Planejamento Tributário: como ajudamos nossos clientes do mercado digital a pagar menos imposto

Planejamento tributário vetor Soluzione Negócios Digitais

Você já ouviu falar em planejamento tributário para empresas do mercado digital e sabe como uma contabilidade especializada pode ajudar negócios nesse segmento a pagar menos impostos? 

Nos últimos anos surgiram muitos negócios e profissões no meio digital, dentre aquelas que estão em maior destaque no momento, podemos citar: infoprodutores, coprodutores, afiliados, web designers, youtubers, gestores de tráfego, social media, dentre outros.

Quando se destacam no que fazem, esses profissionais começam a faturar alto no mercado digital.

Por outro lado, apesar do potencial de crescimento e faturamento do meio digital, muitos acabam perdendo competitividade ou lucrando muito menos do que poderiam, pela simples falta de orientação especializada.

Tem muito profissional de destaque no mercado digital pagando mais impostos que o necessário, você está entre eles?

Confira na sequência, como utilizamos o planejamento tributário para ajudar nossos clientes do mercado digital a pagar menos impostos.

Agora, se você prefere ir direto ao ponto, clique em um dos botões abaixo e entre em contato com um contador especialista.

Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais        Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais

O que é Planejamento Tributário?

Chamamos de planejamento tributário o conjunto de estudos realizados por um contador especialista para garantir que seus clientes paguem menos impostos.

Em um planejamento como esse, o contador realiza um estudo tributário detalhado do segmento de atuação do cliente, analisa a legislação do setor e identificar:

  • Possíveis benefícios e isenções fiscais a qual o seu cliente possui direito;
  • Melhor CNAE para cada tipo de atividade;
  • Melhor regime tributário para os negócios da empresa;
  • Dentre outros fatores.

Um planejamento tributário assertivo leva em consideração a legislação em vigor, conhecimento especializado e uma série de cálculos que vão garantir o menor volume possível em impostos, sem contudo, infringir as normas fiscais.

Na prática, o contador mostrará a melhor alternativa e o caminho certo para que uma empresa consiga ser mais lucrativa e pague menos impostos.

Contabilidade especializada em negócios digitais - vetor contador especializado planejamento tributário copiar

Como funciona a tributação para profissionais autônomos no mercado digital?

Se você atua no mercado digital como pessoa física (autônomo), é um forte candidato a pagar mais impostos que o necessário.

De acordo com a legislação fiscal do nosso país, profissionais que prestam serviços como pessoa física precisam preencher mensalmente o Carnê Leão e recolher impostos sobre a sua renda com base nas alíquotas do IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física.

Confira a tabela:

Tabela Imposto de Renda Pessoa Física Soluzione Negócios Digitais

Como podemos observar na tabela, a alíquota de contribuição ao Imposto de Renda para profissionais que atuam no mercado digital como pessoa física pode chegar rapidamente aos 27,50% ao mês.

Além disso, de acordo com a nossa legislação previdenciária, o profissional autônomo precisa recolher mensalmente a contribuição para o INSS com alíquota de 20% sobre os seus rendimentos.

As alíquotas de contribuição para profissionais autônomos que atuam no mercado digital são elevadas, não é mesmo?

No entanto, a boa notícia é que você pode pagar menos impostos com o apoio de uma assessoria contábil especializada e um planejamento tributário assertivo.

Como funciona a tributação para empresas do mercado digital

As empresas, ou seja, pessoas jurídicas, contam com uma sistemática de tributação no mercado digital, completamente diferente das pessoas físicas.

De acordo com a legislação em vigor aqui no nosso país, as empresas contam com três regimes tributários a sua disposição, são eles:

Por sua vez, cada regime tributário possui uma sistemática própria para apuração de impostos, fato que reforça a importância do planejamento tributário.

Para que você entenda mais sobre o assunto, vamos apresentar detalhes sobre cada um dos regimes tributários, confira!

Simples Nacional: O Simples Nacional é um regime tributário destinado às micro e pequenas empresas, ou seja, negócios com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Empresas do mercado digital que atuam no Simples Nacional podem ser tributadas com as seguintes alíquotas efetivas:

  • Atividades de comércio: 4% a 11,12% sobre o faturamento mensal;
  • Atividades de prestação de serviços: 6% a 19,50% sobre o faturamento mensal.

Lucro Presumido: Por sua vez, no Lucro Presumido, as empresas podem faturar até R$ 78 milhões ao ano, sendo tributadas com base nas seguintes alíquotas:

  • Atividades de comércio: 5,93% + percentual de ICMS definido por cada estado;
  • Atividades de prestação de serviços: 13,33% a 16,33%.

Lucro Real: Por fim, temos o Lucro Real, regime tributário destinado a empresas de grande porte, com apuração de impostos com base no lucro líquido, mas alíquotas maiores.

  • IRPJ: 15% + 10% de adicional e IR sobre o lucro trimestral superior a 60 mil no trimestre.
  • CSLL: 9%
  • COFINS: 7,6%
  • PIS: 1,65%

Agora que você já sabe como funciona a tributação para empresas no mercado digital, observe a diferença entre as alíquotas do Simples Nacional e Lucro Presumido em relação a tributação dos profissionais que atuam como pessoa física.

Há uma grande diferença entre a tributação da pessoa física e da pessoa jurídica, fato que reforça a importância da orientação de um contador especializado no mercado digital e do planejamento tributário como ferramentas para redução de impostos.

Abertura de CNPJ para negócios digitais - vetor empreendedor de sucesso ideia de abertura de empresa

Planejamento tributário para redução de impostos no mercado digital

Buscando alternativas para pagar menos impostos no mercado digital? Conte com o apoio e assessoria de quem realmente entende do assunto, conheça a Soluzione Negócios Digitais.

Nosso time de especialistas em planejamento tributário e negócios digitais auxilia empresas e profissionais autônomos de diversas partes do Brasil a pagar menos impostos, dentre eles:

  • Infoprodutores;
  • Coprodutores
  • Afiliados;
  • Gestores de Tráfego;
  • Youtubers;
  • Social Media;
  • Design Gráfico;
  • Editores de Vídeo;
  • Desenvolvedores Web;
  • Agências de Lançamento;
  • Ecommerces.

Você possui uma empresa ou atua como profissional autônomo em um dos segmentos acima? 

Clique em um dos botões abaixo, entre em contato com nossos especialistas e descubra quanto você pode economizar mensalmente em impostos.

Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais        Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais