Como emitir nota fiscal para coprodução: entenda a emissão das notas fiscais para coprodutores

Como emitir nota fiscal para coprodução imagem mesa coprodutos emissão de notas fiscais

Uma das principais dúvidas dos coprodutores em início de carreira, diz respeito a como emitir nota fiscal para coprodução. 

A emissão de notas fiscais de coprodução é obrigatória? Como emitir nota fiscal na condição de coprodutor pessoa física? Como emitir nota fiscal para venda de cursos online e ebooks?

Se você atua ou pretende atuar como coprodutor em plataformas como a Hotmart, Eduzz e Monetizze, você chegou ao lugar certo.

Nesse conteúdo, vamos esclarecer as principais dúvidas relacionadas a como emitir nota fiscal para coprodução e ajudar você a emitir as suas notas.

Para saber mais, acompanhe esse conteúdo até o final ou entre em contato conosco, clicando em um dos botões abaixo.

O que é coprodução digital?

Antes de falarmos sobre a emissão de notas, é importante compreender o que é coprodução digital. Afinal, o que é co-produtor? Quanto ganha um coprodutor?

Coprodução é uma parceria de coprodutores com infoprodutores para criação, lançamento e divulgação de um produto digital, seja ele um curso online, uma mentoria ou um ebook.

Em razão da sua participação e contribuição no desenvolvimento e também nos lançamentos digitais, esse profissional recebe um percentual sobre o resultado de vendas.

Não existe uma regra quanto ao percentual de participação do coprodutor, no entanto, ele precisa ser definido em contrato de coprodução e corretamente configurado na plataforma utilizada para venda dos produtos digitais.

Dentre os profissionais que costumam atuar como coprodutores, estão os editores de vídeo, designers, gestores de tráfego, social media, copywriters e alguns outros.

Como emitir nota fiscal para coprodutor na pessoa física?

Bom, agora que você já sabe o que é coprodução, é hora de conferir o que é preciso e como emitir nota fiscal para coprodução, começando pelos profissionais que atuam como pessoa física.

Iniciar no mercado de coprodução como pessoa física não é uma alternativa muito bem vista pelos infoprodutores que procuram uma parceria de coprodução.

Ao firmar parceria com um coprodutor pessoa física, o infoprodutor precisaria emitir RPA – Recibo de Pagamento Autônomo e arcar com uma elevada carga tributária.

Já o coprodutor, teria descontos significativos nos seus repasses em função de impostos como o IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física.

Todo esse transtorno acontece, pois, as pessoas físicas não possuem acesso e autorização do fisco para emissão de notas fiscais.

Diante disso, quando o assunto é como emitir nota fiscal para coprodução, a melhor alternativa é optar pela abertura de empresa e atuar como pessoa jurídica.

Como emitir nota fiscal para coprodutor na venda de cursos online?

Para emitir nota fiscal sobre a venda de cursos online, o coprodutor precisará de um CNPJ ativo, uma Inscrição Municipal válida e permissão da Prefeitura para emissão de notas fiscais de serviços, modelo NFS-e.

Normalmente, essas notas passam por um processo de split (divisão), permitindo que um percentual da carga tributária sobre a venda fique sob a responsabilidade do infoprodutor e a outra parcela para o coprodutor.

Por sinal, a divisão de impostos na emissão de notas fiscais é justamente um dos mais relevantes benefícios das parcerias de coprodução.

Se você pretende vender cursos online como co-produtor Hotmart ou em outra plataforma, mas ainda não possui CNPJ, entre em contato conosco, regularize sua situação e saiba mais sobre como emitir nota fiscal para coprodução.

Como emitir nota fiscal para coprodutor na venda de ebooks?

Já os co-produtores que atuam na venda de ebooks, precisam emitir notas fiscais do tipo DANFE, necessitando para tal de um CNPJ e uma Inscrição Estadual válida.

Na emissão de notas fiscais para a venda de ebooks, o processo é o mesmo citado no tópico anterior, ou seja, o infoprodutor e o coprodutor podem realizar um split, dividindo o valor das notas e por consequência a sua carga tributária em percentual proporcional a participação de cada parte nas vendas.

No entanto, é importante destacar que apesar da divisão, o comprador, ou seja, o cliente, receberá apenas uma nota fiscal.

Veremos no próximo tópico que existem sistemas de emissão de notas utilizados no marketing digital que contam com recursos para realização automática de split entre infoprodutores e coprodutores.

Como automatizar a emissão de notas fiscais dos serviços de coprodução?

Você sabia que não precisa emitir manualmente as suas notas de coprodução Hotmart ou de outras plataformas? 

Infoprodutores e coprodutores podem contratar sistemas automatizados para emissão de notas fiscais no mercado de infoprodutos, como o Enotas, o Notazz, entre outros.

Além de automatizar as vendas, esses sistemas permitem a distribuição de notas fiscais entre infoprodutores e coprodutores, permitindo que o empreendedor pague impostos somente sobre a parte de sua responsabilidade.

Para aproveitar os benefícios que esse tipo de sistema pode oferecer na gestão fiscal da sua empresa digital, basta assinar um dos planos oferecidos e seguir as orientações da contabilidade para correta configuração dos parâmetros de tributação dos sistemas.

Se você é infoprodutor ou coprodutor e precisa configurar os parâmetros de split e tributação em plataformas como a Hotmart, Eduzz, Monetizze, Notazz e Enotas, conte com o apoio do nosso time de especialistas.

Não há nada melhor que contar com uma contabilidade especializada no mercado digital, que realmente entenda do seu negócio, não é mesmo?

Conte com a Soluzione Negócios Digitais, entre em contato com o nosso time de especialistas em negócios do mercado digital e veja como emitir nota fiscal para coprodução da forma correta.

Como uma contabilidade pode ajudar na organização do coprodutor?

Você já sabe como emitir nota fiscal para coprodução e descobriu que não pode fazer isso como pessoa física.

Sendo assim, é horar de contar com uma contabilidade especializada em coprodutores para abrir CNPJ, regularizar suas atividades, emitir suas notas fiscais e ainda economizar no pagamento de impostos.

Abrir um CNPJ para coprodutor e atuar como pessoa jurídica é sem dúvidas, a melhor opção para o coprodutor.

Para saber mais, regularizar suas atividades e emitir suas notas, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco.

Veja o que podemos fazer por você:

  • Abertura de CNPJ;
  • Planejamento tributário para redução de impostos;
  • Orientação para configurar o split de notas fiscais;
  • Orientação para emissão de notas fiscais;
  • Apoio na gestão dos negócios;
  • Manutenção de todas as obrigações em dia com o fisco.

Entre em contato conosco para saber mais sobre como emitir nota fiscal para coprodução, estamos esperando por você!

Você quer impulsionar o seu negócio digital?

Em 3 passos simples você entra em contato com nossos especialistas e contrata nossos serviços especializados.