Social media pode ser MEI? Essa é uma dúvida muito comum entre profissionais que estão buscando uma alternativa para formalizar suas atividades e ter acesso aos benefícios que um CNPJ pode oferecer, como permissão para emitir notas fiscais e economia ao pagar menos impostos.
Dito isso e desde já, o que podemos afirmar é que seja o seu objetivo abrir um MEI ou abrir uma microempresa, contar com o apoio e a orientação de uma contabilidade para social media será fundamental.
Sendo assim, convidamos você que deseja tirar todas as dúvidas sobre como abrir um cnpj para social media e o MEI para social media, para continuar conosco até o final do artigo ou clicar em um dos botões abaixo para falar com um contador especialista.
O que é e o que faz o Social Media?
Para início de conversa, precisamos entender na prática, o que é social media, e qual o trabalho que esse tipo de profissional desenvolve em redes sociais como o Instagram, Facebook e TikTok.
O gestor de mídias sociais ou social media, como mais conhecido, é o responsável por gerenciar a presença online de uma empresa ou marca nas redes sociais.
Sendo assim, as principais atividades do social media, incluem:
- Definir objetivos de mídia social e criar estratégias para alcançá-los;
- Gerenciar a criação e publicação de conteúdo nas redes sociais;
- Monitorar e responder aos comentários e mensagens dos seguidores;
- Realizar análises e relatórios de desempenho das redes sociais;
- Identificar tendências e oportunidades de engajamento com o público;
- Monitorar e identificar oportunidades para melhorar a presença online.
O que é o MEI para Social Media?
Muito provavelmente, você chegou até aqui querendo saber se um social media pode ser MEI ou simplesmente com o desejo de saber mais e se informar melhor sobre o MEI para social media.
Se esse é o seu caso, precisamos alertar que de acordo com o novo CNAE para social media, esse tipo de atividade não é permitida no MEI, ou seja, profissionais da área não podem atuar como microempreendedor individual.
Qual o novo CNAE para Social Media?
De acordo com a Receita Federal o CNAE para social media é o 6319-4/00 – Serviços de administração (gestão) de conteúdo relacionado às redes sociais para terceiros.
Neste CNAE não é possível adotar o MEI para Social Media, no entanto, é possível optar pelo Simples Nacional, ser tributado no Anexo III, com alíquota a partir de 6% sobre o faturamento e economizar no pagamento de impostos.
No entanto, quando o assunto é a tributação para social media, é importante contar com o apoio de uma contabilidade especializada em negócios digitais e fazer um planejamento tributário para decidir o melhor regime de contribuição fiscal.
Por fim, vale destacar que esse CNAE não está sujeito ao Fator R, ou seja, a tributação não deve ser feita com base no Anexo V do Simples Nacional.
Qual a melhor forma de abrir uma empresa para Social Media?
Você que chegou aqui querendo saber mais sobre o MEI para social media e se um social media pode ser MEI, já sabe que essa alternativa não está disponível. No entanto, isso não significa que você não possa abrir uma empresa.
Sendo assim, surge então a seguinte pergunta: “Como abrir uma empresa para Social Media?”
O caminho natural é optar pela abertura de uma microempresa – ME. Mas, para colocar isso em prática e abrir CNPJ, a primeira coisa que você precisará fazer é contratar os serviços de uma contabilidade especializada.
Se você abriu um MEI para Social Media, precisa mudar de MEI para ME urgente e ajustar a atividade correta.
Uma contabilidade especializada em negócios digitais, pode cuidar de todos os trâmites para abertura de empresa, legalizar o seu negócio e ainda montar um planejamento tributário para garantir sua economia de imposto.
Qual o grande risco do Social Media permanecer como MEI?
Quando o assunto é se o social media pode ser MEI, você já sabe que a resposta é “Não”. Sendo assim, aqueles que insistem em permanecer nessa condição correm sérios riscos, incluindo:
- Desenquadramento de ofício pela Receita Federal;
- Pagamento de imposto retroativo com juros e multa;
- Pagamento de impostos retroativos referentes aos últimos cinco anos.
Sem dúvida alguma você não vai querer correr esse tipo de risco, não é mesmo? Então, se você já atua como Microempreendedor Individual, é hora de mudar de MEI para ME.
Como mudar de MEI para ME?
O desenquadramento do MEI é a alternativa para você que por falta de orientação especializada acabou iniciando suas atividades como MEI.
Durante o desenquadramento, você poderá alterar a natureza jurídica da sua empresa, passando para a condição de SLU – Sociedade Limitada Unipessoal, ou seja, não há necessidade de incluir sócios no negócio.
O processo de desenquadramento deve ser solicitado por um contador especialista, que por sua vez, também será o responsável por realizar as alterações necessárias em órgãos como a Junta Comercial, Receita Federal e Prefeitura.
Não tenha dúvidas, mesmo sem a possibilidade do MEI para social media, ainda assim, vale a pena abrir um CNPJ.
Social Media pode ser MEI: a importância da contabilidade especializada para gestor de mídias sociais
Você chegou aqui para tirar suas dúvidas e entender se o profissional de social media pode ser MEI e acabou descobrindo que o Social Media precisa de contador.
Na prática, o MEI para social media não é uma alternativa, mas com o apoio de uma boa contabilidade para Social Media, isso não deve ser motivo para preocupação.
Se você deseja abrir o seu CNPJ, solicitar o desenquadramento do MEI, economizar no pagamento de impostos e manter todas as suas obrigações em dia com o fisco, saiba que você precisa contar com uma boa contabilidade digital.
Conte com a Soluzione Negócios Digitais, clique em um dos botões abaixo e receba as orientações do nosso time de especialistas.