Afiliado pode ser MEI: qual o melhor tipo de empresa para afiliados digitais?

Afiliado pode ser MEI - foto de afiliada digital sorrindo ao decidir o melhor tipo de empresa abrir para atuar no marketing de afiliados digitais

Afiliado pode ser MEI? Se você chegou até aqui é muito provável que esteja buscando uma forma de regularizar suas atividades, mas possui esse tipo de dúvida.

Sabendo disso, a Soluzione Negócios Digitais, especialista em contabilidade para afiliados e negócios digitais em geral, decidiu preparar um conteúdo completo, onde você vai descobrir a resposta para uma série de itens importantes, incluindo:

  • Afiliado pode abrir um MEI?
  • Como abrir uma microempresa?
  • Como pagar menos impostos no marketing de afiliados?

Para saber mais e esclarecer todas as suas dúvidas, continue conosco até o final deste artigo ou clique em um dos botões abaixo para falar com um contador especialista.

Afiliado digital: o que é e o que faz o marketing de afiliados?

Antes de respondermos a pergunta chave deste conteúdo, precisamos conhecer à definição e entender o que é afiliado digital e o que faz o marketing de afiliados.

O marketing de afiliados é a forma de venda de produtos digitais, onde não é preciso ter um conteúdo, sendo necessário somente aplicar técnicas de vendas em plataformas digitais.

Basicamente, o afiliado atua como um representante especializado nas seguintes atividades:

  • Venda de infoprodutos;
  • Venda de cursos online;
  • Venda de e-books;
  • Venda de PLRs.

As operações de venda em questão acontecem com o intermédio da Hotmart, Eduzz e Monetizze e outras plataformas digitais, utilizando tráfego pago e orgânico, através do Google, Youtube, Facebook, Instagram, TikTok e outras redes sociais.

Após se cadastrar nas plataformas, o afiliado pode escolher um ou mais infoprodutos para anunciar, indicar e vender na internet em troca de um determinado percentual de comissão sobre cada venda.

Estamos falando de um tipo de negócio que vem crescendo muito nos últimos anos, e que já fez muita gente ganhar um verdadeiro mar de dinheiro, e com isso, mudar de vida.

Afiliado pode ser MEI: o que é o MEI para afiliados?

Agora que você já sabe o que um afiliado faz, é hora de começar a pensar na regularização das suas atividades, afinal, você precisará de um CNPJ para conseguir representar os melhores infoprodutores e infoprodutos do mercado.

Quando descobrem isso, muitos empreendedores digitais perguntam se o afiliado pode ser MEI – Microempreendedor Individual, um tipo de empresa com processo de abertura simplificado e impostos reduzidos.

Em meio a esse tipo de dúvida, precisamos esclarecer que durante muito tempo, isso era possível, pois os afiliados podiam utilizar o CNAE 7319-0/02 de promoção de vendas.

No entanto, como o novo CNAE para afiliados, essa possibilidade deixou de existir, já que o mesmo não faz parte do rol de atividades permitidas para microempreendedores individuais.

Afiliado pode ser MEI: qual o novo CNAE para afiliados?

De acordo com a Receita Federal, o CNAE 7490-1/04 – atividades de intermediação e agenciamento de serviços, é a opção correta para afiliados digitais.

Neste CNAE, o MEI para afiliados não é uma opção, mas em contrapartida, você pode ter acesso a regimes tributários econômicos como o Simples Nacional e o Lucro Presumido.

Veja resumidamente como funciona a tributação para afiliados:

  • Simples Nacional para afiliados: Tributação baseada no anexo V do Simples Nacional ou no anexo III, a depender da regra do fator R. Neste regime, é possível contribuir com alíquotas que iniciam em apenas 6% sobre o faturamento mensal.
  • Lucro Presumido para afiliados: Tributação também baseada no faturamento, com percentual de contribuição entre 13,33% e 16,33% ao mês.

Para escolher a opção mais econômica para sua realidade, é importante montar um planejamento tributário com o apoio de uma contabilidade especializada.

Qual a melhor forma de abrir uma empresa para afiliados?

Você já sabe que quando o assunto é como abrir uma empresa para afiliados digitais, o MEI para afiliados não é uma opção.

Além do limite de faturamento reduzido, que seria um dos motivos para tal vedação, temos ainda a questão do CNAE (tipo de atividade), conforme explicamos anteriormente.

Sendo assim, a melhor opção atualmente, é consultar uma contabilidade especializada, e com base nas orientações do contador solicitar a abertura de uma microempresa (ME).

Não tenha dúvidas, se você pretende atuar com a venda de infoprodutos na Hotmart ou em outras plataformas, você precisa investir na abertura de empresa, e neste cenário, abrir CNPJ como microempresa será sua melhor escolha.

Qual o grande risco do afiliado permanecer como MEI?

Muitos empreendedores digitais questionam se afiliado pode ser MEI, e mesmo após descobrir que não, insistem em atuar como microempreendedores individuais.

Não cometa esse tipo de erro, pois a qualquer momento a Receita Federal pode providenciar o seu desenquadramento de ofício, e lhe aplicar multas pesadas.

Além disso, assim que descoberto, você precisará pagar imposto retroativo dos últimos 5 anos, como se fosse uma empresa do Simples Nacional incluindo ainda, a cobrança de juros e correção sobre todo o período.

Afiliado pode ser MEI: como mudar de MEI para ME?

Agora, se você é afiliado, atua como Microempreendedor Individual, mas só agora tomou ciência dos riscos que está correndo, saiba que você precisa mudar de MEI para ME.

Essa mudança deve ser providenciada o mais rápido possível, e ao contrário do que muitos pensam, é um processo rápido e sem burocracia, já que tudo é conduzido pelo contador.

Com a mudança de MEI para ME, você manterá os seus negócios em situação regular, evitará problemas com o fisco, e além disso, ficará livre das restrições que o MEI para afiliados impõe, dentre elas:

  • Limite de faturamento;
  • Limite para contratação de funcionários;
  • Proibição para abertura de outras empresas;
  • Proibição quanto a inclusão de sócios no negócio.

Não tenha dúvidas, se você pretende crescer nos negócios digitais, precisa fazer a coisa certa e passar para a condição de microempresa, seja no Simples Nacional ou no Lucro Presumido.

Afiliado pode ser MEI: a importância da contabilidade especializada para afiliados digitais

Afiliado pode ser MEI? Você que chegou até aqui já sabe que não, e descobriu que a melhor alternativa é abrir uma microempresa.

No entanto, antes de finalizarmos este conteúdo, precisamos reforçar que independente do porte ou tipo de empresa adotado, o afiliado precisa de contador.

Existem algumas obrigações que você precisa manter em dia com o fisco, e, portanto, o apoio de uma contabilidade para afiliados é algo fundamental.

Sabendo disso, escolha uma contabilidade digital especializada e que entenda do seu negócio. Clique em um dos botões abaixo e tire suas dúvidas com o time de especialistas da Soluzione Negócios Digitais.

Você quer impulsionar o seu negócio digital?

Em 3 passos simples você entra em contato com nossos especialistas e contrata nossos serviços especializados.