Como abrir uma empresa em escritório virtual: abertura de CNPJ em sede virtual

Como abrir uma empresa em escritório virtual - foto de empresária sorridente procurando sede virtual de um coworking para abrir empresa

Como abrir uma empresa em escritório virtual? O nome sede virtual pode ser algo novo para você, mas é uma facilidade que muitos empresários utilizam ao abrir sua empresa.

Com objetivo de preservação do seu endereço residencial, redução de custo e até mesmo para a redução da carga tributária, ter um endereço fiscal é o melhor caminho para você abrir seu CNPJ sem muito custo.

Essa é uma ótima estratégia para abrir CNPJ para empresas digitais onde há muita exposição do empresário, como é o caso dos youtubers, digital influencers, infoprodutores e outros.

Nesse artigo, nós vamos te explicar como você pode abrir a sua empresa utilizando um endereço fiscal e comercial.

Quando você resolve abrir uma empresa, uma das grandes dúvidas dos empreendedores é se pode utilizar o endereço residencial para abertura da empresa.

Na maioria dos casos não é proibido utilizar o endereço do seu apartamento para abrir o teu CNPJ.

Porém não é o recomendado, tendo em vista que seu endereço fica público e todas as pessoas relacionadas ao seu negócio, e principalmente que, têm acesso ao teu CNPJ, poderá descobrir o seu endereço residencial.

Por que abrir uma empresa em endereço fiscal?

Para quem trabalha na internet como infoprodutores, afiliados, Youtubers, o interessante e mais seguro é não publicar o seu endereço residencial.

Se você está precisando abrir empresa e busca uma contabilidade especializada no mercado digital para te auxiliar em todo o processo você acaba de encontrar a Soluzione Negócios Digitais.

 Abaixo tem um vídeo onde você pode ter mais informações de como abrir uma empresa em escritório virtual.

Em seguida, você pode entrar em contato com os nossos especialistas chamando pelo WhatsApp, e-mail ou por formulário.

Dessa forma iremos agendar um horário para te orientar no passo a passo de como abrir uma empresa em escritório virtual.

O que é um escritório virtual ou endereço fiscal de um coworking?

O escritório virtual ou sede virtual foi uma forma desenvolvida por startups através de coworkings.

Os coworkings são escritórios físicos com um conjunto de serviços disponibilizados para os empreendedores que precisam de uma sala de reunião e de um ponto de trabalho para o seu dia a dia sem precisar investir muito.

Sendo assim, para ajudar empreendedores, a ideia foi adaptada para oferecer modelos de endereço fiscal ou sede virtual para abrir empresas.

Essa inovação ajudou também, empreendedores que precisavam montar um negócio de prestação de serviços online, mas não tinham capacidade financeira para pagar uma sala comercial.

Na verdade, até mesmo na necessidade de ter um endereço fiscal apenas para a emissão de notas fiscais e cumprimento das suas obrigações relacionadas ao seu CNPJ.

Assim foram criados os tão importantes coworkings, que hoje têm um papel fundamental na ajuda ao prestador de serviços que precisa abrir empresa em endereço fiscal.

Um exemplo claro são as atividades do mercado digital, como por exemplo a venda de infoprodutos que não precisam necessariamente de um ponto comercial, tendo em vista que toda a venda é realizada pela internet através de plataformas como a Hotmart.

A maioria dos empreendedores do segmento digital acabam trabalhando em home office ou utilizando os coworkings.

Mas como abrir uma empresa em escritório virtual? Se você precisa abrir CNPJ em endereço virtual para mercado digital e área da saúde, clique no banner abaixo e fale com os nossos consultores via Whatsapp ou formulário.

Como abrir uma empresa em escritório virtual: quem pode abrir um negócio em endereço fiscal?

Agora vem a dúvida, quem pode abrir uma empresa em uma sede virtual? 

Em tese qualquer empreendedor que não tenha necessidade de atendimento do seu público no local empresarial pode abrir seu CNPJ em uma sede virtual.

Mas vamos listar algumas principais atividades dentro do mercado digital que podem utilizar o endereço virtual para abrir o seu CNPJ e prestar o seu serviço.

Além do mercado digital, é possível abrir CNPJ em escritório virtual, empresários da área da saúde, engenheiros, advogados, desde que não tenham um escritório, consultório ou clínica, com atendimento presencial.  

Como abrir uma empresa em escritório virtual: vale a pena ter um endereço fiscal?

Muitos empreendedores questionam se vale a pena abrir uma empresa em endereço virtual, tendo em vista que ele acaba trabalhando na maioria das vezes na sua própria residência.

Não que você tenha uma proibição de abrir um CNPJ no endereço residencial. 

Mas quando sugerimos a abertura de uma empresa em um endereço fiscal ou em sede virtual, é porque nós temos uma série de benefícios e de considerações que precisamos realizar para garantir a nossa tranquilidade.

Nós temos três grandes pontos que identificamos como benefícios para que você possa utilizar uma sede fiscal ou um endereço virtual.

1 Proteger o seu endereço residencial e te oferecer segurança;

2 Reduzir custo com a sede da empresa;

3 A possibilidade de redução de carga tributária.

Como abrir uma empresa em escritório virtual grátis?

 É comum no mercado você ver anúncios de empresas de contabilidade especializada no mercado digital, oferecendo possibilidades de como abrir uma empresa em escritório virtual gratuito.

Abrir CNPJ dessa forma é possível, atrelando a contratação de um serviço de contabilidade à possibilidade da utilização da sede virtual gratuita.

Agora nós sabemos que não existe nada grátis e temos certeza que sempre há uma contrapartida para que você usufrua de algum tipo de benefício.

Nós na Soluzione Negócios Digitais, não atuamos com sede virtual grátis devido a pontos importantes que nós consideramos que são favoráveis ao empreendedor que resolve utilizar um endereço virtual.

O primeiro ponto, é a obrigatoriedade de continuar contratando um serviço de contabilidade que muitas vezes não está atendendo a sua necessidade.

Dessa forma, se você vir romper o contrato, será obrigado a fazer um investimento em uma alteração contratual para que possa tirar a sua empresa daquele endereço.

Agora pense no transtorno que é ter que fazer a alteração contratual da empresa, após ter feito o cadastro do seu CNPJ em todos os bancos, plataformas e em tudo que você necessita no seu dia a dia para se relacionar com seus clientes, com seus fornecedores, seus prestadores de serviços e outros órgãos que você se relaciona.

Outro ponto importante sobre a sede virtual grátis, é que normalmente essas empresas que oferecem esse serviço não utilizam uma avaliação tributária para a escolha da sede virtual grátis.

Aqui na Soluzione Negócios Digitais, nós indicamos parceiros que disponibilizam o trabalho de sede virtual ou fiscal em municípios que apresentam a menor carga tributária para sua atividade.

Por isso acreditamos que utilizar uma sede virtual gratuita, pode sair mais caro do que você pagar mensalmente para utilizar o endereço fiscal.

 Passo a passo para abrir sua empresa em sede fiscal

Agora que você sabe tudo sobre como abrir uma empresa em escritório virtual, é hora de conhecer o passo a passo para a abertura de empresa.

O processo de abertura de empresa é o mesmo para quem utiliza uma sede própria, endereço comercial ou sede fiscal.

Primeiro passo é decidir como abrir uma empresa em escritório virtual. Será com sócios ou apenas você? Com essa informação, nós definimos a natureza jurídica, se será uma Sociedade Empresária Limitada ou uma Sociedade Limitada Unipessoal.

Após definir a natureza jurídica, nós iremos elaborar o contrato social observando os interesses dos sócios caso seja uma Sociedade Empresária Limitada, ou elaborar um contrato social de SLU.

Em seguida ao processo de elaboração do contrato social, iremos dar entrada em todos os órgãos públicos até que seu CNPJ esteja ativo e sua empresa pronta para trabalhar.

Segue o passo a passo de registro para abertura do teu CNPJ.

  1. Consulta de viabilidade do endereço fiscal ou comercial;
    Obs.: se você decidiu abrir CNPJ no endereço virtual, já existe um estudo desse coworking, sendo a abertura do CNPJ mais rápida
  2. Registrar na junta comercial do seu estado;
  3. Registrar na Receita Federal para obtenção do teu CNPJ;
  4. Registrar na prefeitura do endereço fiscal para obtenção da inscrição municipal;
  5. Comprar um certificado pessoa jurídica para entrega das obrigações fiscais, contábeis e trabalhistas da sua empresa;
  6. Realizar opção tributária para a sua empresa no Simples Nacional Lucro Presumido ou Lucro Real;
  7. Pronto, sua empresa está aberta na sede virtual e agora você pode trabalhar e focar no seu faturamento.

 Após abrir seu CNPJ no endereço fiscal

 Após conhecer a melhor forma de como abrir uma empresa em escritório virtual e já ter feito a abertura do teu CNPJ, você vai precisar contratar uma contabilidade especializada.

É um escritório contábil especialista no seu segmento que vai fazer a escrituração contábil, entregando todas as obrigações fiscais, contábeis e trabalhistas da sua empresa para os governos Federal, Estadual e Municipal.

Além de toda essa burocracia que nós ajudamos a resolver, nós também te ajudamos a controlar suas finanças e ter uma visão estratégica do seu negócio, para que você possa focar realmente naquilo que você sabe fazer e principalmente gerar mais resultado.

Para contratar nossa contabilidade especializada no mercado digital, você pode utilizar WhatsApp ou até mesmo nosso formulário de contato ou se preferir, enviar um e-mail para nossa empresa.

Atualmente somos a empresa que mais educa empreendedores digitais em todo o Brasil e ajudaremos você a organizar a contabilidade e sua gestão financeira, para que você possa focar no seu negócio sem se preocupar com todo o restante.

Você quer impulsionar o seu negócio digital?

Em 3 passos simples você entra em contato com nossos especialistas e contrata nossos serviços especializados.