Tributação para afiliados: Impostos sobre CNPJ com CNAE de intermediação de negócios

Tributação para afiliados - foto afiliada digital sorrindo em frente ao notebook fazendo vendas online

Tributação para afiliados, descubra nesse conteúdo, como declarar seus ganhos como afiliado, veja quanto imposto paga um afiliado e como é possível reduzir a sua tributação ao abrir um CNPJ.

O mercado de afiliados está em franca expansão. Não podemos negar, tem muita gente ganhando dinheiro ao intermediar a venda de ebooks, cursos online e outros infoprodutos na condição de afiliado.

No entanto, justamente em função disso, a Receita Federal tem apertado o certo e autuado muitos empreendedores que não estão declarando corretamente os seus rendimentos.

Você atua como afiliado em plataformas como Hotmart, Eduzz e Monetizze? Acompanhe esse conteúdo até o final e descubra como declarar e regularizar seus rendimentos.

Se preferir, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas com nossos especialistas, clicando em um dos botões abaixo.

Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais        Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais

Como declarar ganhos como afiliado?

Você que atua no mercado digital como afiliado e de forma isolada ou com outras rendas, recebe mais de R$ 1.903,98 por mês, tem duas opções para declarar os seus ganhos:

  • Declarar os ganhos como pessoa física;
  • Abrir uma empresa e declarar os ganhos como pessoa jurídica. 

No entanto, é importante destacar que não basta apenas declarar, é preciso saber como declarar e qual a melhor alternativa para pagar menos impostos.

Decidindo declarar os seus rendimentos como pessoa física, por exemplo, será preciso preencher mensalmente o Carnê Leão e recolher seus rendimentos com base nas alíquotas e deduções previstas na tabela abaixo:

Tabela Imposto de Renda Pessoa Física Soluzione Negócios Digitais

Como podemos observar, na declaração como pessoa física, a alíquota de contribuição sobre os seus rendimentos pode chegar a 27,50%.

Você declara os seus rendimentos no Imposto de Renda por meio do Carnê-Leão? Saiba que é muito provável que você esteja pagando mais impostos que o necessário.

Na maioria dos casos, quem escolhe a segunda opção, ou seja, decide abrir uma empresa e declarar os seus ganhos como pessoa jurídica, garante uma boa economia de impostos.

Para saber mais sobre a tributação para afiliados, continue conosco e confira o próximo tópico.

Tributação para afiliados: Quanto um afiliado paga de imposto?

Muitos afiliados preferem atuar como pessoa física e não regularizar as suas atividades por falta de orientação de uma contabilidade especializada em negócios digitais.

A maioria dos profissionais do mercado de afiliados digitais acredita que como pessoa jurídica vai pagar mais impostos e diminuir a sua renda. No entanto, o que acontece é justamente o contrário.

De acordo com a legislação em vigor, o CNAE para quem decide abrir um CNPJ para atuar como afiliado é o 7490-1/04 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.

Por sua vez, nesse CNAE, é possível optar por regimes como o Simples Nacional ou o Lucro Presumido e garantir uma boa economia no pagamento de impostos.

Tributação para afiliados no Simples Nacional

Quem decide abrir uma empresa para pagar os impostos no Simples Nacional e regularizar as suas atividades como afiliado digital, pode ser tributado com alíquotas a partir de 6% ao mês.

A tributação nesse caso, é baseada no Anexo III, cuja alíquota efetiva varia de 6% a 19,50% ou no Anexo V, cuja alíquota efetiva varia de 15,50% a 19,25%.

Na prática, o que determinará o Anexo de enquadramento, é o Fator R, índice que pode ser encontrado por meio da seguinte fórmula:

Fator R = massa salarial ÷ receita bruta

Para empresas com fator R maior ou igual a 28%, a tributação para afiliados ocorre no Anexo III.

Tabela Simples Nacional Anexo III

Por sua vez, para empresas com fator R menor que 28%, a tributação para afiliados ocorre no Anexo V.

Tabela Simples Nacional Anexo V

Tributação para afiliados no Lucro Presumido

Em alguns casos, o contador especializado em negócios digitais vai fazer um estudo tributário e recomendar o enquadramento do afiliado no Lucro Presumido.

Nesse regime de tributação, as alíquotas de contribuição para prestadores de serviços de intermediação de negócios, varia de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento mensal.

A depender da faixa de faturamento do afiliado, o Lucro Presumido pode ser mais vantajoso que o Simples Nacional.

Tributação para afiliados no Lucro Real

Por fim, quando falamos de regime tributário, não podemos deixar de comentar sobre o Lucro Real, apesar dessa opção não ser muito viável para afiliados digitais.

No Lucro Real, a tributação deixa de ser realizada sobre o faturamento e passa a ser calculada sobre o lucro líquido.

Contudo, em função da complexidade e alíquotas mais elevadas desse regime, ele acaba não sendo muito indicado.

Abertura de CNPJ para negócios digitais - vetor empreendedor de sucesso ideia de abertura de empresa

Afiliado pode ser MEI? Como abrir CNPJ?

Para finalizar o assunto, tributação para afiliados, precisamos destacar que quem trabalha com marketing de afiliados não pode ser MEI.

Isso acontece, pois, o CNAE 7490-1/04 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários, não está listado entre as atividades permitidas ao MEI.

No entanto, em todo caso, ao abrir um CNPJ e atuar no Simples Nacional ou no Lucro Presumido, é possível garantir uma boa economia de impostos.

Para definir o melhor tipo de empresa, você vai precisar de um contador especializado em negócios digitais que conheça a fundo a tributação do mercado digital e fazer um planejamento tributário antes de abrir um CNPJ.

Deseja declarar os seus ganhos, regularizar a sua situação e pagar menos impostos como afiliado? 

Não perca mais tempo, clique em um dos botões abaixo e entre em contato os consultores da Soluzione Negócios Digitais para contratar serviços de planejamento tributário, abertura de empresa e assessoria contábil para afiliados.

Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais        Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais

Você quer impulsionar o seu negócio digital?

Em 3 passos simples você entra em contato com nossos especialistas e contrata nossos serviços especializados.