CNAE para Infoprodutores: quais os CNAEs para venda de infoprodutos?

CNAE para Infoprodutores - foto de infoprodutora feliz por reduzir a tributação na venda de infoprodutos

Você sabe qual é o CNAE para infoprodutores? Se você chegou até aqui com esse tipo de dúvida, saiba que o assunto é importante e merece atenção especial.

A escolha de um código de atividade (CNAE) compatível com os seus negócios, é essencial para que você não tenha problemas com o fisco ou pague mais impostos que o necessário.

Sabendo disso, o time da Soluzione Negócios Digitais preparou um artigo completo sobre o assunto e vai esclarecer todas as suas dúvidas. 

Para conhecer o CNAE certo para abertura de empresa para venda de infoprodutos na Hotmart e outras plataformas, acompanhe o conteúdo ou faça contato conosco por meio dos botões abaixo.

O que é CNAE?

CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, um código composto por 7 dígitos numéricos, que dentre outras coisas, é utilizado pelo fisco para classificar as empresas com base nas atividades que elas desenvolvem.

Para que você tenha uma ideia da importância deste código, saiba que ele é capaz de interferir diretamente na sua carga tributária e na alíquota dos seus impostos.

De acordo com a legislação em vigor, toda empresa precisa ter no mínimo um CNAE vinculado ao CNPJ, código que precisa representar as atividades desenvolvidas pela organização.

No caso da venda de infoprodutos, ao abrir CNPJ para marketing digital, é necessário escolher os CNAEs respectivos, onde sejam compatíveis com a venda de ebooks, cursos online e mentorias.

Conhecido o significado da sigla, é hora de avançarmos no conteúdo para falarmos especificamente sobre o CNAE para infoprodutores, que provavelmente, é o que trouxe você até aqui.

Qual o CNAE para infoprodutores?

Infoprodutores são profissionais e empreendedores que produzem e comercializam, e-books, cursos cursos online e outros produtos digitais.

Partindo deste princípio e a depender do tipo de infoproduto comercializado, temos dois possíveis CNAEs que podem ser utilizados por um infoprodutor. São eles:

  • CNAE 4761-0/01 para venda de e-books;
  • CNAE 8599-6/04 Para venda de cursos e treinamentos online.

Qual o CNAE para infoprodutores MEI: Infoprodutor pode ser MEI

Quando o assunto é o CNAE para infoprodutores, muitas pessoas também possuem dúvidas relativas ao MEI (Microempreendedor Individual).

“Afinal, o infoprodutor pode ser MEI, como uma estratégia para pagar menos impostos?”
Via de regra sim, infoprodutor pode ser MEI.

No entanto, para a maior parte dos casos, essa não é uma boa opção, já que o limite de faturamento do MEI é de apenas R$ 81 mil por ano, valor que costuma ser muito pequeno se comparado à receita da maior parte dos infoprodutores.

Sendo assim, ao abrir um MEI para venda de infoprodutos, seja como infoprodutor ou como coprodutor, é possível que o limite de faturamento seja extrapolado. 

Ao estourar o limite do MEI, será necessário fazer o desenquadramento do MEI e pagar o imposto parcial ou até de todo o período anterior, com juros e multa pelo Simples Nacional.

Sendo assim, indicamos como melhor alternativa, a abertura de uma microempresa, já que este é um porte empresarial onde você não precisará se preocupar tão logo com o crescimento do seu faturamento.

Caso você já seja Microempreendedor Individual e esteja com problemas em relação ao limite de faturamento, fale com

Dito isso, vamos a outra dúvida importante, e que também faz parte do mesmo contexto:

“É possível abrir um MEI para infoprodutores com CNAE promoção de vendas”

Por falta de orientação especializada, muitos infoprodutores acabam fazendo uso do CNAE de promoção de vendas de forma indevida, mas só se dão conta disso quando são autuados pelo fisco, tendo em vista que é possível atuar com o CNAE de Instrutor de cursos gerenciais independente e o CNAE de Livreiro independente.

Sabendo disso, tome muito cuidado e prefira o suporte de uma assessoria especializada no seu segmento para planejamento tributário e abertura de empresa, como é o caso da Soluzione Negócios Digitais.

Precisa mudar de MEI para ME, abrir o seu CNPJ ou reduzir a tributação? Nós estamos aqui para ajudar.

CNAE para infoprodutores: qual seu impacto na tributação da venda de infoprodutos?

É necessário se atentar à economia de impostos na venda de infoprodutos em plataformas de conteúdos digitais. São essas plataformas a Hotmart, Eduzz, Monetizze, Kiwify, entre outras.

Uma contabilidade especializada em negócios digitais é necessária. É o contador quem vai fazer um planejamento tributário e definir o melhor tipo de tributação.

Nessa estrutura deve ser definido o CNAE correto, ajudando o infoprodutor a pagar menos impostos.

O CNAE para infoprodutores tem impacto direto na tributação sobre a venda de infoprodutos, já que este é um dos atributos que definirá quais regimes tributários poderão ser adotados pela sua empresa.

Além disso, o tipo de atividade pode ter influência não apenas sobre o regime, mas também na alíquota de contribuição mensal da sua empresa para com o fisco.

Sabendo disso, não abra mão de contar com o apoio de uma contabilidade especializada para vincular o seu negócio digital ao código de atividade correto.

Qual a tributação do infoprodutor no CNAE para cursos online?

Agora que você já sabe qual é o CNAE para produtores digitais, é hora de conferir quanto de imposto o infoprodutor paga no CNAE para cursos online.

“Afinal, qual a tributação do CNAE para cursos online?”

Via de regra, temos três possibilidades:

  • Simples Nacional: Regime tributário onde a venda de cursos online pode ser tributada no Anexo III, com alíquota partindo de apenas 6% sobre o faturamento.
  • Lucro Presumido: Regime tributário onde a contribuição sobre a venda de cursos online fica na casa de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento.
  • Lucro Real: Regime tributário que por contar com alíquotas maiores, acaba não sendo indicado para esse tipo de atividade.

Qual a tributação do infoprodutor com o CNAE para venda de ebooks?

Agora, vamos conferir quanto de imposto o infoprodutor paga no CNAE para venda de ebooks (livros digitais).  Aqui a regra é um pouco diferente, já que e-books são imunes de ICMS e podem contar com alíquota zero de PIS e COFINS.

  • Simples Nacional: Regime tributário onde a venda de e-books é tributado no Anexo I, com alíquota a partir de 4% ou 2,64% se aproveitada a imunidade de ICMS.
  • Lucro Presumido: Regime tributário onde a contribuição sobre a venda de e-books é de 5,93% sobre o faturamento mensal.
  • Lucro Real: Conforme destacamos anteriormente, por contar com alíquotas maiores, geralmente este regime acaba não sendo indicado para infoprodutores.

Como reduzir a tributação dos infoprodutores?

Você já sabe qual é o CNAE para venda de infoprodutos, está a um passo de legalizar suas atividades no marketing digital, e além disso, pagar menos impostos.

Por mais que muita gente inicialmente não acredite, o melhor caminho para economizar no recolhimento de impostos dos infoprodutos, é abrir um CNPJ para marketing digital.

Com o apoio de uma contabilidade para infoprodutores, é possível montar um planejamento tributário e optar por regimes econômicos, como o Simples Nacional ou o Lucro Presumido, e com isso, economizar de verdade.

A propósito, veja no passo a passo abaixo, como é fácil abrir um CNPJ para infoprodutores:

  1. Contrate uma contabilidade especializada em infoprodutores;
  2. Separe os documentos solicitados pelo contador;
  3. Aguarde alguns dias, enquanto a contabilidade cuida da abertura da empresa.

Deseja saber mais sobre o CNAE para infoprodutores ou então, sobre como abrir uma microempresa e pagar menos impostos? 

Clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

Você quer impulsionar o seu negócio digital?

Em 3 passos simples você entra em contato com nossos especialistas e contrata nossos serviços especializados.