Como abrir uma empresa para Negócios Digitais: abertura de CNPJ, tributação e contratos

Como abrir uma empresa para Negócios Digitais - foto empreendedores digitais firmando parceria

Se você chegou até aqui, em busca de informações sobre como abrir uma empresa para negócios digitais, saiba que você chegou ao lugar certo.

Nesse conteúdo, vamos tirar as principais dúvidas sobre a abertura de empresa para negócios digitais, incluindo um passo a passo completo para auxiliar você a abrir CNPJ e regularizar as suas atividades.

Pensando em empreender e abrir um negócio no mercado digital, mas não sabe exatamente por onde começar? 

Acompanhe esse conteúdo até o final, ou se preferir, clique em um dos botões abaixo e fale com um contador especialista sobre como abrir uma empresa para negócio digital.

Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais        Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais

O que são negócios digitais?

Negócios digitais são aqueles que fazem uso da tecnologia e da internet para desenvolver as suas atividades, captar clientes e gerar negócios.

Com a expansão da internet e da tecnologia, surgiram uma série de negócios digitais, dentre eles:

  • Agências de marketing digital;
  • E-commerces
  • Serviços de co-produção e infoprodução;
  • Produção de conteúdo para sites;
  • Desenvolvimento web;
  • Social Media;
  • Dentre outros serviços.

Ao longo dos anos muitos profissionais e empresas surgiram e cresceram nesse meio, que por sinal, permanece extremamente promissor.

Empresas que atuam no meio digital, como Facebook, Amazon, Youtube e Google estão entre as mais valiosas do mundo!

Seria pensar muito alto, acreditar que a sua empresa pode ser o próximo sucesso da internet? Acreditamos que não, pois a internet tem espaço para todos.

Abertura de CNPJ para negócios digitais - vetor empreendedor de sucesso ideia de abertura de empresa

Por que abrir uma empresa para negócios digitais?

Muitos empreendedores começam um negócio digital como pessoa física, acreditando que essa é a melhor alternativa para pagar menos impostos, ou até mesmo por acreditar que negócios digitais não precisam de regularização.

Na prática, isso é um erro, pois além de pagar mais impostos, quem opta por não regularizar as suas atividades, pode enfrentar sérios problemas com o fisco.

É comum estes empreendedores digitais iniciarem no mercado digital como:

Youtuber, com um canal no Youtube e receber ganhos pelo Adsense;

Infoprodutor e afiliado, na venda de infoprodutos como ebooks, cursos online e mentorias em plataformas digitais como Hotmart, Eduzz e Monetizze;

Coprodutor, gestor de tráfego ou agências de lançamentos, fazendo a veiculação, o tráfego dos lançamentos digitais na internet e serviços de pequenos comerciantes pelo marketing digital;

Ecommerces, fazendo vendas de produtos físicos pela internet através de site próprio, loja virtual, ou por grandes marketplaces como o MercadoLivre, entre outros segmentos.

Preparamos esse artigo falando sobre como abrir uma empresa para negócios digitais para mostrar a você que pretende crescer no meio digital, que abrir um CNPJ é o melhor caminho para o sucesso.

Quem decide abrir uma empresa tem acesso a diversos benefícios, dentre eles:

  • Economia e redução de impostos.
  • Permissão para emitir notas fiscais;
  • Maior facilidade de acesso a crédito e financiamento;
  • Facilidade para contratar funcionários e expandir seus negócios;
  • Acesso aos melhores fornecedores do mercado;
  • Maior facilidade para fechar e negociar contratos;
  • Possibilidade de participar de licitações públicas e vender para o governo;
  • Dentre outros benefícios importantes.

Como abrir uma empresa para negócio digital: Posso abrir empresa de negócios digitais como MEI?

No próximo tópico você vai conferir um passo a passo completo sobre como abrir uma empresa para negócios digitais, mas antes disso é importante esclarecer uma dúvida muito comum:

Posso abrir empresa de negócios digitais como MEI?

Alguns segmentos do Mercado Digital podem atuar como MEI, porém outros não. Na prática, tudo vai depender do tipo de atividade que você pretende exercer no mercado digital.

Infoprodutores, afiliados, coprodutores, social media, gestores de tráfego e youtubers são exemplos de negócios e profissões do meio digital que não podem ser enquadradas no Microempreendedor Individual.

Por outro lado, se o seu objetivo é abrir um e-commerce para vender itens de vestuário, eletrônicos ou alguns outros tipos de produto na internet, saiba que você pode atuar como MEI.

Para confirmar se a sua atividade pode ser enquadrada no MEI, o melhor mesmo é contar com o apoio de uma contabilidade especializada em negócios digitais.

Se precisar de ajuda, não perca tempo, entre em contato conosco. Nossos contadores vão ajudar você a encontrar o melhor caminho para regularizar os seus negócios.

Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais        Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais

Como abrir uma empresa para negócios digitais: Passo a Passo

Nos tópicos anteriores você tirou uma série de dúvidas sobre a regularização de negócios digitais, sendo assim, agora é hora de conferir um passo a passo completo sobre como abrir uma empresa para negócios digitais.

Pensando em investir na abertura de CNPJ para negócios digitais? Vamos ajudar você, confira o passo a passo:

1.Contrate uma contabilidade especializada

Contratar uma contabilidade especializada é o primeiro passo para quem deseja iniciar no mercado digital.

O contador especialista está preparado para fornecer todas as orientações e informações que o empreendedor precisa para regularizar as suas atividades.

Portanto, se você procura uma contabilidade especializada, queremos convidar você a conhecer a Soluzione Negócios Digitais, entre em contato conosco!

Vamos auxiliar você a definir o regime tributário, a natureza jurídica, o CNAE e o porte da sua empresa e por fim, regularizar o seu negócio.

2.Elabore um Contrato Social ou preencha um Requerimento de Empresário

Após contratar uma contabilidade especializada, você precisará preencher um Requerimento de Empresário (caso deseje abrir uma empresa sem sócios) ou um Contrato Social (para abertura de empresa com sócios).

Esses documentos serão registrados na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas e devem conter, dentre outras as seguintes informações:

  • Nome completo do empresário e sócios (caso possua);
  • Capital inicial investido no negócio;
  • Localização da futura empresa;
  • Lista de CNAEs (Atividades a serem desenvolvidas);
  • Razão Social e Nome Fantasia da empresa;
  • Natureza Jurídica.

É importante também elaborar um acordo de sócios, no caso de sociedade entre dois ou mais sócios, para assegurar juridicamente a participação de cada um no negócio, além de ter privacidade em informações confidenciais, já que o contrato social é público.

3.Emissão do CNPJ

Após o registro do Contrato Social ou Requerimento de Empresário nos órgãos competentes, será hora de solicitar a emissão do CNPJ.

O CNPJ – Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas é um documento emitido pela Receita Federal que possui caráter obrigatório para todas as empresas instaladas no Brasil.

4.Inscrição Estadual e Inscrição Municipal

Na sequência, precisaremos cuidar dos trâmites para registro da empresa na esfera estadual e na esfera municipal.

No âmbito estadual, será preciso registrar a empresa na Secretaria Estadual de Fazenda, no caso de ecommerces e venda de ebooks e no âmbito municipal, na Prefeitura.

Após esses registros a empresa receberá os seguintes documentos:

  • Inscrição Estadual;
  • Inscrição Municipal;
  • Alvará de Localização e Funcionamento.

Contabilidade especializada em negócios digitais - vetor contador especializado planejamento tributário copiar

5. Certificados digitais de pessoa física, o e-CPF e de pessoa jurídica, o e-CNPJ

Para o processo de abertura de empresa, será necessário o certificado digital de pessoa física para assinar digitalmente todos os documentos do processo.

Após abrir empresa, o escritório de contabilidade vai precisar do certificado digital de pessoa jurídica para prestar a escrituração contábil e fiscal.

Por fim, após o passo a passo e com toda a documentação em dia, a sua empresa estará regularizada e apta para entrar em funcionamento.

Agora que você já conhece os benefícios e sabe como abrir uma empresa para negócios digitais, não perca mais tempo, entre em contato conosco, clicando em um dos botões abaixo e solicite a abertura da sua empresa!

Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais        Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais

Você quer impulsionar o seu negócio digital?

Em 3 passos simples você entra em contato com nossos especialistas e contrata nossos serviços especializados.