Contabilidade para Gamers e Streamers: Tributação e regularização de ganhos das plataformas
É cada vez maior o número de profissionais que gerenciam negócios no mercado gamer e que, em virtude disso, precisam do apoio especializado de uma contabilidade para gamers e streamers.
Trabalhar fazendo aquilo que mais gosta, sendo remunerado por plataformas como a Twitch, o YouTube Gaming e o Facebook Gaming pela transmissão de jogos em tempo real da Steam e outras plataformas pode parecer um sonho, mas é perfeitamente possível.
Tem muita gente ganhando dinheiro enquanto se diverte, fazendo transmissões ao vivo pela internet.
No entanto, nem todos sabem que precisam regularizar suas atividades para evitar problemas com o fisco e pagar menos impostos.
Sabendo disso, a Soluzione Negócios Digitais, sua contabilidade especializada no mercado digital, oferece serviços completos em assessoria contábil para gamers e streamers.
Deseja saber mais sobre a contabilidade para gamer e streamer e descobrir como podemos ajudar você?
Clique em um dos botões abaixo e fale com um dos nossos especialistas ou acompanhe esse conteúdo até o final.
Pessoa Física ou Jurídica, o que é melhor para gamers e streamers?
A maior parte dos empreendedores que começam a ganhar dinheiro com a transmissão de jogos e atividades de stream em plataformas como a Twitch e o YouTube, fazem isso de forma despretensiosa e inicialmente como diversão.
No entanto, em muitos casos, quando percebem, esses empreendedores do mercado gamer estão faturando uma boa quantia em verbas de plataformas como Twitch, Facebook Gaming, Youtube Gaming, patrocínios e outras fontes de receita.
Sendo assim, é preciso regularizar seus ganhos nessas plataformas e começar a declarar os rendimentos ao fisco. É então que surge a dúvida: é melhor atuar como gamer pessoa física ou jurídica?
A contabilidade para gamers e streamers pode responder a essa pergunta, utilizando como parâmetro a tabela do Imposto de Renda Pessoa Física.
De acordo com a legislação do Imposto de Renda, os rendimentos de pessoas físicas estão sujeitos à seguinte tributação:
Sendo assim, a depender dos rendimentos mensais do gamer, atuar como pessoa jurídica se torna uma opção muito mais vantajosa.
Contabilidade para gamers e streamers: Como funciona a tributação?
De acordo com a contabilidade para gamers e streamers, esse tipo de atividade precisa ser enquadrada no CNAE 5911-1/99 – atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente que compreende a produção de filmes destinados à difusão (broadcasting) pela televisão e pela internet produzidos fora dos estúdios de televisão.
Por sua vez, nesse CNAE, os profissionais que atuam em plataformas como a Twitch, o YouTube e o Facebook Gaming podem optar pelo Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
Simples Nacional para gamers e streamers
No Simples Nacional, gamers e streamers podem ser tributados no Anexo III ou no Anexo V a depender do resultado do seu FATOR R, calculado com base na seguinte fórmula:
Fator R = massa salarial ÷ receita bruta
Caso o Fator R seja maior ou igual a 28% a empresa é tributada no Anexo III, caso contrário no Anexo V.
Anexo III – Alíquotas efetivas entre 6% e 19,50% sobre o faturamento mensal.
Anexo V – Alíquotas efetivas entre 15,50% e 19,25% sobre o faturamento mensal.
Lucro Presumido
Por sua vez, no Lucro Presumido, gamers e streamers são tributados com alíquota efetiva entre 13,33% e 16,33% sobre o seu faturamento.
A alíquota exata de contribuição daqueles que optam pelo Lucro Presumido depende da alíquota de ISS praticada pelo seu município.
Lucro Real
Por fim, gamers e streamers ainda podem optar pelo Lucro Real. No entanto, essa opção não é indicada para aqueles que faturam mais de R$ 78 milhões ao ano.
O Lucro Real é um regime tributário de alta complexidade e carga tributária elevada, calculada sobre o lucro das empresas.
Gamers e streamers podem ser MEI?
De acordo com a legislação em vigor e com o Comitê Gestor do Simples Nacional, gamers e streamers não podem ser MEI.
O impedimento está relacionado ao tipo de atividade e CNAE 5911-1/99, que não está presente no rol de atividades permitidas ao MEI.
Como abrir uma empresa e CNPJ para gamers e streamers?
Você que acompanhou esse conteúdo até aqui, já percebeu que com o apoio de uma contabilidade para gamers e streamers é possível abrir um CNPJ e pagar menos impostos.
Com o apoio de uma assessoria contábil especializada, muitos profissionais da área deixam de ser tributados em 27,50% ao mês e passam a ser tributados com alíquotas bem menores, a partir de 6% no Simples Nacional ou 13,33% no Lucro Presumido.
Agora confira o passo a passo para abrir uma empresa:
- Definição do endereço comercial, que pode ser um coworking;
- Definição das atividades da empresa;
- Elaboração do contrato social e acordo de sócios;
- Registro do contrato social na Junta Comercial;
- Solicitação do CNPJ na Receita Federal;
- Inscrição Municipal na prefeitura;
- Aquisição do certificado digital para escrituração contábil;
Lembrando que para abrir uma empresa, o melhor é que um contador especializado seja contratado, pois é ele quem tem o conhecimento para estruturar a sua empresa desde um endereço fiscal e um contrato social bem elaborado, até a escolha do regime de tributação ideal para o seu tipo de atividade.
Aumente os seus lucros, conte com o apoio de uma contabilidade para gamer e streamer, abra um CNPJ e garanta economia no pagamento de impostos.
Clique em um dos botões abaixo e solicite agora mesmo a abertura da sua empresa!