Social Media: entenda o que é, o que faz e como atua no mercado digital

Social Media - Foto de gestora de redes sociais olhando curtidas
Sumário

Profissão de social media: descubra nesse conteúdo o que faz um social media e como atuar em uma das profissões que mais cresceram no mercado digital nos últimos anos.

Aqui neste conteúdo você vai conferir o que faz um social media, como funciona o seu dia a dia e o que é necessário para atuar de forma regular na profissão.

Deseja saber tudo sobre a função do social media e se transformar em uma referência nesse mercado? Conte com o nosso apoio, confira o conteúdo até o final!

Agora, se você já conhece a profissão, deseja regularizar as suas atividades e abrir uma empresa para social media, clique em um dos botões abaixo para entrar em contato com um dos nossos contadores.

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O que faz um Social Media?

A profissão de social media está diretamente relacionada à gestão de conteúdos e administração de redes sociais de empresas e celebridades.

Esse trabalho pode ser desenvolvido tanto por agências de marketing digital, como também por profissionais autônomos que decidem se dedicar à profissão.

Sendo assim, você que pretende atuar na profissão de social media tem basicamente duas opções:

Como autônomo, gerenciando o próprio negócio ou como contratado em agências de marketing digital, o gestor de redes sociais precisa cumprir uma série de tarefas relacionadas a gestão de redes sociais, dentre as quais, podemos destacar:

Desenvolvimento de conteúdo para múltiplas plataformas: Os conteúdos que funcionam para uma rede social, não necessariamente vão funcionar para outras. Sendo assim, cabe ao gestor de redes sociais avaliar qual conteúdo funcionará para cada plataforma, como por exemplo, vídeo, GIF, infográfico, carrossel ou imagens. 

Definição de estratégias de rede social: Pode ser necessário criar uma campanha do zero para promover uma venda ou novo produto. 

Avaliação de metas e indicadores: Definição de metas mensuráveis ​​para uma nova campanha em canais relevantes e acompanhamento de indicadores e relatórios para rastrear o desempenho. 

Agendamento de publicações: Cada plataforma tem um momento “ideal” e que gera maior número de visualizações e interações para publicação de conteúdos. Agendar com antecedência ajuda a reduzir as cargas de trabalho e garantir que os conteúdos possam ser publicados no momento certo. 

Localização de conteúdos relevantes com curadoria: O social media não publica apenas conteúdos próprios, mas também compartilha conteúdos de outras páginas que podem ser interessantes para gerar interação com o seu público.

Interação com os seguidores: O objetivo de suas mídias sociais é construir engajamento. Portanto, o gestor de redes sociais deve responder comentários, mensagens de direct e atender às dúvidas dos seguidores.

Planejamento de calendário: Por fim, cabe a quem atua na profissão de social media preparar e aprovar junto aos clientes um calendário de publicações em tempo hábil para produção das imagens, vídeos e demais conteúdos.

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Como ingressar e ter sucesso na profissão de gestor de redes sociais?

Com um pouco de pesquisa na internet é possível encontrar excelentes cursos para quem deseja conhecer mais sobre a profissão e se tornar um profissional de social media de sucesso.

No entanto, além de muito estudo e dedicação, é interessante que os interessados em atuar na área reúnam algumas habilidades, dentre as quais, podemos destacar:

1.Escrita: Quem atua na profissão de social media escreve muito, às vezes mais de uma dúzia de postagens por dia. Além disso, cada rede social requer um estilo de escrita ligeiramente diferente. 

O Linkedin, por exemplo, exige um tom mais profissional, enquanto o Facebook é mais leve e divertido.

Você deve ser capaz de criar mensagens que sejam rapidamente entendidas pelo público de sua marca e promover um sentimento positivo, sendo assim ao escrever procure incorporar a marca e o tom de voz da empresa.

2.Pesquisa: Com o mundo em constante mudança, os gestores de redes sociais devem se manter atualizados, o que inclui a descoberta de novas ferramentas de medição, análise, o acompanhamento de tendências e o rastreamento do que seus concorrentes estão fazendo. 

Dentre as ferramentas de pesquisa mais utilizadas para descoberta de tendências, estão o Ahrefs, Google Trends e até mesmo a guia descobrir do Instagram e Tik Tok.

3.Conhecimento de SEO: Embora o SEO seja frequentemente considerado um departamento separado dentro das organizações, essa forma de pensar está desaparecendo à medida que o SEO se tornou uma parte integrante do marketing de conteúdo e da mídia social. 

Na verdade, o SEO pode ter um grande impacto no seu conteúdo de mídia social. Um bom gestor de redes sociais sabe disso e se esforça para escrever legendas otimizadas para SEO.

Quando você adota o SEO como parte de sua estratégia, pode atrair um público maior com interesse em seus produtos ou serviços, levando a mais clientes em potencial. 

4.Experiência em redes sociais: Pode parecer óbvio, mas um gestor de mídias sociais precisa ter ótimas habilidades em mídia social. 

Embora você possa aprender com o tempo por meio de pesquisa e experimentação, se você está almejando um emprego em uma grande empresa, precisará de algum tempo de experiência.

5.Atendimento ao cliente: Os clientes costumam procurar contas de mídia social para obter ajuda para responder a perguntas sobre produtos e serviços e, se ninguém estiver lá para responder a essas perguntas, suas impressões sobre a marca provavelmente serão negativas.

Quem pretende alcançar o sucesso na profissão de social media precisa entender que sua presença na mídia social é o rosto e a voz dos seus clientes.

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É possível abrir CNPJ MEI para Social Media?

A profissão de gestor de redes sociais pode ser muito rentável e para ganhar mais dinheiro o ideal é montar um negócio digital e atuar como empreendedor digital.

Porém muitas empresas vão exigir Nota Fiscal e para isso vai precisar abrir um CNPJ para poder fazer a emissão dessas notas, e logo vem a pergunta: social media pode ser MEI?

Por ser uma atividade ligada à agência de marketing e agência de publicidade, não pode ser Microempreendedor Individual.

Mas se fizer parceria de coprodução com um infoprodutor em plataforma como a Hotmart, Monetizze e Eduzz, dessa forma sim, pode ser MEI.

No entanto, atuar no lançamento de um infoproduto como coprodutor sendo Microempreendedor Individual não tem muita lógica, sendo que em um lançamento de infoproduto, com certeza o faturamento do coprodutor será muito acima do limite do MEI.

Vale procurar uma contador especializado para fazer um planejamento tributário, definir o novo CNAE 6319-4/00 -Portais, provedores de conteúdo, e abrir um CNPJ para Social Media enquadrado no melhor regime de tributação como o Simples Nacional ou o Lucro Presumido.

Atuando na pessoa jurídica, além de vários benefícios como um limite muito maior de faturamento, vai te proporcionar  o apoio de uma contabilidade especializada e ainda te dar visibilidade de empresa, o que ajuda na captação de grandes projetos.

Profissão de social media e a importância da contabilidade especializada

Agora que você já sabe tudo sobre a profissão de social media, queremos convidar você a conhecer a Soluzione Negócios Digitais, para abrir CNPJ, fazer a contabilidade e reduzir a tributação do social media.

A Soluzione é uma contabilidade especializada em negócios digitais, com toda a estrutura e assessoria contábil que você e o seu negócio precisam.

Conte com o apoio do nosso time de especialistas para abrir a sua empresa, regularizar as suas atividades, gerenciar suas finanças, reduzir impostos, gerenciar toda a parte burocrática e definir as melhores estratégias de crescimento.

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