Como emitir nota fiscal na Hotmart: a melhor forma de fazer a emissão de notas fiscais nas vendas online

Como emitir nota fiscal na Hotmart - foto de produtora digital feliz com a emissão automatizada de nfes

Como emitir nota fiscal na Hotmart? A emissão de notas fiscais para vendas online é obrigatória? É preciso ter CNPJ para emitir nota fiscal?

Se você chegou até aqui com dúvidas sobre a emissão de notas fiscais na Hotmart, seja na condição de infoprodutor, coprodutor ou afiliado, continue conosco e acompanhe este artigo até o final ou clique em um dos botões abaixo para falar com um contador especialista.

Como especialistas em contabilidade para negócios digitais, podemos ajudar você a esclarecer suas dúvidas, emitir notas fiscais, manter todas as obrigações em dia com o fisco, e além disso, pagar menos impostos.

Precisa emitir nota fiscal para vender online?

Você não precisa, necessariamente, emitir nota fiscal para vender online, desde que regularize e declare a sua operação de venda por outro meio.

A Lei 8.846/1994 que trata da emissão de documentos fiscais, esclarece logo em seu artigo primeiro, que a emissão de nota fiscal, recibo ou outro documento equivalente é obrigatória na venda de produtos e na prestação de serviços.

Sendo assim, quem vende infoprodutos como pessoa física e não possui um CNPJ para emitir notas fiscais, pode optar pela emissão de um documento equivalente, neste caso, o recibo. No entanto, essa acaba não sendo a opção mais indicada, pelos seguintes motivos:

  • Falta de credibilidade: A ausência de CNPJ costuma gerar certa desconfiança entre os clientes, ou seja, afeta a credibilidade do infoprodutor.
  • Alta carga de impostos: A carga de impostos para vendas como pessoa física pode ser bem maior que a aplicável sobre vendas como pessoa jurídica.

Continue conosco para saber mais e conferir na prática, como emitir nota fiscal na Hotmart.

É preciso ter CNPJ para emitir nota fiscal na Hotmart?

Quando o assunto é como emitir nota fiscal na Hotmart, muitos perguntam se tem como emitir nota fiscal sendo pessoa física. 

Em meio a esse tipo de dúvida, é preciso esclarecer que não é possível, salvo em raras exceções onde é permitida a emissão de nota fiscal avulsa, mas ainda assim, de forma manual.

Sendo assim, abrir CNPJ e fazer ou alterar o cadastro na Hotmart para pessoa jurídica é a melhor alternativa para infoprodutores, coprodutores e afiliados.

Para decidir o melhor regime tributário, Lucro Presumido ou Simples Nacional para o mercado digital, será necessário contratar uma contabilidade para fazer um estudo tributário.

Contrate os serviços de regularização da Soluzione Negócios Digitais clicando no banner abaixo:

Afiliados, infoprodutores e coprodutores são obrigados a emitir nota fiscal na Hotmart?

Afiliados, infoprodutores e coprodutores não são obrigados a emitir nota fiscal na Hotmart, já que a plataforma permite o cadastro e a venda de infoprodutos como pessoa física.

No entanto, você já sabe que sem um CNPJ será muito difícil transmitir credibilidade e além disso, você ainda precisará pagar mais impostos, o que pode comprometer uma parcela significativa do seu faturamento e comprometer seus resultados.

Sendo assim, é hora de conferir na prática, como fazer a emissão de notas fiscais em plataformas de conteúdo digital. Continue conosco para aprender tudo sobre como emitir nota fiscal na Hotmart

Afiliados, como emitir nota fiscal na Hotmart?

Se você pretende se tornar um afiliado, em dado momento vai se perguntar sobre como emitir nota fiscal de afiliado, já que a maior parte dos infoprodutores exigem a emissão de notas fiscais.

Sendo assim, a primeira coisa que você precisa saber é que afiliado não pode ser MEI, já que a atividade desenvolvida por quem trabalha com marketing de afiliados é a do CNAE 7490-01/04 de intermediação de negócios.

O CNAE em questão, por sua vez, não faz parte do rol de atividades permitidas para os microempreendedores individuais.

Sendo assim, você precisará abrir um CNPJ de microempresa e do apoio de um contador para começar a emitir suas notas com o CNAE para afiliados digitais.

Para saber mais e conferir um passo a passo, continue acompanhando o conteúdo.

Infoprodutores, como emitir nota fiscal de um infoproduto?

Quando o assunto é como emitir nota fiscal de um infoproduto, a primeira coisa que você precisa definir é o tipo de infoproduto que deseja comercializar, e com base nisso, escolher um CNAE compatível com o seu tipo de atividade e nota fiscal que precisará emitir.

  • NF-e: Nota Fiscal Eletrônica: Se o seu objetivo é vender e-books, o seu CNPJ precisará ter o CNAE 4761-0/01 – Comércio varejista de livros ou o 5811-5/00 – Edição de livros, e o tipo de nota fiscal a ser emitida será a NF-e.
  • NFS-e: Nota Fiscal de Serviço Eletrônica: Agora, se o seu objetivo é vender cursos online, o seu CNPJ precisará ter o CNAE 8599-6/04 – Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial e o tipo de nota fiscal a ser emitida será a NFS-e.

Aqui neste tópico, vale destacar que infoprodutor pode ser MEI, desde que cadastrado em um dos seguintes tipos de atividade:

  • CNAE 8599-6/04 – Instrutor de cursos gerenciais independente;
  • CNAE 5811-5/00 – Editor (a) de livros independente;
  • CNAE 4761-0/01 – Livreiro independente.

No entanto, atenção especial ao limite anual de faturamento, já que rapidamente você pode ultrapassar o limite permitido para esse porte de empresa.

Definido o tipo de atividade, é só contar com o apoio de um contador especializado para obter o seu CNPJ para infoprodutor e a permissão para emissão de NF-e ou NFS-e.

Se você está gostando desse conteúdo e de aprender a como emitir nota fiscal na Hotmart, compartilhe com outros infoprodutores, coprodutores e afiliados.

Coprodutores, como emitir nota fiscal de um infoproduto?

Agora, se a sua dúvida é sobre como o coprodutor faz a emissão de nota fiscal na parceria de coprodução, saiba que o processo é basicamente o mesmo.

Conte com o apoio de um contador especialista e vincule um dos seguintes CNAEs (tipos de atividade) ao seu CNPJ:

Assim como o afiliado, o coprodutor pode ser MEI, desde que utilize um dos seguintes CNPJs:

  • CNAE 8599-6/04 – Instrutor de cursos gerenciais independente;
  • CNAE 5811-5/00 – Editor (a) de livros independente;
  • CNAE 4761-0/01 – Livreiro independente.

Seja você um infoprodutor, coprodutor ou afiliado, entre em contato conosco e conte com o suporte do nosso time de especialistas para começar a emitir suas notas fiscais.

Não tenha mais dúvidas, quando o assunto é como emitir nota fiscal na Hotmart, estamos preparados para lhe orientar.

 

Como emitir notas fiscais na Hotmart em plataformas de emissão de NFs?

Quando o assunto é como tirar notas fiscais, muitos nos questionam sobre como emitir nota fiscal na Hotmart por meio de plataformas para emissão de NFs especializadas no mercado digital, como eNotas, Notazz e Spedy.

Em meio a esse tipo de dúvida, separamos algumas orientações para ajudar você a emitir suas notas fiscais de forma fácil, rápida e automatizada.

Como emitir notas fiscais de ebooks?

Veja como emitir nota fiscal na Hotmart para venda de e-books, no passo a passo abaixo:

  1. Para fazer a emissão de notas fiscais para venda de ebooks você deve contratar uma contabilidade especializada e obter o seu CNPJ e Inscrição Estadual.
  2. Com a orientação do contador, adquira um certificado digital A1 para emissão das notas fiscais;
  3. Na sequência, faça o seu cadastro na Hotmart ou atualize um cadastro já existente para pessoa jurídica (PJ);
  4. Por fim, contrate o emissor de notas fiscais da sua preferência e siga as instruções para integração e automação com a plataforma de afiliados.

Como emitir notas fiscais de cursos online e mentorias

Para fazer a emissão de notas fiscais para venda de cursos online e mentorias você deve seguir basicamente as mesmas instruções do passo a passo anterior.

A diferença aqui, é que ao invés de providenciar uma Inscrição Estadual, a contabilidade precisará providenciar uma Inscrição Municipal.

Além disso, a depender do seu município, pode ser que você não precise do certificado digital para fazer a integração com uma das plataformas e emitir as notas fiscais.

Como fazer a emissão de Notas Fiscais de vendas internacionais na Hotmart

Quando o assunto é como emitir nota fiscal na Hotmart, outra dúvida que costuma surgir é a que diz respeito à emissão de notas fiscais para vendas internacionais, ou seja, para compradores fora do país.

Por sinal, a realização de vendas internacionais é muito comum para quem trabalha como infoprodutor, coprodutor ou afiliado, afinal de contas, a internet não possui fronteiras.

Mas afinal, o que é preciso para emitir notas fiscais de infoprodutos para o exterior? Isso é o que você vai conferir conosco na sequência.

Quando emitir nota fiscal internacional para a Hotmart?

Ao vender notas fiscais para clientes localizados no Brasil, você precisará emitir uma nota fiscal para cada venda, ou seja, se realizar 100 vendas durante determinado mês, será necessário emitir 100 notas fiscais.

No entanto, quando essa venda é internacional o cenário muda e você precisará emitir apenas uma nota fiscal por mês. No entanto, essa nota fiscal deverá ser emitida no valor de todas as suas transações de venda internacionais dentro daquele mês.

Caberá à própria Hotmart BV, a responsabilidade de emitir a nota fiscal para o cliente final, ou seja, para o comprador do curso ou e-book.

Quando uma venda online é considerada internacional?

Uma venda é considerada internacional sempre que um comprador é uma pessoa que reside fora do país, mesmo que essa pessoa seja um brasileiro que reside no exterior.

Sendo assim, se você vendeu o infoproduto para um brasileiro que mora nos Estados Unidos ou diretamente para um americano, o procedimento de emissão será o mesmo.

Como fazer a emissão de Nota Fiscal para venda internacional?

De acordo com os termos de uso da Hotmart, sempre que você efetuar uma venda internacional, a nota fiscal deverá ser emitida em nome da Hotmart BV, que é a Hotmart fora do Brasil, utilizando os seguintes dados:

HOTMART B.V.

Spuistraat 168C 1012 VT

Amsterdam The Netherlands – VAT No: NL 8538.63.751.B01

Para emissão desse tipo de nota fiscal pela primeira vez é importante ter muita atenção e se possível, contar com a assessoria de uma contabilidade especializada.

O contador esclarecerá todas as suas dúvidas e orientará você para evitar qualquer tipo de erro ou problemas relacionados à emissão de notas fiscais internacionais.

Além disso, vale destacar que na venda de infoprodutos para fora do país, você pode deixar de pagar PIS, COFINS e ISS, economizando assim, no pagamento de impostos.

Quando o assunto são orientações sobre como emitir nota fiscal na Hotmart, não tenha dúvidas, o apoio de uma contabilidade especializada como a Soluzione Negócios Digitais é a melhor opção.

Como regularizar seu negócio digital para emitir nota fiscal na Hotmart

Após esclarecer as principais dúvidas sobre como emitir nota fiscal na Hotmart, é hora de regularizar o seu negócio para começar a emitir os documentos fiscais, e aproveitar todos os benefícios que um CNPJ pode lhe oferecer.

É necessário fazer um planejamento tributário para decidir se vale a pena abrir CNPJ no Simples Nacional ou Lucro Presumido, pagando assim o menor imposto.

Ao emitir notas fiscais você se resguardará de problemas com o fisco, poderá obter uma importante economia no pagamento de impostos, e além disso, conseguirá transmitir mais segurança e credibilidade para os compradores.

Confira no passo a passo abaixo, o que é preciso para abrir CNPJ para negócios digitais e como emitir nota fiscal na Hotmart:

  1. Contrate um contador especialista em negócios digitais: Para começar a emitir notas fiscais, a primeira coisa que você vai precisar fazer é contratar um contador especialista. Para isso, a boa notícia é a de que você pode contar com o apoio do nosso time.
  2. Separe a documentação solicitada pelo contador: Após esclarecer suas dúvidas, o nosso time solicitará alguns documentos básicos, incluindo RG, CPF e comprovante de residência, bem como um certificado digital A1 ou um certificado digital A3.
  3. Aguarde a abertura da sua empresa de produtos digitais: Por fim, basta aguardar a abertura da sua empresa de infoprodutos, o que inclui a emissão do CNPJ e de outros documentos importantes como a Inscrição Estadual, a Inscrição Municipal e o Alvará de Funcionamento.

Com isso, você poderá se cadastrar como PJ na Hotmart ou atualizar o seu cadastro de PF para PJ, bem como, adquirir um plano para emissão automatizada de notas fiscais em plataformas como eNotas, Eduzz e Spedy.

Viu só, como emitir nota fiscal na Hotmart, pode ser mais fácil do que você imaginava? Com o apoio do time de especialistas da Soluzione Negócios Digitais tudo fica mais fácil.

Somos uma contabilidade para negócios digitais e empresas do marketing digital, onde você vai encontrar serviços como:

  • Planejamento tributário personalizado;
  • Contabilidade digital descomplicada;
  • Abertura de empresa digital;
  • Gestão contábil, fiscal, tributária, trabalhista e financeira.

Agora que você já sabe como emitir notas fiscais na Hotmart, não perca mais tempo, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

Nossos especialistas estão preparados para ajudar você e esclarecer todas as suas dúvidas.

Você quer impulsionar o seu negócio digital?

Em 3 passos simples você entra em contato com nossos especialistas e contrata nossos serviços especializados.