir um CNPJ, paga muito mais impostos que um influencer digital que recebe seus ganhos na pessoa jurídica.

Sendo assim, é muito importante fazer a abertura de empresa para influenciadores digitais e ter os benefícios de ser um empresário digital, pagando muito menos impostos.

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Agora que você já sabe tudo sobre a carreira e profissão de influenciador digital, faça a abertura de empresa, regularize as suas atividades e evite problemas com o fisco.

A Soluzione Negócios Digitais oferece serviços especializados em contabilidade para influenciadores e outros profissionais do mercado digital, incluindo:

  • Assessoria para legalização e abertura de empresa;
  • Planejamento tributário para redução de impostos;
  • Auxílio e orientação para contratação de funcionários;
  • Gestão financeira completa;
  • Apoio para tomada de decisões importantes.

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