Você sabe o que é, o que faz e como ganhar dinheiro, escrevendo atuando como copywriter? Confira esse conteúdo até o final para saber mais sobre essa importante profissão.
O mercado está à procura de bons escritores para persuadir o público a tomar decisões, informar, criar empatia e autoridade.
Desde as pequenas, as grandes empresas, todas precisam de copywriters que colaborem para as suas ações de marketing e escrevam cartas de vendas matadoras.
Portanto, se você tem habilidade para escrita, consegue transcrever ideias, possui poder de convencimento e um português impecável, o mercado pode ter muitas oportunidades para lhe oferecer.
Para saber mais sobre o assunto, você pode acompanhar a sequência desse conteúdo.
Agora, se o que você deseja é abrir uma agência de conteúdos digitais ou formalizar suas atividades e abrir um CNPJ para copywriter, clique em um dos botões abaixo e fale com nossos especialistas.
O que faz um copywriter?
O trabalho do copywriter ou redator como também são conhecidos consiste na escrita de palavras persuasivas, também conhecidas como copy, que inspiram e motivam as pessoas a realizarem uma ação específica.
Para muitos, a redação é um dos elementos mais importantes da publicidade e do marketing nos seus diferentes canais de comunicação com o público.
Quando você abre uma revista e há um anúncio de página inteira vendendo um produto, as palavras nesta página são o resultado do trabalho de um copywriter.
Quando você acessa um site que solicita a compra de algo, as palavras desta página são também, o resultado do trabalho de um copywriter.
Você pode encontrar o trabalho de um redator na internet, em outdoors, nos jornais, no rádio e até mesmo na televisão.
Copywriters são indivíduos treinados para redigir palavras de forma a se conectar com o público-alvo e movê-lo a fazer algo, como a compra de um produto digital por exemplo.
A maioria das empresas contrata esse tipo de profissional para construir a sua comunicação com o público e para ajudá-los a crescer e vender, por exemplo em um lançamento digital.
No lançamento de um produto digital, o infoprodutor precisa levar o público à uma decisão de compra do seu curso online, ebook ou mentoria em plataformas como a Hotmart, Eduzz ou Monetizze.
Essa formação de público para vendas são realizadas através de lives, anúncios patrocinados, redes sociais e landpages por exemplo, onde a copy é um fator decisivo no sucesso das vendas online.
No seu dia a dia, o redator pode escrever textos para os mais diferentes formatos e objetivos, dentre os quais, podemos destacar:
- Páginas da web;
- Blogs;
- Artigos;
- Anúncios;
- Publicações em mídia social;
- E-mails;
- Pôsteres;
- Outdoors;
- Guias.
Em todos os casos, a escrita é utilizada para informar, envolver, impactar ou persuadir o público.
O que é uma carta de vendas?
A carta de vendas é um tipo de conteúdo cujo objetivo consiste em levar os leitores a tomar uma decisão e efetivar uma ação de compra.
Normalmente, os copywriters que se dedicam à escrita de cartas de vendas são os que garantem as maiores faixas de remuneração do mercado.
Copywriters dedicados à escrita de cartas de vendas devem entender o público-alvo com profundidade e descobrir como um produto ou serviço pode beneficiá-los.
Em seguida, eles caminham ao lado do público, abordando suas necessidades e mostrando como seus problemas podem ser resolvidos pelo produto apresentado.
As cartas de venda estão em várias partes, incluindo: páginas da internet, campanhas de marketing por e-mail, anúncios de mídia social, anúncios do Google Ads, páginas de produtos, páginas de serviços, anúncios impressos, revistas e outdoors.
Quanto ganha um copywriter?
De acordo com a Glassdoor, o salário de copywriter júnior é de R$ 2.666,00 enquanto profissionais com maior expertise e experiência, ganham até R$ 4.239,00.
Os valores acima são uma média para profissionais que trabalham com vínculo empregatício, ou seja, carteira assinada.
No entanto, precisamos destacar que os profissionais que trabalham por conta própria, como freelancer, ou então que decidem abrir um CNPJ e prestar serviços como pessoa jurídica podem conquistar remunerações significativamente maiores.
Existem diversos casos de copywriters que chegam a faturar mais de R$ 10.000,00 ou até mesmo, participações em lançamentos como co-produtores.
Ao escrever e-books, por exemplo, muitos profissionais acordam com os seus contratantes o recebimento de uma parcela do resultado de vendas do infoproduto.
Como se tornar um copywriter?
Para contratar copywriters, muitas empresas e agências de publicidade, exigem profissionais com formação em comunicação social ou jornalismo.
No entanto, precisamos destacar que a graduação nas áreas acima nem sempre é um requisito para quem deseja atuar na profissão.
Podemos encontrar diversos profissionais bem-sucedidos no mercado com formação em outras áreas, mas com uma escrita perfeita e capaz de prender a atenção do leitor.
Você possui uma escrita impecável, cativante e capaz de convencer as pessoas? Se sim, busque alguns cursos de aperfeiçoamento, desenvolva técnicas de copy e invista tempo nessa importante profissão.
É possível fazer da escrita uma excelente fonte de renda extra ou até mesmo a sua fonte de renda principal, dependendo apenas do seu esforço e dedicação.
Nessa profissão, você encontrará oportunidades para atuar como freelancer, profissional CLT ou até mesmo para abrir a sua própria agência de conteúdo.
Quanto um copywriter paga de imposto?
Produtores de conteúdo são prestadores de serviços, que podem ser tributados de diferentes formas de acordo com o seu modelo de negócios.
Quem atua como pessoa física, por exemplo, é tributado com base na tabela do Imposto de Renda Pessoa Física, cuja alíquota pode chegar a 27,50% sobre o faturamento mensal.
Por sua vez, quem atua na profissão como pessoa jurídica, tem à sua disposição regimes tributários econômicos como o Simples Nacional e o Lucro Presumido, cuja tributação sobre esse tipo de serviço pode variar de 6% a 19,50% a depender de alguns fatores.
Se você atua como copywriter e precisa de apoio e orientação para regularizar suas atividades e pagar menos impostos, conte com a Soluzione Negócios Digitais!
A importância de abrir CNPJ para copywriter e o passo a passo da abertura de empresa
Agora que você sabe o que é e o que faz um copywriter e entendeu que a melhor forma de reduzir a tributação é abrir uma empresa, conheça o passo a passo de como abrir um CNPJ para copywriter, que consiste em:
- Aquisição de certificados digitais e-CPF e e-CNPJ;
- Definição do endereço comercial, podendo ser uma sede virtual de um coworking;
- Consulta de viabilidade do endereço empresarial;
- Definição do CNAE para sua empresa de copywriting;
- Definição do capital social;
- Elaboração do contrato social da empresa;
- Registro do contrato na Junta Comercial;
- Registro do CNPJ na Receita Federal;
- Inscrição Municipal na prefeitura;
- Licenças e Alvarás.
Aplicado o passo a passo da abertura de CNPJ, sua empresa estará apta para atuar e emitir notas fiscais.
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