Social Media pode ser MEI: qual o melhor tipo de empresa para gestor de mídias sociais?

Social Media pode ser MEI - imagem de gestor de mídias sociais com o smartphone na mão

Social media pode ser MEI? Essa é uma dúvida muito comum entre profissionais que estão buscando uma alternativa para formalizar suas atividades e ter acesso aos benefícios que um CNPJ pode oferecer, como permissão para emitir notas fiscais e economia ao pagar menos impostos.

Dito isso e desde já, o que podemos afirmar é que seja o seu objetivo abrir um MEI ou abrir uma microempresa, contar com o apoio e a orientação de uma contabilidade para social media será fundamental.

Sendo assim, convidamos você que deseja tirar todas as dúvidas sobre a abertura de empresa e o MEI para social media, para continuar conosco até o final do artigo ou clicar em um dos botões abaixo para falar com um contador especialista.

O que é e o que faz o Social Media?

Para início de conversa, precisamos entender na prática, o que é social media, e qual o trabalho que esse tipo de profissional desenvolve em redes sociais como o Instagram, Facebook e TikTok.

O gestor de mídias sociais ou social media, como mais conhecido, é o responsável por gerenciar a presença online de uma empresa ou marca nas redes sociais. 

Sendo assim, as principais atividades do social media, incluem:

  • Definir objetivos de mídia social e criar estratégias para alcançá-los;
  • Gerenciar a criação e publicação de conteúdo nas redes sociais;
  • Monitorar e responder aos comentários e mensagens dos seguidores;
  • Realizar análises e relatórios de desempenho das redes sociais;
  • Identificar tendências e oportunidades de engajamento com o público;
  • Monitorar e identificar oportunidades para melhorar a presença online.

O que é o MEI para Social Media?

Muito provavelmente, você chegou até aqui querendo saber se um social media pode ser MEI ou simplesmente com o desejo de saber mais e se informar melhor sobre o MEI para social media.

Se esse é o seu caso, precisamos alertar que de acordo com o novo CNAE para social media, esse tipo de atividade não é permitida no MEI, ou seja, profissionais da área não podem atuar como microempreendedor individual.

Qual o novo CNAE para Social Media?

De acordo com a Receita Federal o CNAE para social media é o 6319-4/00 – Serviços de administração (gestão) de conteúdo relacionado às redes sociais para terceiros.

Neste CNAE não é possível adotar o MEI para Social Media, no entanto, é possível optar pelo Simples Nacional, ser tributado no Anexo III, com alíquota a partir de 6% sobre o faturamento e economizar no pagamento de impostos.

No entanto, quando o assunto é a tributação para social media, é importante contar com o apoio de uma contabilidade especializada em negócios digitais e fazer um planejamento tributário para decidir o melhor regime de contribuição fiscal.

Por fim, vale destacar que esse CNAE não está sujeito ao Fator R, ou seja, a tributação não deve ser feita com base no Anexo V do Simples Nacional.

Qual a melhor forma de abrir uma empresa para Social Media?

Você que chegou aqui querendo saber mais sobre o MEI para social media e se um social media pode ser MEI, já sabe que essa alternativa não está disponível. No entanto, isso não significa que você não possa abrir uma empresa.

Sendo assim, surge então a seguinte pergunta: Como abrir uma empresa para Social Media?

O caminho natural é optar pela abertura de uma microempresa – ME. Mas, para colocar isso em prática e abrir CNPJ, a primeira coisa que você precisará fazer é contratar os serviços de uma contabilidade especializada.

Uma contabilidade especializada em negócios digitais, pode cuidar de todos os trâmites para abertura de empresa, legalizar o seu negócio e ainda montar um planejamento tributário para garantir sua economia de imposto.

Qual o grande risco do Social Media permanecer como MEI?

Quando o assunto é se o social media pode ser MEI, você já sabe que a resposta é “Não”. Sendo assim, aqueles que insistem em permanecer nessa condição correm sérios riscos, incluindo:

  • Desenquadramento de ofício pela Receita Federal;
  • Pagamento de imposto retroativo com juros e multa;
  • Pagamento de impostos retroativos referentes aos últimos cinco anos.

Sem dúvida alguma você não vai querer correr esse tipo de risco, não é mesmo? Então, se você já atua como Microempreendedor Individual, é hora de mudar de MEI para ME.

Como mudar de MEI para ME?

O desenquadramento do MEI é a alternativa para você que por falta de orientação especializada acabou iniciando suas atividades como MEI.

Durante o desenquadramento, você poderá alterar a natureza jurídica da sua empresa, passando para a condição de SLU – Sociedade Limitada Unipessoal, ou seja, não há necessidade de incluir sócios no negócio.

O processo de desenquadramento deve ser solicitado por um contador especialista, que por sua vez, também será o responsável por realizar as alterações necessárias em órgãos como a Junta Comercial, Receita Federal e Prefeitura.

Não tenha dúvidas, mesmo sem a possibilidade do MEI para social media, ainda assim, vale a pena abrir um CNPJ.

Social Media pode ser MEI: a importância da contabilidade especializada para gestor de mídias sociais

Você chegou aqui para tirar suas dúvidas e entender se o profissional de social media pode ser MEI e acabou descobrindo que o Social Media precisa de contador.

Na prática, o MEI para social media não é uma alternativa, mas com o apoio de uma boa contabilidade para Social Media, isso não deve ser motivo para preocupação.

Se você deseja abrir o seu CNPJ, solicitar o desenquadramento do MEI, economizar no pagamento de impostos e manter todas as suas obrigações em dia com o fisco, saiba que você precisa contar com uma boa contabilidade digital.

Conte com a Soluzione Negócios Digitais, clique em um dos botões abaixo e receba as orientações do nosso time de especialistas.

Você quer impulsionar o seu negócio digital?

Em 3 passos simples você entra em contato com nossos especialistas e contrata nossos serviços especializados.