Imposto de Renda para Youtubers: como pagar e declarar IRPF sobre ganhos do Adsense

Imposto de Renda para Youtubers - foto leão da Receita Federal

Como funciona o Imposto de Renda para youtubers? O profissional que atua como youtuber precisa declarar Imposto de Renda?

A declaração de Imposto de Renda é um dos assuntos que mais geram dúvidas entre youtubers e outros profissionais do mercado digital.

Se você recebe ganhos do Adsense, é importante ter atenção para não cair na malha fina ou pagar mais impostos que o necessário.

Você sabe quanto um youtuber paga de imposto? Será que vale a pena abrir empresa para declarar os ganhos do Google Adsense?

Acompanhe esse conteúdo até o final, ou clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco para tirar suas dúvidas.

Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais        Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais

O que é e como funciona o Imposto de Renda para youtubers?

De acordo com a legislação em vigor, os youtubers e outros profissionais do mercado digital que recebem rendimentos como pessoa física precisam declarar o Imposto de Renda (IRPF).

Diante disso, você que possui um canal no YouTube, e é monetizado através do Adsense, mas nunca declarou os seus rendimentos ao fisco, precisa regularizar a sua situação o quanto antes para evitar a aplicação de multas e sanções por parte da Receita Federal.

Contabilidade especializada em negócios digitais - vetor contador especializado planejamento tributário copiar

Quando e como pagar o Imposto de Renda para youtubers?

O Imposto de Renda para youtubers, deve ser pago mensalmente, desde que as receitas do Adsense ultrapassem a faixa de isenção do Imposto de Renda da pessoa física, apresentada abaixo:

Se você atua como youtuber pessoa física e as suas receitas ultrapassam a faixa de isenção, você precisa preencher o Carnê-Leão, calcular os tributos e emitir a DARF (guia) para pagamento do Imposto de Renda sobre os seus rendimentos.

Após a emissão da DARF, providencie o seu pagamento dentro do prazo, ou seja, até o dia 20 do mês seguinte ao recebimento das receitas, evitando assim, a aplicação de juros e multas.

É importante destacar que sobre as guias em atraso incide juro de 1% ao mês, mais multa de 0,33% ao dia.

Como declarar rendimento com o Google Adsense?

Para declarar rendimento com o Google Adsense e pagar o Imposto de Renda para Youtubers, você precisará do apoio e assessoria de uma contabilidade especializada em negócios digitais.

Após contratar uma contabilidade especializada em youtubers, consulte mensalmente o seu extrato, verifique o valor do pagamento realizado pelo Adsense e informe ao seu contador.

Por sua vez, o contador providenciará o preenchimento do Carnê Leão Web e a geração da guia DARF para pagamento do Imposto de Renda.

Além disso, você receberá orientação sobre como fazer restituição do Imposto de Renda anual e acompanhar o status da sua declaração no site Meu Imposto de Renda.

Como e quando declarar Imposto de Renda para youtubers?

Você já sabe, o youtuber é obrigado a declarar o IR mensalmente por meio do Carnê Leão e que ao não fazer isso, corre o risco de cair na malha fina e sofrer com diversas sanções.

Muitos profissionais que atuam em plataformas como o YouTube não sabem, mas o fato de não declarar o Imposto de Renda sobre os seus rendimentos é um crime de sonegação fiscal, previsto na Lei 8.137/90, com pena que vai de multa a prisão.

Veja o que diz o trecho da Lei:

“Art. 1° Constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e qualquer acessório, mediante as seguintes condutas:

I – omitir informação, ou prestar declaração falsa às autoridades fazendárias….

….Pena – reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.”

Portanto, não tente omitir informações do fisco, conte com o apoio dos nossos contadores, preencha o Carnê Leão, recolha o imposto devido e permaneça em dia com suas obrigações fiscais.

Quanto de imposto paga um youtuber?

Você que possui ou pretende montar canal no YouTube e conferiu esse conteúdo até aqui, já sabe que precisa declarar o Imposto de Renda para Youtubers.

No entanto, talvez você esteja se perguntando agora, sobre quanto um youtuber paga de imposto.

A resposta para essa dúvida varia em função de uma série de fatores, dentre eles, se o youtuber atua como pessoa física ou jurídica.

  • Pessoa física: Youtubers que atuam como pessoa física podem ser tributados com uma alíquota de até 27,50% sobre as receitas do Adsense.
  • Pessoa jurídica: Por sua vez, os youtubers que atuam como pessoa jurídica, podem pagar bem menos tributos, com alíquota entre 6% e 19,50%.

Você está perdendo boa parte das suas receitas do Adsense para o Imposto de Renda? Se a sua resposta foi “SIM”, é hora de abrir a sua pessoa jurídica, saiba mais no próximo tópico.

Abertura de CNPJ para negócios digitais - vetor empreendedor de sucesso ideia de abertura de empresa

Como pagar menos Imposto de Renda para youtubers?

Você já sabe como funciona o Imposto de Renda para Youtubers, sendo assim, é hora de conferir uma alternativa para pagar menos impostos sem descumprir a legislação fiscal.

Muitos profissionais não sabem, mas com o apoio de uma contabilidade especializada em negócios digitais é possível abrir CNPJ para youtubers e garantir uma boa economia de impostos, optando por regimes tributários como o Simples Nacional e o Lucro Presumido.

Veja como funciona a tributação em cada caso:

  • Simples Nacional: Alíquota efetiva entre 6% e 19,50% a depender do faturamento e despesas com folha de pagamento do canal.
  • Lucro Presumido: Alíquota entre 13,33% e 16,33% a depender do município de abertura do CNPJ.

A princípio, o mais importante é que você saiba que em ambos os regimes é possível economizar. Por sua vez, ao entrar em contato conosco, vamos elaborar um planejamento tributário personalizado e apresentar a alternativa mais econômica para o seu caso.

Por fim, para que seja possível aproveitar os benefícios do Simples Nacional ou do Lucro Presumido e pagar menos impostos, será preciso abrir uma empresa.

No entanto, você não precisa se preocupar, com o apoio de uma contabilidade especializada o processo de abertura de empresa é simples e leva apenas alguns dias.

Confira o passo a passo para abrir CNPJ e pagar menos Imposto de Renda para youtubers

Agora você já entendeu o impacto do Imposto de Renda no bolso do youtuber pessoa física e sabe que abrir uma empresa é a melhor opção.

Sendo assim, vamos ao passo a passo para abrir um CNPJ:

  • Providencie um certificado digital;
  • Faça a viabilidade do endereço, sugerimos um endereço fiscal;
  • Defina criteriosamente as atividades da empresa, tendo como principal, o CNAE para youtubers;
  • Defina o capital social e faça a sua integralização;
  • Conte com o apoio do contador para elaborar um bom contrato social;
  • Registre o contrato social na Junta Comercial;
  • Faça o registro na Receita Federal para obter o CNPJ;
  • Faça a Inscrição Estadual na Secretaria da Fazendo, caso for atuar com venda de e-books e e-commerce;
  • Faça a Inscrição Municipal na prefeitura;
  • Cadastre as licenças e alvarás necessários.

Esse é o passo a passo completo, mas conte sempre com uma contabilidade especializada para abrir CNPJ para youtubers.

Para saber mais, abrir o seu CNPJ e começar a pagar menos impostos, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais        Botão de Contato sobre consultoria especializada em negócios digitais

Você quer impulsionar o seu negócio digital?

Em 3 passos simples você entra em contato com nossos especialistas e contrata nossos serviços especializados.