Contabilidade para ecommerce: a importância da organização contábil para a sua empresa

Contabilidade para ecommerce - foto de quadro com escrita e-commerce

A contabilidade para ecommerce é um elo fundamental para quem pretende alcançar o sucesso ao abrir e administrar uma loja virtual.

Não temos dúvidas, com uma busca cada vez maior dos consumidores por facilidade e comodidade, investir no comércio eletrônico pode ser um negócio extremamente lucrativo.

Para aqueles que ainda possuem dúvidas, basta uma pesquisa rápida sobre os números recentes do setor para observar a curva de crescimento do ecommerce brasileiro.

Procurando o apoio e a assessoria contábil que somente um contador especializado em ecommerce pode oferecer? 

Se a sua resposta foi “SIM”, você está no caminho certo. Continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final para tirar suas principais dúvidas sobre a contabilidade para ecommerce, ou se preferir, clique em um dos botões abaixo e fale diretamente com um contador especialista.

Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais        Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais

Contabilidade para ecommerce: vale a pena ser ecommercer pessoa física ou pessoa jurídica?

Atuar no ecommerce como pessoa física ou jurídica? Eis uma questão que costuma gerar muitas dúvidas no empreendedor que está pensando em montar uma loja virtual.

Diante disso, precisamos afirmar que abrir um ecommerce como pessoa jurídica (PJ) é o melhor caminho a ser percorrido pelo empreendedor.

Ainda mais que grandes marketplaces como o MercadoLivre por exemplo, estão se adequando à Receita Federal e exigindo que os ecommercers tenham CNPJ para poder se cadastrar nas plataformas e receber seus ganhos.

Quem atua como pessoa física no ecommerce, pode enfrentar sérios problemas para despachar as mercadorias pelas transportadoras, uma vez que não poderá emitir notas fiscais, e além disso, pagará uma carga tributária elevada, conforme demonstramos na tabela abaixo:

Contabilidade especializada em negócios digitais - vetor contador especializado planejamento tributário copiar

Diante de tudo isso, não tenha dúvidas, buscar a legalização do ecommerce na condição de pessoa jurídica e abrir CNPJ é a melhor opção para o empreendedor.

Por que uma contabilidade para ecommerce é importante?

O papel da contabilidade para loja virtual e dos serviços prestados pelo contador especialista em ecommerce, é fundamental para empreendedores que desejam alcançar o sucesso.

Confira como a contabilidade para loja virtual pode ajudar você:

  • Demonstrando como pagar menos imposto no ecommerce;
  • Fornecendo assessoria contábil para entrega de obrigações exigidas pelo fisco;
  • Fornecendo orientação para emissão de notas fiscais;
  • Orientando quanto ao CNAE para ecommerce correto;
  • Cuidando do registro de funcionários, cálculo de folha e pró-labore;
  • Apoio na gestão financeira do negócio;
  • Dentre outras atividades importantes.

Por fim, agora que você já sabe o que faz a contabilidade para ecommerce, continue conosco e entenda tudo o que você precisa sobre a tributação dos seus negócios.

Como funciona a tributação para ecommerce?

Uma das principais dúvidas dos empreendedores que procuram uma contabilidade para ecommerce, diz respeito ao tipo de tributação desse modelo de negócio.

Você sabe quanto de imposto paga uma loja virtual? Na prática, tudo vai depender do seu regime de tributação.

São basicamente três opções em regime tributário:

Simples Nacional

No Simples Nacional, os e-commerces são tributados no Anexo I, cuja alíquota inicial é de apenas 4% e a alíquota efetiva máxima (considerando as deduções) é de 11,12%.

Tabela Simples Nacional Anexo I

Lucro Presumido

Por sua vez, no Lucro Presumido, as lojas virtuais contribuem com uma alíquota de aproximadamente 5,93% em impostos federais, e além disso, o ICMS, imposto estadual, cuja alíquota varia de estado para estado.

Lucro Real

Por fim, o empreendedor que fatura acima de R$ 78 milhões/ano e procura uma contabilidade para ecommerce, deve tributar no Lucro Real, regime tributário no qual, os impostos são apurados sobre o lucro líquido.

No Lucro Real, os impostos são os seguintes:

  • IRPJ: 15% + 10% de adicional e IR sobre o lucro trimestral superior a R$ 60 mil no trimestre.
  • CSLL: 9%
  • COFINS: 7,6%
  • PIS: 1,65%
  • ICMS: Variável de estado para estado.

Abertura de CNPJ para negócios digitais - vetor empreendedor de sucesso ideia de abertura de empresa

Como abrir empresa e contratar uma contabilidade para comércio eletrônico?

Você já sabe que regularizar o seu ecommerce é a melhor alternativa para alcançar o sucesso, principalmente em função da redução de impostos, mas também por outros fatores, como por exemplo, a possibilidade de emitir notas fiscais.

Sendo assim, ainda fica uma dúvida: é possível abrir um e-commerce como MEI? Sim, é possível!

Mas em meio a tanta burocracia e pensando que a sua empresa precisa ter uma organização contábil, logo vemos a necessidade do apoio de um contador especializado em negócios digitais.

Além disso, o limite do MEI não é compatível com a margem de lucro de um comércio eletrônico e, definitivamente não vale a pena abrir um MEI para loja virtual.

Diante disso, você precisará contar com o apoio e assessoria de uma contabilidade para loja virtual que contribua para a regularização e legalização do seu ecommerce.

Pensando em abrir CNPJ para legalizar o seu ecommerce, mas não sabe exatamente por onde começar? Preparamos um passo a passo da abertura de empresa para te auxiliar, confira:

1.Contrate uma contabilidade para ecommerce;

2.Reúna os documentos necessários:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Certidão de casamento (quando casado);
  • Número da Inscrição Imobiliária do local para instalação da empresa.

3.Defina com o seu contador, o CNAE, regime tributário e natureza jurídica;

4.Adquira um certificado digital e-CPF e um certificado e-CNPJ;

5.Com o apoio de contabilidade, elabore um Contrato Social;

6.Aguarde enquanto a contabilidade providencia os documentos da empresa:

Após todos os passos, o seu ecommerce estará apto para entrar em funcionamento e emitir suas primeiras notas fiscais.

Procurando uma contabilidade para ecommerce formada por um time de especialistas com larga experiência nesse tipo de negócio?

Conte com a Soluzione Negócios Digitais, a sua melhor opção em contabilidade para loja virtual e negócios do mercado digital, clique em um dos botões abaixo e fale com um dos nossos especialistas.

Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais        Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais