Você sabe o que é e qual a importância de escolher o CNAE para social media correto com base nas suas atividades?
Se você atua como PJ ou então pretende abrir uma empresa para social media e regularizar seus rendimentos, continue conosco até o final deste artigo.
Aqui, vamos apresentar o CNAE para gestor de mídias sociais, esclarecer dúvidas sobre carga tributária e ajudar você social media a pagar menos impostos.
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O que é CNAE?
CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas, é uma tabela que contém mais de 1.300 atividades catalogadas pelo fisco, sendo cada atividade, representada por um conjunto de 7 dígitos numéricos.
Por sua vez, todas as empresas abertas no Brasil, precisam ter no mínimo um código CNAE vinculado ao CNPJ, sendo este, o código responsável por indicar as atividades que são desenvolvidas no âmbito da empresa.
A correta escolha do CNAE é fundamental, pois como é um indicador de atividade, o código possui influência direta na carga tributária e alíquota de contribuição das empresas.
Dito isso, no próximo tópico, vamos apresentar a você o CNAE para social media.
Qual o CNAE para social media?
Até alguns anos atrás, não existia um código CNAE específico, já que a atividade de social media ainda é relativamente nova.
Sendo assim, eram adotados CNAEs como o de agência de publicidade e alguns outros para regularizar empresas que prestavam esse tipo de serviço.
No entanto, a Receita Federal se manifestou recentemente sobre o assunto e definiu que o novo CNAE para social media deve ser o:
CNAE 6319-4/00 – Serviços de administração (gestão) de conteúdo relacionado às redes sociais para terceiros
Dentre outros itens, o CNAE em questão inclui a atividade de administração (gestão de conteúdo) relacionado às redes sociais para terceiros.
Por sua vez, diante do novo contexto, surgiu a seguinte dúvida: “Social Media pode ser MEI?”
Social Media pode ser MEI?
Uma dúvida muito comum no marketing digital é se social media pode ser MEI, e nesse tópico vamos falar sobre esse tema.
Com o CNAE para social media definido como o 6319-4/00, o fisco deixou claro que não é possível abrir um MEI para social media.
No entanto, o fato de não ter permissão para atuar como Microempreendedor Individual, não é um problema para quem busca uma forma de aliviar a tributação e pagar menos imposto.
Existem outras categorias e tipos de empresas que também garantem economia, e que por outro lado, não contam com o limite de faturamento do MEI, que por sinal é reduzido, como por exemplo a ME (microempresa).
Para saber mais, abrir o seu CNPJ ou então, solicitar o desenquadramento do MEI e mudar de MEI para ME no Simples Nacional, mantendo sua situação em regularidade fiscal, entre em contato conosco!
CNAE para social media: como o CNAE impacta diretamente nos ganhos do social media?
A escolha consciente e orientada do CNAE para social media é fundamental para que o empreendedor não enfrente problemas com o fisco ou acabe pagando mais impostos que o necessário.
Por sinal, aqui neste tópico, é preciso destacar que nos últimos anos, a Receita Federal vem apertando o cerco contra profissionais do mercado digital que estão atuando de forma irregular.
Diante deste cenário, alguns gestores de mídias sociais e outros profissionais estão recebendo notificações de irregularidades e até mesmo multas. Não corra esse tipo de risco, conte com o apoio de uma contabilidade especializada em social media.
Qual a tributação do gestor de mídias sociais no CNAE para social media?
Agora que você já conhece o CNAE para social media, é hora de entender como funciona e qual a tributação para social media. São basicamente três possibilidades:
1.Simples Nacional: Este regime pode ser adotado por negócios com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. A tributação é baseada no Anexo III, cuja alíquota inicia em 6% sobre o faturamento, conforme tabela abaixo:
Faixa | Receita em 12 meses | Alíquota | Valor a deduzir |
1ª | Até 180.000,00 | 6,00% | — |
2ª | De 180.000,01 a 360.000,00 | 11,20% | R$ 9.360,00 |
3ª | De 360.000,01 a 720.000,00 | 13,20% | R$ 17.640,00 |
4ª | De 720.000,01 a 1.800.000,00 | 16,00% | R$ 35.640,00 |
5ª | De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 | 21,00% | R$ 125.640,00 |
6ª | De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 | 33,00% | R$ 648.000,00 |
Considerada as deduções, a alíquota máxima efetiva de contribuição na última faixa de faturamento, não ultrapassa 19,50%.
Lucro Presumido: Para os profissionais de social media que optam pelo Lucro Presumido, a tributação mensal fica na ordem de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento.
A alíquota a ser efetivamente cobrada varia de acordo com o percentual de ISS destinado ao município de instalação da empresa.
Lucro Real: Por fim, temos o Lucro Real, regime que é voltado para empresas de grande porte, com faturamento acima de R$ 78 milhões, e que normalmente não é uma boa opção para o social media.
Como reduzir a tributação do social media?
Agora que você já conhece a tributação para social media, é hora de montar um planejamento tributário para pagar menos impostos.
Para começar, você precisa abrir um CNPJ para social media, observando o seguinte passo a passo:
- Contrate uma contabilidade para social media;
- Forneça os documentos solicitados pelo contador;
- Aguarde a conclusão dos trâmites relacionados a abertura de empresa.
Na Soluzione Negócios Digitais, abrir uma empresa para social media é um processo rápido e totalmente descomplicado.
Basicamente, tudo o que você precisa fazer é clicar em um dos botões abaixo e deixar que o nosso time de contadores cuide de todos os trâmites legais necessários para constituição da sua empresa.
Estamos à disposição para regularizar suas atividades, abrir o seu CNPJ e apresentar um plano onde você poderá obter uma importante economia com impostos.