Como abrir uma agência de influencers: como pagar menos impostos ao abrir CNPJ para agência de digital influencer

Como abrir uma agência de influencers - foto de digital influencer gravando stories
Sumário

Você sabe como funciona e como abrir uma agência de influencers? Nesse conteúdo, vamos apresentar todos os detalhes sobre o assunto, incluindo:

  • Como funciona uma agência de influencers;
  • Como abrir uma agência de influencers;
  • Quanto custa e qual o prazo para abrir uma agência de influencers.

Em meio a era da internet e das redes sociais, montar um negócio voltado para o mercado de influência digital pode ser um negócio extremamente lucrativo.

Sabendo disso, a Soluzione Negócios Digitais, decidiu preparar um conteúdo completo para retirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Para saber mais sobre o que significa uma agência de influencers e como abrir um negócio nesse segmento, acompanhe esse conteúdo até o final ou se preferir, clique em um dos botões abaixo e fale com um dos nossos contadores especialistas em influenciadores digitais e tire todas as suas dúvidas. 

Você pode falar com um especialista agora para ter uma consultoria tributária para reduzir seus impostos.

Como funciona uma agência de influencers?

As agências de influencers intermediam o contato entre empresas e influencers, realizando o mapeamento de influenciadores de acordo com o público-alvo e nicho de atuação para campanhas promovidas por marcas e instituições.

Esse tipo de agência mantém contato com a assessoria de influencers de sucesso para em conjunto desenvolver estratégias de marketing de influência, elaborar e fechar contratos de influência digital.

Além disso, as agências de influencers fornecem relatórios de desempenho das campanhas, suporte e assessoria para as empresas contratantes e seus influencers em todo o processo.

Você já sabe o que é uma agência de influencers, mas afinal, o que é digital influencer o que faz uma influenciadora digital? 

Chamamos de digital influencer ou influenciador digital o profissional que utiliza da sua popularidade nas redes sociais para desenvolver campanhas promovendo marcas, serviços e produtos.

Bom, agora que você já sabe o que é influencer digital, confira no próximo tópico, como abrir uma agência de influencers.

Como abrir uma agência de influencers: a importância de abrir um CNPJ

Para aqueles que pensam em abrir um negócio para agenciar influencers e intermediar os contatos e contratos entre empresas e influenciadores famosos, a abertura de um CNPJ é fundamental.

Além de transmitir mais credibilidade, quem decide abrir CNPJ pode emitir notas fiscais, manter a regularidade dos negócios junto ao fisco e além disso, pagar menos impostos.

Vale destacar que quando o assunto é como abrir uma agência de influencers, um dos pontos que chama maior atenção é a diferença de tributação, entre o digital influencer pessoa física e a pessoa jurídica.

Quem atua como profissional autônomo agenciando influenciadores precisa contribuir com o Imposto de Renda sobre os seus rendimentos, cuja alíquota pode chegar a 27,50%, enquanto aqueles que decidem atuar como PJ contam com alíquotas bem menores, a partir de 6%.

Passo a Passo completo para abrir uma agência de influencers

Para auxiliar você que chegou aqui em busca de informações sobre como abrir uma agência de influencers, preparamos um passo a passo completo com tudo o que é preciso para abertura de empresa nesse segmento, confira:

1.Contrate uma contabilidade especializada: Quando o assunto é como abrir empresa, o primeiro passo do empreendedor deve ser a contratação de uma contabilidade especializada.

A contabilidade fornecerá todas as orientações necessárias e cuidará dos trâmites para abertura da empresa.

2.Defina o endereço fiscal da empresa: Na sequência, será preciso definir o endereço fiscal da empresa digital, ou seja, o seu endereço de registro que pode ser uma sede própria, imóvel alugado ou até mesmo um espaço de coworking.

3.Elabore o Contrato Social e o contrato de sócios: Também será preciso elaborar um Contato Social para registro da empresa na Junta Comercial, onde conste os dados da empresa e as atividades com os CNAEs relativos.

No caso das empresas abertas em sociedade, também será necessário elaborar um contrato de sócios que discipline os direitos e responsabilidades de cada sócio.

4.Solicite o registro do CNPJ: Após a contratação da contabilidade e o registro do Contrato Social, é hora de solicitar a emissão do CNPJ – Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas junta à Receita Federal.

5.Solicite a emissão da Inscrição municipal e Alvará de Funcionamento: também será necessário solicitar na prefeitura, a emissão da Inscrição Municipal e Alvará de funcionamento, esse último, se necessário.

6.Emissão do certificado digital: Por fim, será preciso adquirir um certificado digital de pessoa jurídica do tipo A1 ou A3 para transmissão de declarações e documentos para o fisco.

Além disso, é importante destacar que quando o assunto é como abrir uma agência de influencers você também precisa conhecer os tipos de porte de empresa, regime tributário e natureza jurídica, confira:

Porte da empresa

  • Microempresa – ME: Neste grupo enquadram-se as empresas com faturamento anual de até R$ 360 mil.
  • Empresa de Pequeno Porte – EPP: Neste grupo enquadram-se as empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
  • Médio Porte: Neste grupo enquadram-se as empresas com faturamento anual superior a R$ 4,8 milhões e menor ou igual a R$ 300 milhões, de acordo com o BNDES.
  • Grande Porte: Neste grupo enquadram-se os empreendimentos com faturamento anual superior a 300 milhões, de acordo com o BNDES.

Regime tributário

Você precisa entender de forma clara, quanto um influenciador digital paga de imposto para orientar de forma clara os influenciadores que buscam sua agência para ser contratado como influencer.

Por isso é recomendado tem uma contabilidade especializada. Mas vamos aos impostos.

  • Simples Nacional: Regime tributário do Simples Nacional é para agências com faturamento anual limitado a R$ 4,8 milhões. As alíquotas efetivas nesse regime tributário ficam entre 6% e 19,5% do faturamento mensal.
  • Lucro Presumido: Regime tributário para agências com faturamento limitado a R$ 78 milhões anuais. As alíquotas de contribuição variam de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento mensal.
  • Lucro Real: Regime tributário obrigatório para negócios com faturamento superior a R$ 78 milhões anuais. A contribuição varia em função do lucro líquido acumulado pela empresa no período de apuração.

Natureza jurídica

Por fim, quanto às naturezas jurídicas, temos as seguintes opções:

  • EI – Empresário Individual;
  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
  • Sociedade Empresária Limitada.

Quanto custa e qual o prazo para abrir uma agência de influencers?

O custo para abrir uma agência de influencers varia de estado para estado, mas como regra é composto por:

  • Honorários da contabilidade;
  • Aquisição de certificado digital;
  • Taxa para registro na Junta Comercial.

Já o prazo médio para abertura desse tipo de empresa é de 30 dias.

O valor para abrir uma empresa para atividade agências de influenciadores digitais é R$ 850,00 preço básico até R$ 2.500,00 dependendo do endereço da abertura de empresa.

O que fazer após abrir uma agência de influencers?

Agora que você já sabe o que precisa e como abrir uma agência de influencers, conte com o apoio de uma contabilidade especializada para pagar menos impostos e manter suas obrigações em dia com o fisco.

Mantenha em dia o pagamento de impostos e a apresentação das declarações exigidas pelo fisco para evitar multas e outras sanções.

Conte com o apoio da Soluzione Negócios Digitais, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

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