Como abrir uma agência de influencers: como pagar menos impostos ao abrir CNPJ para agência de digital influencer

Como abrir uma agência de influencers - foto de digital influencer gravando stories

Você sabe como funciona e como abrir uma agência de influencers? Nesse conteúdo, vamos apresentar todos os detalhes sobre o assunto, incluindo:

  • Como funciona uma agência de influencers;
  • Como abrir uma agência de influencers;
  • Quanto custa e qual o prazo para abrir uma agência de influencers.

Em meio a era da internet e das redes sociais, montar um negócio voltado para o mercado de influência digital pode ser um negócio extremamente lucrativo.

Sabendo disso, a Soluzione Negócios Digitais, decidiu preparar um conteúdo completo para retirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Para saber mais sobre o que significa uma agência de influencers e como abrir um negócio nesse segmento, acompanhe esse conteúdo até o final ou se preferir, clique em um dos botões abaixo e fale com um dos nossos contadores especialistas.

Como funciona uma agência de influencers?

As agências de influencers intermediam o contato entre empresas e influencers, realizando o mapeamento de influenciadores de acordo com o público-alvo e nicho de atuação para campanhas promovidas por marcas e instituições.

Esse tipo de agência mantém contato com a assessoria de influencers de sucesso para em conjunto desenvolver estratégias de marketing de influência, elaborar e fechar contratos de influência digital.

Além disso, as agências de influencers fornecem relatórios de desempenho das campanhas, suporte e assessoria para as empresas contratantes e seus influencers em todo o processo.

Você já sabe o que é uma agência de influencers, mas afinal, o que é digital influencer o que faz uma influenciadora digital? 

Chamamos de digital influencer ou influenciador digital o profissional que utiliza da sua popularidade nas redes sociais para desenvolver campanhas promovendo marcas, serviços e produtos.

Bom, agora que você já sabe o que é influencer digital, confira no próximo tópico, como abrir uma agência de influencers.

Como abrir uma agência de influencers: a importância de abrir um CNPJ

Para aqueles que pensam em abrir um negócio para agenciar influencers e intermediar os contatos e contratos entre empresas e influenciadores famosos, a abertura de um CNPJ é fundamental.

Além de transmitir mais credibilidade, quem decide abrir CNPJ pode emitir notas fiscais, manter a regularidade dos negócios junto ao fisco e além disso, pagar menos impostos.

Vale destacar que quando o assunto é como abrir uma agência de influencers, um dos pontos que chama maior atenção é a diferença de tributação, entre o digital influencer pessoa física e a pessoa jurídica.

Quem atua como profissional autônomo agenciando influenciadores precisa contribuir com o Imposto de Renda sobre os seus rendimentos, cuja alíquota pode chegar a 27,50%, enquanto aqueles que decidem atuar como PJ contam com alíquotas bem menores, a partir de 6%.

Passo a Passo completo para abrir uma agência de influencers

Para auxiliar você que chegou aqui em busca de informações sobre como abrir uma agência de influencers, preparamos um passo a passo completo com tudo o que é preciso para abertura de empresa nesse segmento, confira:

1.Contrate uma contabilidade especializada: Quando o assunto é como abrir empresa, o primeiro passo do empreendedor deve ser a contratação de uma contabilidade especializada.

A contabilidade fornecerá todas as orientações necessárias e cuidará dos trâmites para abertura da empresa.

2.Defina o endereço fiscal da empresa: Na sequência, será preciso definir o endereço fiscal da empresa digital, ou seja, o seu endereço de registro que pode ser uma sede própria, imóvel alugado ou até mesmo um espaço de coworking.

3.Elabore o Contrato Social e o contrato de sócios: Também será preciso elaborar um Contato Social para registro da empresa na Junta Comercial, onde conste os dados da empresa e as atividades com os CNAEs relativos.

No caso das empresas abertas em sociedade, também será necessário elaborar um contrato de sócios que discipline os direitos e responsabilidades de cada sócio.

4.Solicite o registro do CNPJ: Após a contratação da contabilidade e o registro do Contrato Social, é hora de solicitar a emissão do CNPJ – Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas junta à Receita Federal.

5.Solicite a emissão da Inscrição municipal e Alvará de Funcionamento: também será necessário solicitar na prefeitura, a emissão da Inscrição Municipal e Alvará de funcionamento, esse último, se necessário.

6.Emissão do certificado digital: Por fim, será preciso adquirir um certificado digital de pessoa jurídica do tipo A1 ou A3 para transmissão de declarações e documentos para o fisco.

Além disso, é importante destacar que quando o assunto é como abrir uma agência de influencers você também precisa conhecer os tipos de porte de empresa, regime tributário e natureza jurídica, confira:

Porte da empresa

  • Microempresa – ME: Neste grupo enquadram-se as empresas com faturamento anual de até R$ 360 mil.
  • Empresa de Pequeno Porte – EPP: Neste grupo enquadram-se as empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
  • Médio Porte: Neste grupo enquadram-se as empresas com faturamento anual superior a R$ 4,8 milhões e menor ou igual a R$ 300 milhões, de acordo com o BNDES.
  • Grande Porte: Neste grupo enquadram-se os empreendimentos com faturamento anual superior a 300 milhões, de acordo com o BNDES.

Regime tributário

  • Simples Nacional: Regime tributário do Simples Nacional é para agências com faturamento anual limitado a R$ 4,8 milhões. As alíquotas efetivas nesse regime tributário ficam entre 6% e 19,5% do faturamento mensal.
  • Lucro Presumido: Regime tributário para agências com faturamento limitado a R$ 78 milhões anuais. As alíquotas de contribuição variam de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento mensal.
  • Lucro Real: Regime tributário obrigatório para negócios com faturamento superior a R$ 78 milhões anuais. A contribuição varia em função do lucro líquido acumulado pela empresa no período de apuração.

Natureza jurídica

Por fim, quanto às naturezas jurídicas, temos as seguintes opções:

  • EI – Empresário Individual;
  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
  • Sociedade Empresária Limitada.

Quanto custa e qual o prazo para abrir uma agência de influencers?

O custo para abrir uma agência de influencers varia de estado para estado, mas como regra é composto por:

  • Honorários da contabilidade;
  • Aquisição de certificado digital;
  • Taxa para registro na Junta Comercial.

Já o prazo médio para abertura desse tipo de empresa é de 30 dias.

O que fazer após abrir uma agência de influencers?

Agora que você já sabe o que precisa e como abrir uma agência de influencers, conte com o apoio de uma contabilidade especializada para pagar menos impostos e manter suas obrigações em dia com o fisco.

Mantenha em dia o pagamento de impostos e a apresentação das declarações exigidas pelo fisco para evitar multas e outras sanções.

Conte com o apoio da Soluzione Negócios Digitais, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

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