Como abrir CNPJ para videomaker: passo a passo e todos os detalhes para abrir uma empresa de edição de vídeos

Como abrir CNPJ para videomaker - foto de editora de vídeo com notebook

Você sabe o que é preciso para abrir CNPJ para videomaker e qual a importância dessa decisão para a sua carreira e trajetória profissional?

Neste conteúdo, a Soluzione Negócios Digitais vai apresentar um breve panorama sobre a profissão e esclarecer dúvidas importantes, sobre abertura de CNPJ, tributação e com relação a escolha do CNAE para esse tipo de atividade.

Para saber mais, esclarecer todas as suas dúvidas, conferir como abrir empresa e, com isso, economizar no pagamento de impostos, continue a leitura deste artigo ou clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco.

O que é videomaker?

Videomaker é o profissional que trabalha com a edição de vídeo, a partir do material bruto que é resultado de uma filmagem audiovisual. 

O papel do editor de vídeo, como também é conhecido, é o de transformar esses materiais em algo visualmente atraente, selecionando os melhores trechos e organizando-os em uma sequência lógica.

O videomaker consegue cortar partes desnecessárias dos vídeos e adicionar transições, efeitos visuais, trilha sonora e outros elementos para criar um vídeo com resultado final que atenda às necessidades e objetivos dos clientes.

O trabalho de profissionais da área de edição de vídeos é importante para diversos contextos, dentre eles:

  • Produção de filmes e séries de televisão;
  • Produção e edição de comerciais, videoclipes, documentários;
  • Edição de vídeos institucionais e outros projetos audiovisuais. 

Para realizar esse trabalho, o videomaker utiliza softwares de edição de vídeo como o Adobe Premiere, Final Cut Pro, Avid Media Composer, entre outros.

Vale a pena atuar na pessoa física ou abrir CNPJ para videomaker?

Não tenha dúvidas, abrir CNPJ é a melhor escolha para a carreira de todo profissional que trabalha com marketing digital e áreas correlatas, como é o caso do videomaker.

Com um CNPJ, você poderá emitir notas fiscais, e com isso, terá maior facilidade para expandir a sua carteira de clientes. Além disso, como profissional PJ, você pode obter economia no pagamento de impostos e aumentar seus lucros.

Por falar em economia, para que você tenha uma ideia, enquanto os videomakers que trabalham como pessoa física precisam preencher o carnê leão web e recolher até 27,50% em Imposto de Renda sobre seus rendimentos todos os meses.

Aqueles que decidem abrir um CNPJ, podem ser tributados com alíquota de apenas 6% no Simples Nacional.

Como abrir CNPJ para videomaker: natureza jurídica

Para fazer a abertura de empresa para videomakers, é necessário escolher uma natureza jurídica, onde essa que classifica a responsabilidade do empresário sobre o negócio.

São as naturezas jurídicas mais utilizadas, duas:

Sociedade Empresária Limitada: A melhor opção para quem vai abrir uma empresa com um ou mais sócios.

Esse tipo de empresa limita a responsabilidade dos sócios apenas ao capital social, prevenindo problemas com os bens pessoais em caso de dívidas empresariais.

Sociedade Limitada Unipessoal: A SLU é a forma mais usada atualmente, para empresários digitais que queiram abrir CNPJ sem sócios.

Ela dá a mesma segurança jurídica e patrimonial que a Sociedade Empresária LTDA e não exige a presença de um ou mais sócios, sendo perfeita para abrir microempresa no mercado digital.

Agora que você conheceu as duas naturezas jurídicas mais usadas, conheça o CNAE para videomaker.

Qual o CNAE para videomaker

Agora que você já conhece as naturezas jurídicas e ainda falta saber como abrir CNPJ para videomaker, vamos começar a responder todas as dúvidas relacionadas ao tema, começando por aquela que diz respeito ao CNAE.

“Afinal, qual o CNAE para videomaker?”

De acordo com a legislação em vigor, o CNAE para videomaker é o 5912-0/99 – Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificados anteriormente.

Ter acesso a essa informação é muito importante, pois este é o código de atividade que precisará ser vinculado ao seu CNPJ, implicando diretamente na tributação da empresa.

Como abrir CNPJ para videomaker: tributação para videomaker?

Quando o assunto é como abrir CNPJ para videomaker, um dos maiores benefícios que se pode aproveitar, é a economia de impostos dessa decisão.

Como profissional PJ, você poderá pagar seus impostos em regimes tributários como o Simples Nacional e o Lucro Presumido. Veja na sequência como funciona cada opção.

No Simples Nacional, o videomaker poderá ser tributado no Anexo III, com alíquota a partir de 6%.

Por sua vez, no Lucro Presumido, a soma de impostos para videomaker, varia de 13,33% a 16,33%, a depender do município.

Neste regime, a regra é a seguinte:

  • Impostos Federais (IRPJ, PIS, COFINS, CSLL): 13,33%
  • Imposto Municipal (ISS): 2% a 5%.

O mais importante por enquanto, é que você veja que tanto no Simples Nacional, quanto no Lucro Presumido, é possível pagar menos impostos que na pessoa física, cuja alíquota do Imposto de Renda para videomaker pode chegar a 27,50%.

Dito isso, você pode entrar em contato conosco e conversar com um contador especialista para descobrir qual dos regimes acima é o mais econômico para sua realidade e na sequência, conferir conosco, como abrir CNPJ para videomaker.

Videomaker pode ser MEI?

Sim. Videomaker pode ser MEI, pois o CNAE para editores de vídeos independente faz parte do rol de atividades permitidas para os microempreendedores individuais.

O benefício de ser um videomaker MEI é o imposto único para qualquer valor recebido dentro do limite do MEI.

No entanto, abrir um MEI pode não ser a melhor opção para você, já que o limite de faturamento nesta categoria empresarial é de apenas R$ 81 mil por ano, ou seja, R$ 6.750,00 por mês.

Como abrir CNPJ para videomaker: passo a passo

Esclarecidas as dúvidas mais importantes sobre o assunto, é hora de conferir em um passo a passo objetivo, como abrir CNPJ para videomaker.

Você descobrirá neste tópico, que quando o assunto é como abrir uma empresa para videomaker, tudo pode ser mais fácil do que você imagina. Veja como funciona:

  1. Contrate uma contabilidade especializada em negócios digitais;
  2. Separe os documentos necessários e elabore um contrato social;
  3. Escolha entre abrir seu CNPJ com um endereço físico ou com um endereço fiscal, como o de uma sede virtual fornecido por espaços de coworking;
  4. Adquira o certificado digital, conforme orientação do contador;
  5. Aguarde a conclusão do processo de abertura da empresa para receber o seu CNPJ, Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento.

Detalhamos o processo em cinco passos, mas com o apoio do nosso time de contadores, pode ser ainda mais fácil.

A importância da contabilidade para videomakers

Você já conheceu tudo sobre sobre como abrir uma empresa para videomakers e agora é hora de entender das obrigações.

Todo o empresário que decide abrir CNPJ tem suas obrigações como impostos, emissão das notas fiscais, controle financeiro e não menos importante, a escrituração contábil, que nada mais é que a contabilidade da empresa.

A contabilidade dos videomakers deve ser feita por um escritório contábil especializado em negócios digitais de preferência, onde esse vai conhecer todas as regras tributárias e através de um planejamento tributário, vai te ajudar a pagar o menor imposto possível.

Não perca mais tempo, é hora de contratar a Contabilidade da Soluzione Negócios Digitais, abrir o seu CNPJ, manter suas obrigações contábeis em dia, pagar menos impostos e receber permissão para emitir notas fiscais. 

Clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

Você quer impulsionar o seu negócio digital?

Em 3 passos simples você entra em contato com nossos especialistas e contrata nossos serviços especializados.