CNPJ para Marketing Digital: Abrir uma empresa MEI, ME, SLU ou Sociedade Limitada? Entenda as diferenças

CNPJ para Marketing Digital - foto de notebook com imagem de lançamento de foguete

Quando o assunto é CNPJ para marketing digital, qual a diferença entre abrir uma empresa MEI, ME, SLU ou Sociedade Limitada?

Você está pensando em abrir uma empresa e CNPJ para regularizar suas atividades e os seus rendimentos no mercado digital?

Neste conteúdo, vamos esclarecer e tirar dúvidas sobre os pontos mais importantes relacionados a abertura de empresa para negócios no marketing digital.

Tire todas as suas dúvidas ao acompanhar esse conteúdo até o final, ou se preferir, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco.

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O que é marketing digital?

Chamamos de marketing digital o conjunto de estratégias que visam promover celebridades, marcas, infoprodutos e empresas no meio digital.

Para cumprir os seus objetivos, o marketing digital faz uso de diferentes ferramentas e veículos de comunicação, dentre eles, sites, blogs, e-mail marketing, redes sociais e anúncios patrocinados no Google Ads, Facebook Ads.

Por sua vez, dentre os profissionais e empresas que atuam no marketing digital podemos destacar:

  • Infoprodutores;
  • Coprodutores;
  • Gestores de tráfego;
  • Afiliados;
  • Social Media;
  • Copywriter;
  • Desenvolvedores Web;
  • Analistas de SEO;
  • Youtubers;
  • Agências de marketing digital;
  • Agências de lançamentos;
  • Dentre outros.

Quando o assunto é o dia a dia do marketing digital, também não podemos deixar de comentar sobre as plataformas de infoprodutos e afiliados, como Hotmart, Eduzz e Monetizze, o lançamento de infoprodutos e a venda de cursos online e ebooks.

Todo esse contexto movimenta o marketing digital e impulsiona o crescimento desse mercado.

Abertura de CNPJ para negócios digitais - vetor empreendedor de sucesso ideia de abertura de empresa

Por que abrir CNPJ para Marketing Digital?

Você já sabe o que é marketing digital e quais são os profissionais que atuam neste mercado, sendo assim, é hora de conferir a importância de abrir CNPJ para marketing digital.

Muitos especialistas começam no marketing digital atuando como pessoa física, no entanto é importante esclarecer que abrir um CNPJ é o melhor caminho para quem busca o crescimento neste mercado.

Profissionais que atuam como pessoa física contam com alguns empecilhos, dentre eles a alta carga tributária e o impedimento para emitir notas fiscais, problemas que podem ser vencidos com a abertura de um CNPJ.

Para efeito de comparação, é preciso comentar que muitos profissionais do marketing que atuam como pessoa física são tributados pelo Imposto de Renda, cuja alíquota pode chegar a 27,50%.

Por outro lado, os profissionais que decidem abrir CNPJ para marketing digital e atuam como pessoa jurídica são tributados com alíquotas a partir de 4% sobre o faturamento no Simples Nacional.

Diante dessa importante e significativa redução de impostos não restam dúvidas, abrir um CNPJ é o melhor caminho para quem atua ou pretende atuar no mercado digital.

Quais os tipos de CNPJ para Marketing Digital e quais as diferenças?

Você que está pensando em abrir empresa de marketing digital, precisa conhecer os principais tipos de CNPJ para esse mercado e suas diferenças.

Nesse conteúdo, vamos destacar quatro opções, são elas: MEI, Microempresa, Sociedade Limitada Unipessoal e Sociedade Empresária Limitada.

Confira na sequência, as principais características de cada opção e descubra qual a mais vantajosa para o seu negócio.

MEI

O Microempreendedor Individual – MEI, é uma das opções preferidas daqueles que pretendem abrir CNPJ para marketing digital.

Nesse tipo de CNPJ, as empresas pagam seus impostos em guia única com vencimento mensal e valor reduzido, correspondente a pouco mais de 5% do salário mínimo.

No entanto, apesar de oferecer benefícios e economia, o MEI possui limite de faturamento anual de apenas R$ 81 mil, e além disso, não são todos os profissionais do marketing digital que podem ser MEI.

Portanto, antes de abrir um MEI, consulte uma contabilidade especializada e veja se você pode abrir MEI para marketing digital.

Microempresa (ME)

Outra opção muito procurada por quem pensa em abrir CNPJ para marketing digital é a Microempresa – ME.

Quem decide abrir uma microempresa, pode optar pelo Simples Nacional, aproveitando alíquotas de tributação a partir de 4% para comércio (e-books) e 6% para serviços (cursos online e mentorias).

No entanto, é importante esclarecer que microempresa é um porte empresarial, e não uma natureza jurídica.

Sendo assim, você até pode abrir uma microempresa, ou seja, um negócio optante pelo Simples Nacional, com faturamento anual de até R$ 360 mil, no entanto, será preciso escolher uma natureza jurídica.

Dentre as opções mais procuradas por quem pretende abrir uma microempresa, temos a Sociedade Limitada Unipessoal e a Sociedade Anônima, conforme veremos na sequência.

Sociedade Limitada Unipessoal – SLU

A Sociedade Limitada Unipessoal é uma natureza jurídica para quem pretende abrir um CNPJ para marketing digital individualmente, ou seja, sem sócios.

Dentre as principais vantagens da Sociedade Limitada Unipessoal, podemos destacar:

  • Permite a abertura de empresa individual (sem sócios);
  • Não exige capital social mínimo;
  • Não vincula o patrimônio pessoal do empresário ao patrimônio da empresa.

Sociedade Empresária Limitada

Por sua vez, a Sociedade Empresária Limitada é a opção mais indicada para quem deseja abrir CNPJ para marketing digital com um acordo de sócios.

Por sua vez, dentre as principais vantagens da Sociedade Empresária Limitada, podemos destacar:

  • Possibilita a abertura de empresas em sociedade;
  • Não exige capital social mínimo;
  • Divide investimentos e responsabilidades;
  • Não vincula os bens pessoais do empresário ao patrimônio da empresa.

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Passo a passo de como abrir um CNPJ para Marketing Digital

Agora que você já esclareceu as principais dúvidas é hora de conferir um passo a passo completo sobre como abrir CNPJ para negócios digitais.

Veja como abrir CNPJ pode ser simples:

1.Contrate um contador especializado

Receba orientações para elaborar o contrato social, escolher o CNAE e o endereço comercial da sua empresa, e o melhor regime de tributação para estruturar a sua empresa de modo que pague o mínimo possível de impostos dentro da lei.

2.Adquira o certificado digital

Para abrir uma empresa individual ou com sócios e fazer a contabilidade, você precisará de dois certificados digitais, sendo um deles o e-CPF e o outro um e-CNPJ.

3. Defina o endereço comercial da sua empresa

Antes de todo o processo de abertura de empresa é necessário definir o endereço da empresa e informar no contrato social. A prefeitura vai fazer uma análise de viabilidade para deliberar o funcionamento da empresa no local.

Recomendamos que por segurança e economia de impostos, a abertura de empresa seja realizada em um endereço fiscal ou um coworking. O contador poderá te orientar melhor.

4.Elabore um contrato social e um acordo de sócios

O próximo passo após a definição do endereço comercial é a elaboração de um contrato social personalizado para o seu negócio e em caso de sociedades, um acordo de sócios para ter confidencialidade em dados como o capital social e participação  societária de ambos os empresários, já que os dados do CNPJ são públicos.

5.Aguarde a emissão dos documentos

Por fim, a contabilidade especializada cuidará da emissão de todos os documentos da sua empresa, dentre eles:

  • Registro do contrato social na Junta Comercial;
  • Registro do CNPJ na Receita Federal;
  • Inscrição Estadual na Secretaria da Fazenda no caso de venda de ebooks;
  • Inscrição Municipal na Prefeitura;
  • Alvará de Localização e Funcionamento, se necessário.

A importância da organização da contabilidade no marketing digital

Após todo o processo de abertura de empresa, seu negócio digital estará apto para atuar e emitir as notas fiscais dos seus serviços digitais.

No entanto você deve contratar um escritório de contabilidade especializado para fazer a escrituração contábil da sua empresa de marketing digital.

O contador especializado precisa manter a organização da contabilidade da sua empresa através de uma boa gestão contábil, financeira, tributária, fiscal e trabalhista.

Se atentar a isso é saber que a sua empresa sempre estará em dia com o fisco e terá dados suficientes para tomar estratégias de crescimento no mercado digital.

Procurando uma contabilidade especializada? Conte com a Soluzione Negócios Digitais, seja para manter suas obrigações em dia com o fisco, pagar menos impostos, abrir o seu CNPJ ou migrar de MEI para ME.

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