Quando o assunto é a escolha do CNAE para copywriter é normal que apareçam dúvidas, afinal, não existe um código de atividade com essa descrição em específico.
No entanto, isso não é um problema, pois neste caso, basta incluir no CNPJ um tipo de atividade que esteja relacionado e próximo ao trabalho que é desenvolvido pelo copywriter no seu dia a dia.
A propósito, a escolha do tipo de atividade correto é muito importante para você que deseja:
- Reduzir a carga tributária (pagar menos imposto);
- Abrir CNPJ para copywriter;
Sendo assim, abrir empresa de copywriting é simples, mas você deve contar com o apoio de contadores especialistas em negócios digitais para fazer a escolha da atividade correta e consequentemente, a melhor opção tributária.
Para saber mais sobre o CNAE para copywriter, fazer a escolha certa, e assim evitar o pagamento de impostos em excesso ou problemas com o fisco, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Se preferir, você também pode falar diretamente com um dos nossos especialistas, é só clicar em um dos botões abaixo.
O que é CNAE?
CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Um sistema utilizado pelo fisco para classificar e padronizar as atividades econômicas realizadas por empresas e organizações no Brasil.
A classificação CNAE foi criada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com a Receita Federal do Brasil, e é baseada na Classificação Internacional Industrial Uniforme (CIIU) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Nessa classificação, cada atividade econômica é identificada por um código numérico que pode ser consultado pelos empreendedores e gestores em órgãos públicos, como a Receita Federal e as juntas comerciais, para registro e enquadramento legal de suas atividades.
Na prática, toda empresa registrada no Brasil precisa obrigatoriamente ter no mínimo um código de atividade vinculado ao seu CNPJ. Mas, afinal, você sabe qual é o CNAE para copywriter?
Qual o CNAE para copywriter?
Como ainda não existe um tipo de atividade específico para empresa de copywriting, o correto é utilizar o código CNAE 7319-0/04 – Consultoria em publicidade.
Na prática, o tipo de atividade que um profissional de copywriting desenvolve no seu dia a dia, não deixa de ser um tipo de consultoria em publicidade, não é mesmo?
Para não ter dúvidas, basta conferir o descritivo do código de atividade em questão, que inclui os seguintes itens:
- Serviços de Assessoria e Consultoria Em Branding (gestão de Marcas);
- Assessoria em Marketing;
- Assessoria na Divulgação de Produtos;
- Consultoria em Marketing;
- Consultoria em Publicidade e Propaganda.
Bom, agora que você já sabe qual CNAE para copywriting, pode surgir a seguinte dúvida: copywriter pode ser MEI? A resposta para essa questão você confere no próximo tópico.
Qual o CNAE para copywriter MEI: copywriter pode ser Microempreendedor Individual?
Muitos empreendedores e profissionais da área nos procuram com a seguinte questão: é possível abrir um MEI para copywriter.
Em meio a isso, precisamos esclarecer que o copywriter não pode ser MEI, ou seja, se você ouvir alguém dizer que copywriter pode ser Microempreendedor Individual, saiba que esse é um risco ou simplesmente um verdadeiro engano.
Afirmamos isso, não apenas em função do limite de faturamento do MEI que é bastante reduzido, mas também pelo fato do CNAE 7319-0/04 – Consultoria em publicidade, não fazer parte da lista de atividades permitidas no âmbito do Microempreendedor Individual.
Sendo assim, se você atualmente exerce a profissão como MEI, saiba que você está correndo riscos, e precisa solicitar o desenquadramento do MEI, ou seja, mudar de MEI para ME o quanto antes.
Não se preocupe, com o apoio do time da Soluzione Negócios Digitais, você vai encontrar um bom caminho para ajustar a sua tributação.
CNAE para copywriter: como o CNAE impacta diretamente nos ganhos do copy?
O CNAE para copywriter pode impactar de forma direta nos ganhos do copy, pois tem influência nas alíquotas que serão utilizadas para cálculo mensal dos impostos devidos pelo profissional.
Por sinal, esse é um dos fatores que nos levam a recomendar você empreendedor ou empreendedora a nunca tentar escolher um código de atividade sem a orientação de uma contabilidade especializada.
Com o apoio de um contador especialista, é possível escolher um código de atividade que mantenha sua situação regular perante o fisco e o ajude a pagar menos impostos.
Qual a tributação do copywriter?
A tributação do copywriter depende de fatores como o seu regime tributário, volume de faturamento e município de registro da sua empresa.
Quanto ao regime de tributação, existem três possibilidades:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
No Simples Nacional, a depender do resultado de uma regra conhecida como Fator R, a tributação para copywriter pode ser baseada no Anexo III, com alíquota a partir de 6% ou no Anexo V, com alíquota a partir de 15,50%.
Enquanto isso, aos optantes pelo Lucro Presumido, a tributação mensal pode variar de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento.
Por fim, temos ainda o Lucro Real, opção que normalmente possui contribuição mais alta e maior complexidade, sendo poucas vezes recomendada aos copywriters.
Sabendo que um planejamento tributário é a melhor opção para decidir entre abrir uma empresa no Simples Nacional ou no Lucro Presumido, fale conosco através do banner abaixo e contrate nossos serviços.
Como reduzir a tributação do copywriter?
Escolher o CNAE para copywriter certo é um dos primeiros passos para reduzir a tributação. No entanto, antes disso, você precisará contratar uma contabilidade para copywriter e abrir um CNPJ.
Um contador especialista é capaz de cuidar dos trâmites para abertura de empresa e também do planejamento tributário necessário para ajudar você a economizar e pagar menos impostos.
Para saber como, tudo o que você precisa fazer é entrar em contato conosco!
Como abrir uma empresa para copywriter: passo a passo
Agora que você já sabe qual é o CNAE para copywriter e esclareceu dúvidas importantes sobre o assunto, confira o passo a passo para abrir sua empresa de copywriting.
- Contrate uma contabilidade especializada;
- Escolha um endereço comercial, sede virtual ou coworking para instalar sua empresa;
- Adquira um certificado digital A1 e-CPF e um e-CNPJ;
- Aguarde enquanto o contador realiza a consulta de viabilidade para instalação da empresa;
- Elabore um contrato social com o capital social;
- Aguarde o Registro na Junta Comercial, a emissão da Inscrição Estadual na Secretaria da Fazenda e da Inscrição Municipal na Prefeitura;
- Receba as Licenças e Alvarás, e inicie as atividades da empresa.
Deseja saber mais e abrir a sua empresa com segurança e redução de impostos? Clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!