Contabilidade para Agências de Lançamentos: tributação e regularização do lançador digital
Procurando uma contabilidade para agências de lançamentos que conheça de perto e entenda o funcionamento do seu negócio?
Se a sua resposta foi “Sim”, você chegou ao lugar certo. Neste conteúdo, você vai descobrir como uma contabilidade pode ajudar a sua empresa a se regularizar e pagar menos impostos.
Conte com o apoio de contadores especializados e profissionais que realmente entendem do negócio da sua empresa, conheça a Soluzione Negócios Digitais e o trabalho que desenvolvemos para tornar as agências de lançamentos mais lucrativas.
Para saber mais, acompanhe esse conteúdo até o final, ou se preferir, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!
O que faz uma agência de lançamentos digitais?
Antes de entender como regularizar uma agência de lançamentos e conhecer as suas formas de tributação, precisamos analisar o que é uma agência de lançamentos e os serviços prestados por esse tipo de empresa.
Uma agência de lançamentos é um tipo de negócio muito semelhante às agências de marketing digital que conhecemos, no entanto, com foco direcionado ao lançamento de infoprodutos, como cursos online e ebooks.
Na prática e no seu dia a dia, essas empresas fornecem serviços e assessoria para infoprodutores que desejam lançar e escalar as vendas dos seus produtos digitais.
As agências de lançamentos desenvolvem campanhas completas no meio digital, tornando infoprodutos conhecidos e desejados pelo público, fato que por consequência, impulsiona as vendas.
Por sua vez, para cumprir a sua missão, essas agências contam com uma gama de profissionais composta por:
- Social Media;
- Gestores de Tráfego;
- Analistas de SEO;
- Redatores;
- Designers;
- Desenvolvedores Web;
- Estrategistas de marketing.
Bom, agora que você já sabe o que faz uma agência de lançamentos, é hora de entender como funciona a contabilidade para agências de lançamentos e descobrir a sua importância no planejamento tributário e na regularização de empresas do setor.
Como funciona uma contabilidade para agências de lançamentos?
A contabilidade para agências de lançamentos pode fazer muito por empresas do setor, uma vez que entende do segmento e possui consultores e contadores especializados em negócios digitais.
A contabilidade especializada em negócios digitais, ajuda empresas do mercado digital a fazer escolhas assertivas e garantir economia no pagamento de impostos.
Além disso, quem contrata a assessoria contábil de um escritório de contabilidade especializado, fica tranquilo e sabe que não terá nenhum tipo de problema com o fisco, pois as suas obrigações como empresa serão mantidas em dia.
Dentre as principais atribuições da contabilidade para agências de lançamentos e lançador digital, podemos destacar:
- Assessoria na regularização de empresas;
- Planejamento tributário para redução de impostos;
- Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
- Registro de funcionários;
- Emissão e cálculo de guias;
- Entrega de obrigações acessórias;
- Apresentação de relatórios que apoiam a gestão dos negócios.
Contabilidade para agências de lançamentos: Como pagar menos impostos?
O apoio e assessoria especializada de uma contabilidade para agências de lançamentos, é o caminho para quem busca redução e economia de impostos.
Um contador especializado em contabilidade para o mercado digital é o profissional certo para contribuir com empreendedores que desejam expandir e escalar os seus negócios.
Confira como funciona a tributação para agências de lançamentos e descubra como é possível garantir uma boa economia.
Simples Nacional
Em geral, as agências de lançamentos são enquadradas no CNAE 7311-4/00 Agências de publicidade que é destinado a empresas que atuam na criação e produção de campanhas de publicidade para qualquer finalidade, para veiculação em quaisquer tipos de veículos de comunicação.
Atuando nesse CNAE, caso venha a ser optante pelo Simples Nacional, esse tipo de empresa poderá ser tributada em um dos anexos abaixo:
Anexo III
Para empresas com fator R (despesas com folha de pagamento) em volume igual ou superior a 28% do seu faturamento.
Alíquota efetiva, ou seja, já considerando as deduções acima, entre 6% e 19,50%.
Anexo V
Para empresas com fator R (despesas com folha de pagamento) em volume inferior a 28% do seu faturamento.
Alíquota efetiva, ou seja, já considerando as deduções acima, entre 15,50% e 19,25%.
Lucro Presumido
Por sua vez, no Lucro Presumido, a tributação para empresas que atuam no CNAE 7311-4/00 Agências de publicidade, pode variar de 13,33% a 16,33%.
A alíquota em questão é composta por 11,33% em impostos federais e uma contribuição de 2% a 5% em ISS (imposto municipal).
Lucro Real
Por fim, no Lucro Real, regime tributário destinado a grandes empresas, a tributação é realizada com base no lucro líquido e nas seguintes alíquotas:
- IRPJ: 15%
- CSLL: 9%
- COFINS: 7,6%
- PIS: 1,65%
- IR Adicional: 10% sobre o lucro trimestral superior a R$ 60 mil
Vale lembrar que as opções e regras de tributação acima são atribuídas a empresas no CNAE 7311-4/00. Caso a sua agência também atue em atividades de coprodução essa sistemática pode mudar um pouco.
Agência de lançamento pode ser MEI?
Infelizmente uma agência de lançamento não pode ser MEI, por vários motivos, dentre eles:
- A atividade não é permitida ao MEI;
- O limite de faturamento reduzido inviabilizaria o negócio;
- Permissão para contratar apenas 1 funcionário, inviabilizaria a montagem de equipes.
Para saber mais e descobrir a melhor opção para o seu negócio, clique em um dos botões ao final da página e consulte um dos nossos contadores.
Contabilidade para agências de lançamentos: Como abrir CNPJ?
Para evitar problemas com o fisco, declarar todos os seus rendimentos, emitir nota fiscal e recolher os impostos devidos sobre suas atividades, as agências de lançamentos precisam abrir um CNPJ.
A boa notícia, é que com o apoio de uma contabilidade para agências de lançamentos, tudo fica mais fácil.
Confira o passo a passo para abrir um CNPJ para Agências de lançamentos:
- Providencie as cópias do RG, CPF e comprovante de endereço;
- Adquira um certificado digital de pessoa física, o e-CPF;
- Elabore juntamente com um contador, um contrato social;
- Registre o contrato social na Junta Comercial;
- Faça o cadastro do CNPJ na Receita Federal;
- Registre o CNPJ na prefeitura para obter a Inscrição Municipal;
- Adquira um certificado digital de pessoa jurídica, o E-CNPJ.
Após esse passo a passo, sua agência de lançamentos digitais estará apta para emitir as notas fiscais.
Entretanto, esse processo pode parecer simples, mas não se engane, será melhor contratar uma contabilidade especializada para abrir a sua empresa.
Após obter o CNPJ, a sua empresa obrigatoriamente precisará de um contador especializado para prestar a escrituração contábil. Porém, o ideal é que contrate uma contabilidade especializada para te apoiar nas tomadas de decisões.
Entre em contato conosco e veja como abrir a sua empresa, regularizar contratos e documentos em poucos passos e sem qualquer complicação.