Como fazer uma parceria de coprodução na venda de produto digital?

Como fazer uma parceria de coprodução - fotos de coprodutor e coprodutora firmando parceria com aperto de mãos

Você sabe como fazer uma parceria de coprodução para venda de um produto digital? 

O mercado digital está em franca expansão, fato que tem gerado excelentes oportunidades para quem trabalha com serviços de infoprodução e coprodução relacionados a venda de cursos online e ebooks em plataformas digitais, como a Hotmart, Eduzz e Monetizze.

Dito isso, a boa notícia é que se você chegou até aqui em busca de mais informações sobre negócios digitais e contratos de produção, você está no lugar certo.

Neste conteúdo, vamos tirar as principais dúvidas sobre como fazer uma parceria de coprodução e como funcionam os contratos de coprodução para auxiliar você que pretende ganhar dinheiro nesse mercado.

Deseja saber mais detalhes e informações sobre o assunto e as oportunidades que o marketing digital e os infoprodutos podem oferecer? 

Continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final, ou se preferir, clique em um dos botões abaixo e entre em contato com um dos nossos especialistas em contabilidade para coprodutor.

Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais        Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais

O que é coprodução digital e o que faz um coprodutor?

Para que você compreenda como funciona e como fazer uma parceria de coprodução, precisamos antes de mais nada, detalhar as tarefas e o dia a dia do coprodutor.

No mercado digital, chamamos de coprodutor o profissional que auxilia o idealizador de um infoproduto como um curso online ou ebook na sua produção diretamente ou nas estratégias de lançamento e divulgação.

Em geral, os coprodutores ficam com a responsabilidade de definir estratégias de marketing digital, envolvendo anúncios patrocinados, 6 em 7, veiculação dos produtos digitais nas redes sociais e plataformas especializadas para alavancar as vendas.

Dentre os profissionais que costumam assumir projetos como coprodutor estão os gestores de tráfego, especialistas em social media e como não poderia ser diferente, as agências de lançamentos.

Você que está interessado nessa área, pode encontrar infoprodutores interessados em uma parceria de coprodução em diferentes plataformas, confira:

  • Como trabalhar de co-produtor na Eduzz: Para trabalhar como co-produtor na Eduzz, você deve receber por e-mail um link enviado por um infoprodutor cadastrado na plataforma.
  • Como ser um co-produtor na Hotmart: Para trabalhar como co-produtor na Hotmart você também deve receber por e-mail um link enviado por um infoprodutor com anúncios ativos na plataforma.
  • Como ser co-produtor Monetizze: Na Monetizze o processo é o mesmo, você precisa receber um convite por e-mail, enviado pelo infoprodutor parceiro.

Abertura de CNPJ para negócios digitais - vetor empreendedor de sucesso ideia de abertura de empresa

Qual a diferença de co-produtor, infoprodutor e afiliado digital?

Para quem está entrando para o mercado digital e busca uma parceria de coprodução, entender a diferença entre co-produtor, infoprodutor e afiliado digital é fundamental.

Confira os conceitos:

  • Infoprodutor: É o responsável por idealizar e produzir um infoproduto, como cursos online e ebooks.
  • Co-produtor: É o profissional que auxilia o infoprodutor no desenvolvimento do produto ou no seu lançamento em troca de um percentual sobre as vendas.
  • Afiliado: Afiliado digital é o profissional que trabalha na divulgação e venda dos infoprodutos em troca de comissões sobre as vendas, ou seja, uma espécie de representante comercial.

Como fazer uma parceria de coprodução?

Quando o assunto é como fazer uma parceria de coprodução, o infoprodutor ou o coprodutor precisa primeiramente, encontrar um interessado em firmar esse tipo de parceria.

Em geral, os infoprodutores procuram especialistas em lançamento de infoprodutos e em técnicas como o 6 em 7 para firmar uma parceria de co-produção voltada para escalar as vendas.

Uma vez encontrado o parceiro ideal, um acordo deve ser firmado entre as partes e celebrado via contrato de coprodução para segurança jurídica de ambas as partes envolvidas no negócio.

Como fazer uma parceria de coprodução: a importância do contrato de coprodução

Quando o assunto é a parceria de coprodução, a celebração de um contrato é fundamental para que o acordo entre as partes seja selado de forma segura.

Diante disso, o infoprodutor precisa saber como fazer um bom contrato de coprodução, ou então, contar com uma contabilidade especializada em negócios digitais que o oriente nesse processo.

Nesse tipo de contrato devem constar itens como:

  • Objeto do contrato;
  • Responsabilidades;
  • Prazo;
  • Garantia;
  • Pagamento;
  • Obrigações;
  • Propriedade intelectual.

Como fazer uma parceria de coprodução: como funciona o pagamento?

Em uma parceria de co-produção o pagamento do coprodutor é realizado com base em um percentual sobre as vendas, definido no contrato celebrado entre as partes e nas configurações da plataforma utilizada para venda dos infoprodutos.

As principais plataformas digitais do mercado, dentre elas, Hotmart, Eduzz e Monetizze já contam com esse tipo de recurso, permitindo a configuração do percentual a ser repassado para o co-produtor a cada venda.

Além disso, é possível realizar um split das notas fiscais de vendas, dividindo não somente as receitas, mas também a tributação e o valor dos impostos devidos sobre as vendas.

Por falar no pagamento do coprodutor, você sabe quanto ganha um coprodutor digital?

O valor varia de acordo com o definido no contrato celebrado entre as partes, mas em geral é de cerca de 30% sobre o valor das vendas.

Contabilidade especializada em negócios digitais - vetor contador especializado planejamento tributário copiar

Preciso abrir CNPJ para fazer uma parceria de coprodução?

Vamos falar aqui sobre a abertura de empresa para coprodutores, qual a necessidade de abrir um CNPJ para fazer parcerias de co-produção.

É muito importante nessa relação entre co-produtor e especialista, tomar alguns cuidados que já falamos durante o conteúdo.

Porém um ponto muito interessante a observar é sobre como fica a gestão financeira das duas empresas.

A melhor forma de manter o controle financeiro é fazer a abertura de uma SPE, uma Sociedade de Propósito Específico, onde pode ser entre duas pessoas jurídicas ou pessoas físicas.

Vai ser necessário um escritório de contabilidade especializado no mercado digital para executar o passo a passo da abertura de empresa, que mesmo parecendo ser simples, é necessário um conhecimento abrangente sobre a área.

O contador especializado em negócios digitais vai fazer um estudo tributário, definindo assim o CNAEs adequados para atividades de coprodução, para então a sua empresa digital pagar o menor imposto possível.

Além de definir o melhor regime tributário, ele vai fazer o enquadramento da empresa na melhor natureza jurídica e ainda elaborar o contrato social e acordo de sócios exclusivos para a sua empresa de coprodução.

Como fazer uma parceria de coprodução: a importância da contabilidade

Agora que você já sabe como fazer uma parceria de coprodução, é hora de destacarmos a importância da contabilidade especializada para a organização fiscal e tributária das parcerias de co-produção.

Uma contabilidade especializada em coprodutores, pode contribuir tanto para o infoprodutor, como também para o coprodutor.

Primeiramente, o contador deve orientar os profissionais e empreendedores digitais a abrir CNPJ para pagar menos impostos.

Na sequência, o contador especializado, fica responsável por auxiliar na gestão contábil, financeira, tributária e trabalhista de ambas as partes, garantindo a segurança jurídica do negócio e ao mesmo tempo evitando problemas com o fisco.

Procurando uma contabilidade especializada para fornecer assessoria e legalizar suas atividades relacionadas a venda de infoprodutos e contratos de coprodução?

Conte com o apoio da Soluzione Negócios Digitais, entre em contato conosco e converse com um contador especializado no mercado digital.

Vamos esclarecer todas as suas dúvidas e contribuir para o sucesso do seu negócio. Não perca mais tempo, conte com quem realmente entende do assunto, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais        Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais

Você quer impulsionar o seu negócio digital?

Em 3 passos simples você entra em contato com nossos especialistas e contrata nossos serviços especializados.