Contabilidade para Agências de Publicidade: tributação, regularização e apoio especializado

Contabilidade para Agência de Publicidade - foto de publicitária de planejamento

Você sabia que pode regularizar as suas atividades, montar um planejamento tributário completo e garantir uma boa economia com a assessoria de uma contabilidade para agências de publicidade?

este conteúdo, você vai descobrir o que faz uma agência de publicidade e entender como um escritório de contabilidade é importante para empresas que desejam ser mais lucrativas e pagar menos impostos.

Também vamos falar sobre as atividades das agências de publicidade, seus regimes tributários e apresentar tudo o que você precisa saber para regularizar a sua empresa.

Deseja ficar por dentro de tudo e tirar as suas dúvidas? Acompanhe esse conteúdo até o final, ou se preferir, clique em um dos botões abaixo e entre em contato com o nosso time de contadores.

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O que faz uma agência de publicidade?

Para entender melhor o que faz e como funciona o dia a dia de uma agência de publicidade, basta observar a descrição de atividades do seu CNAE.

De acordo com a legislação em vigor, agências de publicidade exercem as atividades previstas no CNAE 7311-4/00 – Agências de publicidade, dentre elas:

  • A criação e a produção de campanhas de publicidade para qualquer finalidade, para veiculação em quaisquer tipos de veículos de comunicação;
  • A colocação, em nome de clientes, de material publicitário em jornais, revistas, rádio, televisão, internet e em outros veículos de comunicação;
  • Os representantes dos veículos de comunicação para venda de tempo ou espaço de publicidade a clientes;
  • A prestação de serviços para merchandising em rádio e televisão.

Como podemos observar, todas as atividades são relacionadas a campanhas de publicidade em diferentes canais de comunicação, com o objetivo de promover personalidades, causas, organizações e empresas.

Bom, agora que você já tem uma ideia dos serviços prestados pelas agências de publicidade, é hora de entender como funciona a contabilidade para agências de publicidade e como ela pode ser útil para esse tipo de empresa. 

Continue conosco, acompanhe os próximos tópicos desse conteúdo e descubra como regularizar a sua empresa, organizar a contabilidade e pagar menos impostos.

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Como funciona a tributação para agências de publicidade?

De acordo com a legislação em vigor, as agências de publicidade podem ser enquadradas em um dos seguintes regimes tributários:

No entanto, como cada regime tem características próprias, será o planejamento tributário montado por uma contabilidade para agências de publicidade que vai definir a melhor opção para cada empresa do segmento.

São muitos os fatores que interferem na escolha do regime tributário mais econômico, contribuindo para que boa parte das empresas paguem mais impostos que o necessário.

No entanto, com o apoio de uma contabilidade para agências de publicidade, você pode garantir a melhor escolha e economia.

Veja as opções:

Contabilidade para Agências de Publicidade no Simples Nacional

  • Para agências de publicidade com faturamento anual de até 4,8 milhões;
  • Alíquota efetiva entre 6% e 19,50% sobre o faturamento para agências com despesas que representam 28% ou mais do seu faturamento com folha de pagamento;
  • Alíquota efetiva entre 15,50% e 19,25% sobre o faturamento para agências com despesas que representam 28% ou mais do seu faturamento com folha de pagamento.

Confira e compare os anexos do Simples Nacional para agências de publicidade:

Anexo III

Tabela Simples Nacional Anexo III

Anexo V

Tabela Simples Nacional Anexo V

Contabilidade para Agências de Publicidade no Lucro Presumido

  • Para agências de publicidade com faturamento anual de até 78 milhões;
  • Alíquota de 11,33% sobre o faturamento em impostos federais;
  • Alíquota entre 2% a 5% sobre os serviços prestados em impostos municipais.

Contabilidade para Agências de Publicidade no Lucro Real

  • Regime tributário sem limites de faturamento;
  • Impostos calculados sobre o lucro líquido;
  • Alíquotas elevadas (IRPJ: 15%; CSLL: 9%; COFINS: 7,6%; PIS: 1,65%).

São vários os fatores a serem levados em consideração quando o assunto é regime tributário, incluindo se através do fator R, é possível as agências de publicidade tributarem no anexo III, por exemplo.

Mas a boa notícia é que com o planejamento e assessoria de uma contabilidade para agência de publicidade sua empresa pode reduzir impostos e aumentar os lucros.

Agência de publicidade pode ser MEI?

Quando o assunto é contabilidade para agências de publicidade, muitos se perguntam: Agência de publicidade pode ser MEI?

Diante disso, é importante esclarecer que não, pois as atividades das agências de publicidade não estão previstas no rol de atividades permitidas ao MEI.

Abertura de CNPJ para negócios digitais - vetor empreendedor de sucesso ideia de abertura de empresa

Contabilidade para agências de publicidade: Como abrir CNPJ e pagar menos impostos

Você já sabe que com a orientação e assessoria especializada de uma contabilidade para agências de publicidade é possível economizar no pagamento de impostos.

Sendo assim, é hora de descobrir como regularizar a sua empresa, montar um planejamento tributário assertivo e pagar menos impostos.

Para começar, caso ainda não possua, o primeiro passo é abrir um CNPJ para atuar como pessoa jurídica.

Para isso, você pode contar com o apoio e assessoria da Soluzione Negócios Digitais. 

Nosso time de contadores especialistas fornecerá todas as instruções para abertura da sua empresa.

Na sequência, basta estruturar um planejamento tributário completo, levando em consideração todos os fatores que podem interferir na carga tributária da sua empresa, dentre eles:

  • Faturamento mensal;
  • Faturamento anual;
  • Natureza jurídica;
  • CNAE (tipo de atividade);
  • Valor da folha de pagamento.

Com base nessas e outras informações, nosso time de contadores estudará os cenários e apresentará a opção mais econômica para a sua empresa.

Tendo todos esses itens definidos, é o hora do passo a passo para abrir uma empresa:

  • Adquirir o certificado digital de pessoa física, o e-CPF;
  • Elaborar o contrato social;
  • Registrar o contrato social na Junta Comercial;
  • Solicitar o CNPJ junto à Receita Federal;
  • Fazer a Inscrição Municipal junto à Prefeitura;
  • Adquirir um Certificado Digital de Pessoa jurídica, o e-CNPJ.

Após isso a sua agência de publicidade estará apta para atuar e emitir notas fiscais e então será necessário contratar os serviços de Gestão financeira, contábil, fiscal e trabalhista de um escritório de contabilidade especializado.

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