CNAE para agências de marketing digital: qual o impacto do CNAE na tributação da agência?

CNAE para agências de marketing digital - imagem de profissionais de marketing digital trabalhando
Sumário

Quais são os CNAEs para agências de marketing digital, e porquê é importante conhecer os principais códigos CNAE para marketing digital?

Se você possui ou pretende abrir uma agência de marketing digital, entender quais são os códigos de atividade que precisam constar no seu CNPJ e como eles podem impactar na carga de impostos da sua empresa é muito importante.

Por sinal, é em função da falta de orientação especializada, que muitas agências de são abertas em atividades que podem gerar prejuízos, seja no que diz respeito ao excesso de impostos ou a problemas com o fisco.

Para saber mais sobre o tema e fazer as escolhas certas, continue a leitura deste artigo ou clique em um dos botões abaixo para falar com um contador especialista.

O que é CNAE para agências de marketing digital?

CNAE é a sigla para “Classificação Nacional de Atividades Econômicas” um conjunto de códigos e descrições de atividades, que é utilizado pelo fisco para identificar e categorizar as empresas com base nas suas atividades.

A classificação CNAE é composta por códigos numéricos de sete dígitos que representam as diversas atividades econômicas. 

De acordo com a legislação em vigor, cada empresa instalada aqui no Brasil precisa ter no mínimo um código de atividade vinculado ao seu CNPJ.

O que faz uma agência de marketing digital?

Antes de falarmos em específico, do CNAE para agências de marketing digital, precisamos entender o que faz esse tipo de empresa, ou seja, quais são os serviços prestados por uma agência de marketing.

Basicamente, uma agência de marketing digital é especializada em planejar, implementar e gerenciar estratégias de marketing e publicidade para empresas na internet. Dentre as atividades realizadas por agências deste tipo, podemos destacar:

Algumas empresas também atuam e podem pagar dinheiro como agência de lançamentos, pois fazem parcerias de coprodução com infoprodutores para venda de infoprodutos em plataformas de conteúdo digital como Hotmart, Eduzz e Monetizze.

Qual CNAE para agências de marketing digital?

Com base na legislação em vigor, os CNAEs para agências de marketing digital são os seguintes:

  • 7311-4/00 Agência de Publicidade;
  • 7319-0/02 Promoção de vendas;
  • 7319-0/03 Marketing direto;
  • 7319-0/04 Consultoria em publicidade.

Qual o CNAE para agências de marketing digital em parceria de coprodução?

No entanto, além dos CNAEs para agências de marketing digital listados no tópico anterior, em alguns casos, pode ser preciso incluir outros códigos de atividade no CNPJ.

Isso acontece, quando as agências atuam na venda de infoprodutos e em lançamentos por meio de um ou mais contratos de coprodução com infoprodutores e experts.

Neste tipo de situação, é possível fazer uso do CNAE 8599-6/04 de Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial e do CNAE 4761-0/01 para venda de e-books.

Qual a tributação da agência de marketing digital?

Muita gente não sabe, mas o CNAE para agências de marketing digital pode influenciar na carga tributária e no regime de tributação a ser adotado por empresas do setor.

Por sinal, você sabe quanto uma agência de marketing digital paga de impostos? Se não, confira os tópicos abaixo.

Quanto de imposto paga uma agência de marketing digital no Simples Nacional

No regime tributário do Simples Nacional, a tributação das agências pode ser realizada com base no Anexo III ou no Anexo V, a depender da regra do Fator R.

Veja como funciona: 

  • Se o percentual do Fator R (folha de pagamento/receita bruta), a agência é tributada no Anexo III, com alíquota a partir de 6%.
  • Se o percentual do Fator R (folha de pagamento/receita bruta), a agência é tributada no Anexo V, com alíquota a partir de 15,50%.

Quanto de imposto paga uma agência de marketing digital no Lucro Presumido

Por sua vez, no regime tributário do Lucro Presumido, a regra é mais simples, e a carga de impostos fica entre 13,33% e 16,33% sobre o faturamento mensal.

Confira as alíquotas:

  • Impostos Federais (IRPJ, PIS, COFINS, CSLL): 13,33%
  • Imposto Municipal (ISS): 2% a 5%.

Quanto de imposto paga uma agência de marketing digital no Lucro Real

Por fim, temos o Lucro Real, um tipo de tributação obrigatório para empresas com faturamento anual acima de R$ 78 milhões, e que em função da sua complexidade, não costuma ser adotado por agências de marketing.

A regra aqui é basicamente, a seguinte:

  • IRPJ: 15% sobre o lucro líquido mais um adicional de 10% sobre o lucro trimestral superior a R$ 60 mil;
  • CSLL: 9% sobre o lucro líquido;
  • COFINS: 7,6% sobre o faturamento;
  • PIS: 1,65% sobre o faturamento;
  • ISS: 2% a 5% sobre o faturamento.

Conte com o apoio da Soluzione Negócios Digitais para escolher o CNAE para agências de marketing digital correto e o regime de tributário para agência de marketing  mais econômico para a realidade da sua empresa.

Agência de marketing digital pode ser MEI?

Aproveitando o assunto, vamos esclarecer uma dúvida muito importante: “Posso abrir uma agência de marketing digital como MEI?”

De acordo com a legislação em vigor, agência de marketing digital não pode ser MEI, pois o tipo de atividade que elas desenvolvem não faz parte do rol de ocupações permitidas para o microempreendedor individual.

Se por falta de orientação, você abriu sua agência no MEI, entre em contato conosco e veja como migrar de MEI para ME.

Como abrir um CNPJ com o CNAE para agências de marketing digital?

Agora que você já sabe qual é o CNAE para agências de marketing digital, veja no passo a passo, como é fácil abrir CNPJ para agências de marketing digital:

1.Contrate uma contabilidade digital especializada: A contabilidade cuidará de todo o processo para abertura da sua empresa, desde o registro do contrato social, a emissão do alvará de funcionamento.

2.Com o apoio do contador, defina o porte e a natureza jurídica da empresa: Dentre as melhores opções, em natureza jurídica, temos a SLU – Sociedade Limitada Unipessoal (para quem não tem sócios) e a Sociedade Empresária Limitada (para quem tem sócios).

3.Escolha o endereço da sua agência: Você pode optar por um endereço fiscal, também conhecido como sede virtual. Um tipo de serviço oferecido por espaços de coworking e que pode ter um impacto positivo na tributação da sua empresa.

Se você sonha em abrir uma agência e empreender neste segmento de negócio, conte com o time da Soluzione Negócios Digitais.

Descubra a importância da contabilidade especializada em agências de marketing digital. Clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

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