Youtuber: o que é, como ganha dinheiro e como mudar de vida com o YouTube

Youtuber - imagem de tutorial de maquiagem em canal do Youtube

O que faz um profissional que atua como youtuber? Como criar um canal e ganhar dinheiro publicando vídeos na internet?

Montar um canal no YouTube é o sonho de muitas pessoas e pode também ser o seu. Pensando nisso, a Soluzione Negócios Digitais preparou um conteúdo completo sobre a profissão, incluindo respostas para as principais dúvidas relacionadas ao assunto.

Acompanhe esse conteúdo até o final para conhecer detalhes da profissão, incluindo o que faz, quanto ganha e como se tornar um youtuber.

Agora, se você já possui um canal e procura o apoio de uma assessoria contábil especializada para regularizar os seus ganhos com o Adsense e publicidade, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco.

Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais        Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais

O que faz um Youtuber?

Youtuber é uma pessoa que produz conteúdos para a plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube. 

Para alguns, é apenas um hobby, algo que eles fazem para compartilhar seus conhecimentos, fazer contatos e se divertir. No entanto, para outros, é um negócio e forma de trabalho que paga as contas e pode garantir uma melhor qualidade de vida.

Basicamente, o trabalho de um youtuber consiste em produzir conteúdo em vídeo, exclusivo e atraente ao público, seja para fins educacionais, informativos ou para diversão dos assinantes do canal.

Quando o youtuber alcança a marca de 1.000 inscritos e 4.000 visualizações, ele começa a ganhar dinheiro com os seus conteúdos e o seu conteúdo sendo interessante, gerando engajamento no público, pode passar de 1 milhão de inscrições em sen canal.

O youtuber que possui um grande canal no Youtube, também pode ser um afiliado digital, divulgando e vendendo infoprodutos de forma orgânica – sem investir em tráfego pago – para o público do seu canal.

Usando seu engajamento com os inscritos em seu canal, essa é uma boa forma de ganhar dinheiro em plataformas digitais como Hotmart, Eduzz, Monetizze e outras, além da monetização pelo Google Adsense.

Abertura de CNPJ para negócios digitais - vetor empreendedor de sucesso ideia de abertura de empresa

Quanto ganha um Youtuber?

Quanto ganha um youtuber? Essa é uma das maiores dúvidas e curiosidades do público em geral, e principalmente daqueles que pretendem montar o seu próprio canal.

Um youtuber, pode ganhar dinheiro de diferentes formas, incluindo, a divulgação de produtos e empresas em seus vídeos e a promoção de infoprodutos como afiliado digital.

No entanto, sem dúvida alguma, a principal fonte de renda da maior parte dos youtubers está relacionada às receitas do Adsense.

No YouTube, os proprietários de um canal podem monetizar os seus vídeos, passando a receber pelo Google Adsense uma remuneração a cada 1.000 visualizações em anúncios veiculados pela plataforma durante a exibição dos vídeos.

Com isso, um Youtuber pode ganhar até mesmo alguns milhões mensais. Na prática, tudo vai depender do número de inscritos e visualizações do seu canal.

Para monetizar o seu canal no Youtube, o youtuber precisa criar uma conta no Google Adsense, onde geralmente é criada inicialmente na pessoa física.

Ao crescer, para pagar menos impostos, surge a necessidade de abrir um CNPJ para youtuber e então uma nova conta do Adsense deve ser criada, onde esta deve ser associada à sua pessoa jurídica.

Vale saber que não é possível converter a conta do Adsense pessoa física em pessoa jurídica, sendo necessário a abertura de uma nova conta.

O que é preciso para ser um Youtuber?

Você sempre sonhou em ganhar dinheiro no YouTube, mas não sabe exatamente como ou por onde começar? Não se preocupe, você não está sozinho.

Neste tópico, vamos apresentar uma série de dicas que podem ajudar você a montar um canal de sucesso na maior plataforma de vídeos da internet, confira!

1.Escolha um nicho

O primeiro passo para ter sucesso no YouTube consiste na escolha de um nicho, ou seja, uma área de especialização.

Você não pode produzir vídeos sobre qualquer coisa, escolha um assunto que domine e transforme o seu canal em uma referência para esse tipo de conteúdo.

Dentre os melhores nichos para quem deseja montar um canal no YouTube, podemos destacar:

  • Marketing digital;
  • Investimento e finanças
  • E-commerce;
  • Animais de estimação;
  • Avaliação de tecnologia;
  • Jogos e diversão;
  • Conteúdo infantil.

2.Conheça o seu público

Depois de definir o seu nicho e o tipo de conteúdo que você pretende produzir para o seu canal, é hora de conhecer o seu público e compreender o que pode atrair e chamar a sua atenção.

Para isso, faça algumas perguntas a si mesmo, incluindo:

  • Quem vai assistir meus vídeos?
  • Qual a faixa etária do meu público?
  • Qual o melhor horário para o meu público assistir os vídeos?
  • O que o meu público deseja encontrar no canal?

Perguntas desse tipo, vão ajudar você a construir e traçar o perfil do seu público.

3.Analise os seus concorrentes

Uma das dicas mais importantes para quem deseja criar um canal no YouTube é a análise de concorrentes. Você precisa estudar os seus concorrentes para entender quais estratégias podem ser úteis para o seu canal.

Avalie o tipo de conteúdo que os seus concorrentes publicam, a periodicidade dos conteúdos e itens como, efeitos de vídeo, formato dos vídeos, cenários e locais de gravação.

4.Crie uma página profissional

Antes de sair por aí, gravando e publicando vídeos, invista tempo para criar um canal profissional, e que, portanto, seja capaz de atrair a atenção e despertar o interesse do público.

Pense em um nome criativo, defina um esquema de cores, crie uma logo, um banner e garanta que o seu canal tenha um perfil personalizado e atrativo.

5.Crie um calendário de conteúdo

Um canal no YouTube de sucesso precisa publicar conteúdos com frequência, e se possível em dias e horários bem definidos.

Para isso, é fundamental que você crie um calendário editorial e se organize para gravar e editar os vídeos com antecedência.

Por falar em edição, é importante destacar que para profissionalizar os seus conteúdos, você precisará aprender sobre edição de vídeos ou contar com profissionais que possam auxiliar você nessa tarefa.

Mais uma etapa muito importante é investir em thumbnails de qualidade, ou seja, a capa do seu vídeo. Essa deve ser chamativa para chamar os novos seguidores para assistir o seu conteúdo, que aparece nas sugestões de vídeos do Youtube.

Para criar thumbnails de qualidade, você pode usar programas como Canva, Photoshop, entre outros, ou contratar os serviços de um designer profissional para fazer as suas capas.

6.Promova o seu canal

Por fim, invista na promoção do seu canal, a fim de que ele alcance um bom número de pessoas e se torne conhecido.

Divulgue o seu canal nas redes sociais, invista em tráfego pago ou firme parceria com outros youtubers e influencers que possam ajudar na divulgação do seu trabalho.

Quanto maior o alcance do seu canal, mais seguidores você pode conquistar, e por consequência, maiores serão as suas chances de sucesso.

Contabilidade especializada em negócios digitais - vetor contador especializado planejamento tributário copiar

Contabilidade para youtubers e negócios digitais

Por fim, agora que você já sabe tudo sobre a Profissão Youtuber, conte com o apoio de especialistas para regularizar os seus ganhos com o Adsense e evitar problemas com o fisco.

Aqui na Soluzione Negócios Digitais você encontra a assessoria contábil que precisa para fazer do seu canal um sucesso, incluindo:

  • Assessoria para abertura de empresa;
  • Orientação para emissão de notas fiscais de serviços;
  • Cálculo e apuração de impostos;
  • Entrega das declarações exigidas pelo fisco;
  • Apoio para tomada de decisões importantes;
  • Gestão financeira completa;
  • Dentre outros serviços ofertados por nossa assessoria contábil especializada.

Por que abrir um CNPJ para youtubers é a melhor opção para pagar menos impostos?

Agora que você entendeu o que é um youtuber, já entendeu que atuar como pessoa física não é legal quando se fala em economia de impostos, e a saída para reduzir a carga tributária, que na pessoa física é de até 27,5% de Imposto de Renda e 20% de Contribuição Previdenciária (INSS), é abrir um CNPJ para youtuber.

Sendo assim, vamos direto ao passo a passo para você entender como abrir uma empresa para recebimentos dos ganhos do seu canal do Youtube pelo Adsense:

  1. Providencie um certificado digital pessoa física e outro pessoa jurídica;
  2. Defina um endereço comercial, indicamos uma sede virtual para segurança e economia de impostos;
  3. Defina todas as atividades que você for atuar e o CNAE para youtubers como o principal;
  4. Defina o capital social para a empresa;
  5. Elabore o contrato social da empresa junto ao contador;
  6. Registre o contrato social na Junta Comercial;
  7. Registre e obtenha o CNPJ na Receita Federal;
  8. Obtenha a Inscrição Estadual no Sefaz, se for atuar também com venda de e-books ou e-commerce;
  9. Registre a Inscrição Municipal junto à prefeitura;
  10. Tire os Alvarás e licenças necessárias.

Após esse passo a passo, sua empresa estará apta para fazer a emissão das notas fiscais para o Youtube.

Achou complicado abrir uma empresa, conte com a Soluzione Negócios Digitais, a sua contabilidade para youtubers, para aplicar todo o passo a passo com eficiência e transparência. Clique em um dos botões abaixo e entre em contato com nossos especialistas!

Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais        Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais

Você quer impulsionar o seu negócio digital?

Em 3 passos simples você entra em contato com nossos especialistas e contrata nossos serviços especializados.