Como fazer a emissão de nota fiscal para afiliados digitais: afiliado precisa emitir nota fiscal?

Como fazer a emissão de nota fiscal para afiliados digitais foto de afiliada emitindo notas fiscais

Como fazer a emissão de nota fiscal para afiliados digitais? O afiliado digital precisa emitir nota fiscal?

Se você é afiliado e possui dúvidas em relação à emissão de notas, você chegou ao lugar certo. Neste conteúdo, você vai conferir se realmente precisa emitir NF, além de tirar outras dúvidas sobre o assunto.

Para saber mais, atuar de forma regular e evitar problemas com o fisco, acompanhe esse conteúdo até o final ou entre em contato com um contador especialista em negócios digitais, clicando em um dos botões abaixo.

Como funciona o marketing de afiliados?

Antes de apresentar todos os detalhes sobre como fazer a emissão de nota fiscal para afiliados digitais , é importante que você entenda como funciona o marketing de afiliados e o que é afiliado digital.

Os programas de afiliados funcionam basicamente da seguinte forma:

1.Infoprodutor: Os infoprodutores idealizam e desenvolvem ebooks, cursos online e outros produtos digitais para venda na internet.

2.Plataformas de afiliados: Os infoprodutos são disponibilizados pelos produtores digitais em plataformas especializadas, como a Hotmart.

3.Afiliados: Anunciam e contribuem para a venda dos infoprodutos em troca de comissionamento sobre as vendas.

Nesse modelo de negócio, todos ganham uma parcela das vendas, incluindo o infoprodutor, as plataformas e os afiliados.

O marketing de afiliados e as plataformas especializadas como Hotmart, Eduzz, Monetizze, Clickbank, Afilio e Uol cresceram de forma significativa nos últimos anos, atraindo milhares de interessados em obter renda anunciando e vendendo produtos digitais.

Bom, agora que você já sabe como funciona o marketing de afiliados, é hora de conferir se é preciso e como fazer a emissão de nota fiscal para afiliados digitais.

É obrigatório fazer a emissão de nota fiscal para afiliados digitais?

Muita gente não sabe, mas o afiliado digital é obrigado a emitir nota fiscal. O afiliado é um prestador de serviços, e, portanto, está obrigado por força de lei a emitir notas fiscais.

Quando não faz isso, cabe ao infoprodutor emitir um RPA (Recibo de Pagamento de Autônomo) referente aos serviços prestados e ao pagamento da comissão.

No entanto, é importante destacar que sobre a emissão de RPA incide uma alíquota de 20% referente ao INSS patronal, o que aumenta a carga tributária do infoprodutor, que passa ser de responsabilidade deste recolher o imposto.

Por sinal, é justamente por isso que a grande maioria dos produtores digitais não aceitam afiliados que não possuem CNPJ e autorização para emitir nota fiscal.

Para quem o afiliado deve emitir a nota fiscal?

Ao contrário do que muitos pensam, o afiliado não deve emitir a nota fiscal em nome dos compradores, mas sim, contra o infoprodutor.

Na prática, funciona assim:

  1. O afiliado indica um infoproduto e atrai compradores;
  2. O infoprodutor registra as vendas e emite uma NFe de venda (DANFE) para os clientes;
  3. Por fim, o afiliado emite uma NFS – Nota Fiscal de Serviço no valor da sua comissão para o infoprodutor.

Agora que você já sabe que precisa emitir nota fiscal, é hora de descobrir como fazer a emissão de nota fiscal para afiliados digitais. Confira o próximo tópico!

Como fazer a emissão de nota fiscal para afiliados digitais de forma automatizada?

Quando o assunto é como fazer a emissão de nota fiscal para afiliados digitais, existem duas alternativas:

  • Emissão de nota fiscal eletrônica automatizada;
  • Emissão manual diretamente no site da prefeitura.

O modelo mais adotado atualmente na Hotmart afiliados e em outras plataformas é a emissão automatizada, com o uso de sistemas especialmente desenvolvidos para esse fim e integrados com as plataformas, como o Enotas e o Notazz.

Quem assina os sistemas automatizados conta com toda a praticidade de ter uma NF emitida de forma automática e sem dor de cabeça a cada venda emitida.

Com o uso de sistemas automatizados, o afiliado emite todas as notas que precisa e evita problemas com o fisco.

Como fazer a emissão de nota fiscal para afiliados digitais direto no site da prefeitura?

Já aqueles que optam pela emissão diretamente no site da Prefeitura, precisam acessar o site da Prefeitura e emitir as notas fiscais manualmente a cada venda realizada.

No entanto, é importante destacar que o processo manual requer tempo disponível para emissão das notas e está sujeito a erros, o que pode resultar em problemas com o fisco no futuro.

Não tenha dúvidas, quando o assunto é como fazer a emissão de nota fiscal para afiliados digitais, a emissão automatizada é a melhor opção.

Posso abrir um MEI para fazer a emissão de nota fiscal para afiliados?

Recentemente a Receita Federal definiu um novo CNAE para afiliados, o 7490-01/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.

Com base nesse CNAE, a Receita Federal deixou claro que afiliados digitais não podem abrir MEI – Microempreendedor Individual.

A solução nesse caso, é procurar o apoio de uma contabilidade especializada em afiliados digitais, abrir um CNPJ e emitir nota fiscal para afiliados no Simples Nacional ou Lucro Presumido.

Como abrir um CNPJ para afiliados ou migrar de MEI para ME?

Por fim, agora que você já sabe tudo sobre como fazer a emissão de nota fiscal para afiliados digitais, é hora de conferir o passo a passo para abrir CNPJ para o mercado digital ou migrar de MEI para ME e regularizar suas atividades.

O processo é relativamente simples, veja como funciona:

  1. Contrate uma contabilidade especializada em marketing digital e negócios digitais;
  2. Defina o tipo de empresa, regime tributário e CNAE com o auxílio do contador;
  3. Forneça os documentos básicos, exigidos para abertura de empresas;
  4. Adquira um certificado digital e-CPF e um e-CNPJ;
  5. Aguarde enquanto o contador registra e regulariza sua empresa.

Abrir um CNPJ para afiliados e regularizar suas atividades com o apoio de uma contabilidade especializada em negócios digitais é muito simples, e ainda pode garantir uma boa economia de impostos.

Para saber mais, entre em contato com o time de especialistas da Soluzione Negócios Digitais, clicando em um dos botões abaixo.

Você quer impulsionar o seu negócio digital?

Em 3 passos simples você entra em contato com nossos especialistas e contrata nossos serviços especializados.