Pensando em como abrir uma agência de publicidade, mas não sabe exatamente por onde começar e o que é preciso para montar o seu negócio?
Neste conteúdo, a Soluzione Negócios Digitais, sua assessoria contábil especializada em empresas do mercado digital, apresenta todas as informações que você precisa e um passo a passo completo para abertura da sua empresa.
Confira neste conteúdo o que faz uma agência de publicidade, entenda como funciona a tributação para agências de publicidade e confira um passo a passo completo para abrir e regularizar o seu negócio.
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O que faz uma agência de publicidade?
De acordo com a legislação em vigor, as agências de publicidade estão vinculadas ao CNAE 7311-4/00 Agências de publicidade que engloba as seguintes atividades:
- A criação e a produção de campanhas de publicidade para qualquer finalidade, para veiculação em quaisquer tipos de veículos de comunicação;
- A colocação, em nome de clientes, de material publicitário em jornais, revistas, rádio, televisão, internet e em outros veículos de comunicação;
- Os representantes dos veículos de comunicação para venda de tempo ou espaço de publicidade a clientes;
- A prestação de serviços para merchandising em rádio e televisão.
Basicamente, esse tipo de empresa está dedicada ao desenvolvimento de comerciais, propagandas e peças de publicidade para veiculação por meio de diferentes canais de comunicação.
Para cumprir a sua missão, esse tipo de empresa conta com profissionais de diferentes áreas, incluindo publicitários, editores de vídeo, social media e design gráfico.
Como funciona a tributação para uma agência de publicidade?
Quando o assunto é como abrir uma agência de publicidade, um dos assuntos que costuma gerar o maior número de dúvidas nos empreendedores é a tributação desse tipo de negócio.
A escolha da tributação correta é fundamental para que a empresa consiga ser lucrativa, evitando pagar mais impostos que o necessário.
Com o apoio de uma contabilidade especializada em agências de publicidade, é possível escolher o melhor regime tributário para os seus negócios, dentre as seguintes opções:
- Simples Nacional: podem optar por esse regime tributário as agências que faturam até R$ 4,8 milhões por ano com a alíquota efetiva de entre 6% e 19,50%;
- Lucro Presumido: as agências de publicidade podem faturar nesse regime de tributação até R$ 78 milhões ao ano e são tributadas com alíquotas que variam de 13,33% a 16,33% a depender da cidade de instalação da empresa;
- Lucro Real: para agências que faturam acima de R$ 78 milhões ao ano com a tributação sobre o lucro da empresa.
Conte com o apoio do nosso time de especialistas e descubra qual o regime tributário mais econômico para abertura de empresas na área de publicidade com um planejamento tributário.
Posso abrir uma agência de publicidade como MEI?
Por fim, quando o assunto é como abrir uma agência de publicidade, é importante esclarecer que agência de publicidade não pode ser MEI.
O MEI é restrito a determinadas atividades, das quais, o CNAE 7311-4/00 Agências de publicidade, não está incluso.
A melhor opção quando o empreendedor digital precisa abrir um CNPJ sabendo que não pode abrir um MEI, é fazer a abertura de uma empresa enquadrada na natureza jurídica SLU.
Qual a melhor natureza jurídica para abrir uma agência de lançamentos?
Para abrir uma empresa no Brasil, é necessário um passo a passo que inclui a estruturação da empresa, e dentre vários detalhes, um deles é a natureza jurídica também chamada de tipo de empresa.
A natureza jurídica vai definir a responsabilidade jurídica do empresário sobre o negócio, por isso é muito importante escolher corretamente, sendo necessário um contador especializado para fazer a abertura da empresa.
Existem vários tipos de empresas disponíveis e vamos nos atentar às principais para agências de lançamentos:
Sociedade Empresária Limitada: é o tipo de empresa mais adequado para quem vai empreender com sócios, pois separa o patrimônio pessoal da responsabilidade jurídica da empresa, e ainda dá liberdade de abrir outro CNPJ;
Sociedade Limitada Unipessoal: com a criação da lei da liberdade econômica foi criada a SLU, que tem as mesmas características da Sociedade Empresária LTDA, com a diferença de não precisar de sócio.
A criação da SLU foi muito importante para acabar com a prática de usar um sócio laranja para abrir uma sociedade empresária e evitar a necessidade de abrir um Empresário Individual ou a extinta Eireli, sendo esta, o tipo de empresa individual mais usada hoje;
Empresário Individual: nessa natureza jurídica o empresário pode abrir empresa sem sócios, porém não tem segurança patrimonial, ficando os seus bens pessoais em risco.
Existe uma forma de abrir empresa que é a SPE, Sociedade de Propósito Específico, a melhor forma de abrir uma empresa.
Nesse tipo de parceria, os sócios pessoas física ou jurídica, formalizam uma sociedade com propósito específico de um projeto como o lançamento de um infoproduto por exemplo, e formalizam o acordo com condições exclusivas como tempo de duração e condições contratuais.
Esse tipo de sociedade é o mais indicado para agências de publicidade e para parcerias de negócios digitais como coprodução, por exemplo.
Como abrir uma agência de publicidade: Passo a Passo para abrir um CNPJ
Agora que você já sabe o que faz e como funciona a tributação desse tipo de negócio é hora de conferir o passo a passo e descobrir como abrir uma agência de publicidade.
Abrir uma agência de publicidade pode ser muito mais fácil e rápido do que você imagina, para isso, basta seguir o passo a passo:
- Contrate uma contabilidade especializada como a Soluzione Negócios Digitais;
- Forneça os documentos solicitados pelo contador, incluindo RG, CPF e comprovante de residência;
- Defina o endereço comercial onde indicamos por segurança, abrir CNPJ em endereço fiscal;
- Defina em conjunto com o seu contador, a natureza jurídica e o regime tributário da sua empresa;
- Elabore o Contrato Social para registro da empresa na Junta Comercial;
- Aguarde o registro da empresa na Receita Federal e a emissão do CNPJ;
- Aguarde enquanto o contador solicita à Prefeitura a Inscrição Municipal e o Alvará de Funcionamento da sua empresa;
- Adquira um certificado digital pessoa física e um pessoa jurídica.
Por fim, assim que a sua empresa estiver com o CNPJ, a Inscrição Municipal e o Alvará de Funcionamento, ela estará apta para iniciar suas atividades.
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