CNAE para coprodutores: quais os CNAEs para coprodução no marketing digital?

CNAE para coprodutores - imagem de coprodutor e infoprodutor firmando parceria de coprodução com aperto de mãos

Qual o CNAE para coprodutores? Você sabe qual o CNAE correto para atividade de co-produção?

Neste conteúdo, a Soluzione Negócios Digitais, vai esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, e além disso, falar sobre itens importantes, incluindo:

  • Como abrir CNPJ para co-produção;
  • Importância da contabilidade para co-produtores;
  • Planejamento tributário e redução de impostos;
  • Dentre outros itens importantes.

Para saber mais, não cometer erros na definição das atividades que precisam constar no seu CNPJ, continue conosco ou clique em um dos botões abaixo e fale com um contador especialista.

O que é e o que faz um coprodutor?

Antes de entrarmos no assunto CNAE para coprodutores, propriamente dito, precisamos entender o que faz um co-produtor e qual a sua função no marketing digital.

O coprodutor é o profissional ou agência de marketing que se associa a um infoprodutor para montar uma parceria de coprodução visando a realização de lançamentos digitais e a venda de infoprodutos em plataformas de conteúdo, como Hotmart, Eduzz, Monetizze e Kiwify.

Em geral, os coprodutores ficam responsáveis pela gestão de tráfego e pelo processo de lançamento de determinado infoproduto, no entanto, não há uma regra, e na prática, eles podem assumir outras tarefas. 

Cada coprodutor pode trazer habilidades e conhecimentos específicos para o projeto, e a colaboração com o infoprodutor pode melhorar a qualidade do produto final e aumentar a visibilidade dos infoprodutos.

O que é CNAE e qual a sua importância?

CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas, é uma estrutura padronizada utilizada pelo governo brasileiro para categorizar as atividades econômicas desenvolvidas pelas empresas.

Cada empresa precisa ter no mínimo um código CNAE associado ao seu CNPJ, e a correta escolha deste código é fundamental, já que ele tem interferência direta na tributação e no valor dos impostos a serem recolhidos.

Qual o CNAE para coprodutores: quais as atividades e CNAEs posso usar para coprodução?

Como não existe um CNAE para coprodução específico, as alternativas mais indicadas e utilizadas atualmente são as seguintes:

  • CNAE 4761-0/01 – para coprodução na venda de e-books;
  • CNAE 8599-6/04 – para coprodução na venda de cursos e treinamentos online.

Vale destacar que em uma parceria de coprodução para lançamentos digitais e venda de infoprodutos em plataformas de conteúdo digital, tanto o infoprodutor, quanto o coprodutor, precisam escolher um CNAE compatível com suas atividades.

Para isso, o ideal é contar com o suporte e orientação de uma contabilidade especializada em negócios digitais.

Qual o CNAE para coprodutores MEI?

Quando o assunto é o CNAE para coprodutor, muitos questionam se os coprodutores podem ser MEI – Microempreendedor Individual.

Em meio a esse tipo de dúvida, a boa notícia é que “Sim”, por meio dos seguintes códigos de atividades permitidos no MEI:

  • CNAE 8599-6/04 – Instrutor de cursos gerenciais independente
  • CNAE 5811-5/00 – Editor(a) de livros independente
  • CNAE 4761-0/01 – Livreiro independente

No entanto, por mais que exista um código CNAE para venda de cursos online e mentorias, que possa ser utilizado pelos Microempreendedores Individuais, abrir esse tipo de empresa não é a melhor opção para o coprodutor.

Isso acontece, porque o limite de faturamento anual do MEI é de apenas R$ 81 mil, valor que é insuficiente para quem pretende participar de um lançamento digital.

Como MEI, você possivelmente vai estourar o limite de faturamento no primeiro lançamento e dentre outras coisas, pode precisar pagar impostos retroativos, com juros e multas.

Para coprodutor não vale a pena ser MEI, e se por falta de orientação você abriu esse tipo de empresa, saiba que é possível solicitar o desenquadramento do MEI e mudar de MEI para ME.

Qual a importância do CNAE para coprodutores na tributação?

A escolha do CNAE para coprodutores é fundamental para que o coprodutor se mantenha em dia com o fisco, e mais do que isso, para a sua economia no pagamento de impostos nos serviços de coprodução.

Com o código de atividade incorreto, o seu CNPJ pode ser vinculado a um modelo de tributação e carga tributária onde no final das contas, você pagará mais impostos que o necessário.

Por sua vez, com o código correto, você pode ser enquadrado no Simples Nacional anexo III, com alíquota a partir de 6% sobre o faturamento ou no Lucro Presumido, com alíquota entre 13,33% e 16,33% ao mês.

Conte com a Soluzione Negócios Digitais para escolher o CNAE para coprodutores correto e pagar menos impostos.

A importância da contabilidade para coprodutores para abertura de empresa e gestão contábil

O apoio de uma contabilidade especializada para coprodutores é fundamental para que o profissional e empreendedor do meio digital mantenha suas obrigações em dia com o fisco.

Aqui na Soluzione, por exemplo, temos um time de especialistas que vai ajudar você em uma série de itens, incluindo:

  • Abertura e legalização do seu CNPJ;
  • Escrituração fiscal e contábil;
  • Entrega de obrigações acessórias;
  • Planejamento tributário e redução da carga tributária.

Como abrir uma empresa de coprodução: passo a passo para abrir CNPJ para coprodutores

Agora que você já sabe qual é o CNAE para coprodutores, é hora de conferir em um passo a passo, o que é preciso para abrir o seu CNPJ para coprodutores e se manter em dia com o fisco.

Veja como funciona o processo para abertura de empresa:

  1. Contrate uma contabilidade especializada em negócios digitais;
  2. Com a orientação do contador, escolha os CNAEs para atividades de coprodução;
  3. Também com o apoio do contador, elabore um contrato social;
  4. Adquira um certificado digital A1 para assinatura eletrônica de documentos;
  5. Separe os documentos solicitados pelo contador;
  6. Aguarde a emissão do seu CNPJ e Alvará de Funcionamento.

Assim que toda documentação estiver em ordem, você poderá iniciar suas parcerias de coprodução, vender seus infoprodutos e emitir notas fiscais.

Deseja saber mais sobre o CNAE para coprodutores, abrir o seu CNPJ e receber a orientação de especialistas no assunto? 

Se a sua resposta foi “Sim”, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco. Para o nosso time, será um imenso prazer contribuir para a sua jornada empreendedora.

Você quer impulsionar o seu negócio digital?

Em 3 passos simples você entra em contato com nossos especialistas e contrata nossos serviços especializados.